Análise | Splatoon 3

Análise | Splatoon 3

O mesmo jogo 3?
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Splatoon 3 é um jogo de tiro em 3° pessoa, mas ele é bem diferente do padrão que o mercado de jogos entrega. No lugar de uma arma de fogo e foco em modo deathmatch, o jogo foca bastante no uso da tinta como recurso principal, seja para eliminar inimigos, cumprir objetivos ou bolar estratégias. Esse é um diferencial bem interessante e que pode parecer estranho à primeira vista.

E esse jogo da análise já é o 3° jogo da franquia, mas como não cheguei a experimentar os dois jogos anteriores, irei explicar o jogo com seus pontos fortes e fracos da perspectiva de um novo jogador, juntamente com os detalhes de cada parte para deixar mais claro como o jogo funciona. São muitos pontos para explicar, então acompanhe logo abaixo os detalhes sobre o jogo.

Modo Campanha

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9BR3dkTms1LnBuZw==

Neste modo o jogador irá controlar e acompanhar a trajetória do agente 3, o qual é encarregado por Craig Cuttlefish de recuperar o Great Zap Fish que foi roubado. Porém, logo na primeira área do jogo e após o primeiro chefe, é explicado um pouco do que realmente aconteceu, mas o agente 3 e Craig Cuttlefish acabam caindo da cratera onde estavam lutando e indo parar em um local chamado Alterna. Lá o agente 3 encontra outros personagens e que provavelmente fizeram parte dos jogos anteriores da franquia, fazendo mais sentido para quem jogou todos os jogos.

Mas a campanha vai além da história contada. O novo mapa de Alterna é composto por várias ilhas, contendo cada uma diversas fases com diferentes desafios a serem concluídos. Os desafios chegam a variar de bem simples a um pouco mais desafiador, o que às vezes pode levar a repetir alguns estágios até acostumar. Ao concluir cada desafio o jogador é recompensado com pontos que podem ser utilizados para desbloquear áreas inacessíveis. Quando essas áreas são desbloqueadas, elas podem conter itens escondidos, novas fases ou conceder acesso para a próxima ilha. Essa forma de progressão funcionou muito bem para o jogo.

Com alguns dos itens coletados em cada ilha, é possível evoluir as habilidades do personagem, como aumentar o tanque de tinta, evitar de ficar lento ao andar na tinta dos inimigos, aumentar a velocidade quando nadar na tinta e outras melhorias. A forma como isso foi implementado foi bem básica e bem fácil de conseguir todas as habilidades. Seria melhor terem disponibilizado mais opções de personalização para permitir ao jogador jogar como quiser.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9lejRWbUd4LnBuZw==

Outros itens também são encontrados durante a exploração do mapa, e podem ser utilizados para decoração do armário em uma outra parte do jogo.

E como não podia faltar, em alguns momentos existem lutas contra chefes. Cada um deles possuem poderes e formas de derrotar diferentes, sendo necessário entender como lidar com ele quando for lutar. Ao menos no quesito de jogabilidade e animações, essas lutas são muito bem feitas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9GQkFUVWhjLnBuZw==

Modo Competitivo

Splatoon 3 também permite com que os jogadores disputem habilidades entre si através do modo casual Turf War e do modo ranqueado Anarchy Battle.

Turf War

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9aU0NJWjZ3LnBuZw==

Este é o modo mais básico e casual do Splatoon 3. Nele, 8 jogadores são divididos em 2 times de 4 jogadores cada, sendo que cada um deles irá competir pintar a maior parte do mapa com a cor do seu time.

Como o time vencedor não precisa ter maior quantidade de mortes em cima do time inimigo, vários jogos são ganhos nos últimos segundos quando alguns jogadores conseguem se sobressair pintando uma maior quantidade do mapa enquanto seus inimigos estão distraídos. Porém, eliminar alguém do time inimigo tem suas vantagens, pois ele ficará indisponível por alguns segundos e irá retornar diretamente para a base.

Esse é um modo de jogo que todos os jogadores terão que jogar até o nível 10 para liberarem o modo ranqueado. Ele acaba não se tornando tão enjoativo por conta da variedade de equipamentos disponíveis e rotação de mapas por horários, o que deixa o jogo mais dinâmico.

O modo trás como recompensa a possibilidade de conseguir novos equipamentos para o combate e itens cosméticos para personalizar certas partes do perfil do jogador.

Anarchy Battle

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9xY1B3dlJMLnBuZw==

Esse modo é dividido em único e série. Quando selecionado o modo único, o jogador irá jogar uma partida no seu respectivo ranking e, quando acabar, irá ganhar ou perder pontos dependendo do seu desempenho.

No modo série o jogador poderá ganhar até 5 partidas ou perder até 3 partidas, finalizando a série de jogos dependendo de qual dos dois ele conseguir primeiro. O resultado final também é contado dependendo do desempenho em todas as partidas da série que o jogador jogou. Porém as partidas não precisam ser feitas sequencialmente, podendo haver uma pausa entre elas, o que é bem legal.

Em ambos os casos o ranking do jogador é medido por letras, iniciando pelo C (menor) e passando pelo B, A e finalmente o S (maior). Cada um deles possui 3 variações, como por exemplo o C-, C e C+. Para passar para a próxima letra é feita uma classificatória de 3 partidas para verificar se o jogador merece sair do seu ranking atual para um superior. No geral ele segue uma metodologia comum de ranqueada de jogos online, mas possui algumas peculiaridades como por exemplo gastar pontos para poder iniciar a ranqueada sem saber se irá vencê-la.

Estes modos acabam sendo bem viciantes não apenas por conta dos rankings, mas por disponibilizar outros modos de jogo e mapas diferentes dependendo do dia em que se joga. Então o jogador pode escolher se quer jogar uma partida naquele modo e mapa específico ou esperar algumas horas para acontecer a mudança. Isso acaba sendo bem menos frustrante do que o jogo ou os jogadores escolherem o que você deve jogar.

Tableturf Battle

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81WW83ajNaLnBuZw==

Esse modo de jogo do Splatoon 3 é bem diferente dos outros já apresentados. O combate é feito utilizando cartas para pintar um painel quadriculado e cada jogador deve tentar colorir a maior parte que conseguir para vencer. A competição pode ser realizada contra as cartas de um jogador ou contra um NPC que pode variar de dificuldade.

Cada carta contém um desenho que mostra a quantidade de quadrados e formato que será colocado no painel caso seja usada. Essas cartas podem ser adquiridas ao passar de nível e até cumprir determinados eventos, sendo assim possível personalizar um deck com elas.

A competição no geral é bem simples e talvez não motive tantas pessoas a jogarem quanto os outros modos, mas ele acaba sendo bem divertido e consegue ter um bom desafio e variação de mapas para não se tornar enjoativo.

Modo Cooperativo

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9JeUk3Rk1xLnBuZw==

Este modo é popularmente conhecido em outros jogos como modo horda, onde os jogadores terão que lidar com certa quantidade de inimigos em cada etapa. Geralmente em outros jogos, inicia-se com recursos bem básicos e conforme for progredindo o personagem evolui e a dificuldade aumenta. A diversão no geral fica centrada em quantas hordas os jogadores conseguem sobreviver, tentando sempre superar a última pontuação. Porém esse mesmo modo chamado Salmon Run no Splatoon é bem diferente.

O jogo coloca 4 pessoas para colaborarem entre si para conseguir vencer três estágios do modo. Porém, diferente do que foi explicado anteriormente, os peixes (inimigos) não param de aparecer até que o tempo acabe. Eliminar mais ou menos peixes não influenciam na vitória.

É possível vencer a batalha, bastando apenas concluir as 3 etapas da partida. Cada etapa obriga os jogadores a eliminarem peixes especiais que possuem habilidades únicas e são bem mais complicados de derrotar, coletando seus ovos quando eliminados até que seja suficiente para passar para a próxima etapa. Caso todos os jogadores sejam eliminados ou o tempo acabe antes de coletar todos os ovos necessários, a partida é encerrada e contada como uma derrota.

A parte que acredito ser a mais interessante é que esse modo possui um ranking para os jogadores. Dependendo do ranking que o jogador está classificado, a dificuldade e monstros que podem aparecer variam bastante. Além disso, só irão jogar juntas as pessoas que tiverem o mesmo nível de classificação. Essa foi uma forma excelente de progressão e até motiva a sempre querer superar os desafios que o jogo coloca, mesmo muitas vezes sendo bem complicados.

E assim como nos outros modos já citados, os mapas e armas disponíveis também variam dependendo do dia que o jogador entrou para jogar, podendo ser mais favorável ou não para subir o ranking.

Além desse modo ser bem divertido e desafiador, ele ainda possui recompensas cosméticas exclusivas dele. Não chegam a ser tantos itens exclusivos desse modo, mas dá para achar algumas coisas interessantes de lá.

Lojas e Itens

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9uUE9nU1ZiLnBuZw==

As lojas e itens também possuem uma forma de dinamizar as mecânicas dos modos casual e competitivo. Começando pelas lojas, elas vendem itens que rotacionam periodicamente, permitindo que o jogador em algum momento encontre o que mais se adequa às necessidades (ou luxo) dele.

Os equipamentos não são apenas cosméticos, pois eles possuem atributos que podem auxiliar bastante dependendo da forma de jogar da pessoa. Seja para aumentar o poder do especial ou diminuir o gasto da tinta, é bem importante olhar o que se ganha ao comprar determinada roupa.

Armas também são compradas para determinados modos, mas elas são bloqueadas por níveis e não podem ser compradas por dinheiro comum, sendo necessário um ticket prateado para poder obtê-las. Isso de certa forma me ajudou bastante a conseguir sentir a progressão do jogo, principalmente por ser iniciante na franquia.

O único pequeno problema que vi é que, assim como no modo campanha, não é possível pular os diálogos dos NPCs de cada loja. Quando liberam novos equipamentos, eles vão te explicar todos os que estão listados, mesmo não querendo. Até dá para avançar as falas um pouco mais rápido, mas o ideal seria ter uma opção de desabilitar isso ou dependendo nem sequer existir, pois é possível olhar a descrição do item e testar por conta própria.

Audiovisual

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS85a2tjcnBULnBuZw==

Os gráficos não deixam a desejar e dão uma característica única ao jogo. Cada arma e equipamento por exemplo destacam um pouco mais do personagem, motivando os jogadores a se dedicarem em personalizá-los por conta de visualmente ficarem agradáveis.

As animações para comemoração e combate variam dependendo da arma que está utilizando, sendo um capricho a mais no visual final.

Já a parte de áudio é bem estranha, porque a sonoridade é legal mas é feita de uma forma muito diferente, principalmente quando cantada pelos personagens. Ela é bacana de se ouvir durante os combates, mas como eu disse, é bem estranha de se acostumar.

Concluindo

Um problema não citado anteriormente sobre o jogo é em seu modo online, porque mesmo após algumas atualizações, ainda ocorre do jogo ter problemas de conexão, e que de certa forma ainda são bem frequentes no meu caso. Isso também varia de modo para modo, pois já aconteceu de estar com problemas no competitivo e o modo Salmon Run estar disponível para jogar, ou vice-versa. Por conta do jogo ter seu foco no online, acaba frustrando bastante quem comprou e gosta de jogá-lo, então talvez seja bom esperar um pouco mais as correções definitivas caso ainda não tenha comprado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9wRHowWEduLnBuZw==

Mas o Splatoon 3, quando funciona, acaba sendo muito viciante por conta da sua jogabilidade e competitividade, mesmo que bem diferente de outros jogos de tiro em 3º pessoa. Talvez por conta disso ele possa se tornar uma boa alternativa para muitas pessoas que talvez queiram testar algo diferente do convencional, principalmente se tratando de modos competitivos e cooperativos. Ele também consegue entregar ao mesmo tempo uma diversão para novos jogadores e desafio para os jogadores mais experientes.

No fim, o jogo até vale a compra, desde que tenha o problema de conexão resolvido, pois em relação ao seu conteúdo está sendo um dos melhores jogos de 2022.

Disponível nas plataformas: Nintendo Switch

Possui legenda/dublagem em portugues? Não

8.5
thumb_up
Nota
Um jogo que é bem diferente, competitivo e divertido ao mesmo tempo.
Prós
  1. Variados desafios no modo campanha
  2. Variação de mapas em outros modos
  3. Quantidade disponível de equipamentos
  4. Modo ranqueado mais amigável
  5. Modo horda diferenciado
  6. Boa progressão e curva de aprendizado
  7. Design único
  8. Trilha sonora
Contras
  1. Erros de conexão frequentes
  2. Habilidades simples do modo campanha
  3. Falas desnecessárias de NPC
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,