Análise | Persona 2: Innocent Sin, Joker o palhaço!

Análise | Persona 2: Innocent Sin, Joker o palhaço!

Maias, aliens, nazistas e muita fofoca!
#Análises Publicado por Tuiko, em

Aqui está a tão aguardada análise de Persona 2: Innocent Sin. (agora só vai à parte 1 porque não deu tempo) escolhi o dia perfeito para postar, esquece que faz um ano e meio desde que saiu a análise de SMT:Persona agora só vai (sim demorei um ano e meio para zera esse jogo), não vou mencionar Persona 2: Eternal Punishment muito nessa analise porque quero fazer uma pra cada jogo vai demorar pra sair a dele porque persona 5 chegou e a dele vai vir primeiro porque certas pessoas querem roubar (cof, cof um tal de ori).

Para quem não sabe Persona 2: Innocent Sin é um JRPG que foi lançado em 1999 no (PS1), o jogo é a primeira parte da duologia que é sequência de Revelations: Persona ambos feitos pela atlus.

LXNJNE9EYUdYUWM=

Para esclarecer que joguei a versão de (PSP) que foi lançada em 2011, a atlus considera essa versão um "remake" porem está mais pra um remaster porque ela usa praticamente tudo do original porem adiciona uma nova UI e ajuste nos retratos dos personagens, aspect ratio 16:9, trilha sonora remixada, uma nova abertura, alguns balanceamentos, ajustes no sistema de batalha e na história, sinceramente a melhor versão se você está interessado em jogar esse jogo sem mais delongas vamos para a análise em si.

história e personagens

Queria começar pela história e personagens porque é o tópico mais controverso na comunidade alguns dizem que esse jogo contém a melhor história de todos os personas outro falam que ela é medíocre no máximo, mais na minha opinião como em persona 1 a composição de história, personagens e a construção de mundo são as melhores coisas que esse jogo tem pra te oferecer (além da música é claro), mais não acho que seja a melhor da franquia.

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/Qnxdft0/image.png;;;;;;imagemA história do jogo envolve com o nosso personagem que agora tem um nome tatsuya suou (diferente de persona 1 que o nome era garoto do brinco que nome em meu filho) e os personagens da nossa party ginko, eikichi, maya e yukino que é um dos personagens principais de persona 1 que retorna nesse jogo como uma aspirante a fotógrafa tocando nesse assunto vários personagens do jogo anterior aparecem nesse jogo que eu acho algo muito legal já que isso não é muito comum na franquia, voltando ao tópico na história você investiga sobre ojoker game que torna rumores em realidade enquanto isso você descobre mais sobre você mesmo e os outros a sua volta eu não quero dar muito spoiler sobre a história já que é a melhor coisa do jogo porem tem suas falhas, por exemplo, a velocidade do desenvolvimento dela a história do jogo é bem morna até mesmo chata durante as primeiras 18 a 19 horas do jogo simplesmente você indo de masmorra pra masmorra atrás de pistas sobre o masked circle e vendo os efeitos dos rumores virando verdade pela cidade, porém, a história vai de oito pra oitenta muito rápido quando a história começa a ficar boa ela acaba.

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/ZNGyJps/image.png;;;;;;imagem

o que difere na escolha aqui e a cutsene é a dificuldade na luta mais o resulta é o mesmo

no tópico de escolhas o jogo tem, porém é como no jogo anterior que muda algumas linhas de diálogo tem algumas que mudam o decorrer de uma cena ou uma luta com um chefe o deixando a mais difícil ou fácil, quanto a finais alternativos ou campanhas alternativas como ice queen do anterior não vemos isso aqui além da escolha para um final bom, ou ruim para um dos personagens principais que não altera nada na história principal, porém essa escolha pode fazer você perde um ultimete persona.

Os personagens são um tópico complicado porque os seis protagonistas da main cast você pode dizer que são bem explorados (sim são seis mencionei cinco porque o sexto personagem e meio que um spoiler), porém, os personagens secundários são meio largados de lado tem personagem que eles apresentam no início do jogo nas primeiras 4 horas com uma história interessante que só vai aparecer e ter um desenvolvimento super apressado nas últimas horas dos jogos muito personagens jogados de lados, por exemplo, os chefes do masked circle que são os principais vilões o king leo que é o principal vilão das primeiras 20 horas tem um mini dialogo uma luta e depois é jogado fora pra nunca mais ser visto, isso é só um isso acontece com vários uma má exploração dos personagens fora do cast principal que são todos bem carismáticos (tirando a maya, eu não gosto dela coisa minha mesmo).

Sistema de rumores

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/5F2qTz6/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/237Np7s/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/xqSpWB8/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/KKyR1VZ/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/1LBKMFH/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/HCvwVm2/image.png;;;;;;imagemSeparei essa parte para falar dos sistemas do jogo o primeiro que quero comentar sobre o mapa e o sistema de rumores, o mundo segue basicamente o de Persona 1, porém, invés de um só grande mapa agora é dividido em 5 áreas principais regendai, hirasaka, yumezaki, aoba e kounan cada uma delas tem suas próprias lojas, pontos e personagens para conversar e isso entrelaça com o sistema de rumores que basicamente ao falar com pessoas ou personas (os personas eu vou falar na parte deles) falando com as pessoas você pode perguntar sobre rumores como “a dona da loja de ramem vende armas de verdade” depois de perguntar para as pessoas você ganha esse rumor assim podendo levar pra agência de detetive para poder espalhar o rumor assim o transformando em verdade, não tem nada de muito errado com o sistema em si porem ele e meio inútil se eu usei ele 3 vezes foi muito, claro você pode conseguir armas e armaduras por ele, porém, não é realmente necessário além de uma missão principal bem da chata que você tem que andar pela cidade perguntando pra todo mundo sobre o masked circle, fiquei umas 2 horas andando perdido até achar o bendito do NPC certo bem chato mesmo, ai você pode estar se perguntando “como é um sistema inútil se você consegue ficar mais forte com ele?” Bom aí entra o sistema de batalha.

Sistema de batalha e personas

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/b7mqpYf/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/nBqdZcK/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/tmqtfCd/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/n0mFqWz/image.png;;;;;;imagem

sistema de fusion spell

Vamos falar das melhores coisas dos três primeiros jogos da franquia (IRONIA) o sistema de batalha e os benditos dos personas, comparando com persona 1 o sistema de batalha em si, é uma evolução com o adicionamento do fusion spells que combina o ataque de dois ou mais componentes da party assim fazendo um ataque mais poderoso, bom juntando tudo o sistema é uma melhora comparada a coisa triste que é o jogo anterior principalmente que agora você só encontra inimigos nas masmorras nada mais de lutas sem fim só de andar pelo mapa, porém, é que esse jogo é extremamente fácil se eu morri 3 vezes foi muito ridiculamente fácil até as 15 horas de jogo eu tava jogando com os personas iniciais batendo em inimigos 10+ leveis a mais que eu como se não fosse nada os chefes são ridículos, os últimos então coloquei no modo automático e fui ler um mangá, não ajuda muito que o jogo te da 6 personas quebrados de graça depois das 20 horas de jogo então você praticamente não precisa usar o sistema horrível de contact com persona falando no diabo vamos falar dele.

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/VtgCS0H/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/VHSTdws/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/qMYBWm1/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/7nJ8jRJ/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/j9YhM6t/image.png;;;;;;imagem

contact

O sistema de contact é essencial se você quiser criar personas nesse jogo como no anterior você tem que conversar com personas inimigos para aumentar a barra de (EAGER) deles, cada personagem da sua party tem 4 opções de interação com os personas sendo que a sua equipe tem 5 membros levando o total para apenas 16 opções de diálogo além que você pode usar dois personagens ao mesmo tempo, como um fusion spell só que para conversar, mais calma você tem 4 chances pra acertar o diálogo que irá aumentar o (EAGER) do alvo, além disso, quando você interage tem a chance do persona te fazer de 1 á 3 perguntas de múltipla escolha, que a resposta que você escolher pode aumentar qualquer um dos 4 status assim podendo estragar sua tentativa, se você acha que já está difícil calma aí você pode falar “a beleza é só eu decorar a opção de interação e as respostas das perguntas certas?” Não… Mesmo que você escolha a resposta certa uma vez e você pegue a mesma pergunta com o mesmo persona a resposta pode ser diferente, isso mesmo esse sistema é simplesmente quebrado, beleza vamos dizer que você consiga encher a barra (EAGER) parabéns você não ganhou um persona e sim cartas… legal né bora falar da criação de personas.

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/5Frr6cd/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/4KYrHGY/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/jTX5k7t/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/zJHTt2G/image.png;;;;;;imagemCada persona tem uma arcana justice, moon e etc, conversando e convencendo os personas a te entregar as cartas, vamos dizer que você ganha 40 cartas de justice o persona que você quer criar são 180 cartas entendeu o problema? O sistema de contact desse jogo é tão ferrado que ferra metade do jogo simplesmente ridículo nem quero falar do fool arcana que você precisa que o persona mande uma pergunta específica que durante as 40 horas que eu joguei só consegui essa maldita pergunta uma vez pra ganhar uma carta sinceramente frustrante durante o tempo do jogo eu consegui fazer 11 personas isso porque eu fiquei umas 4 horas grindando carta, porquê? Eu não sei, masoquismo? talvez.

Soundtrack

YXFfak1MYXZ0TE0=

Oque sobrou para falar é sobre a melhor parte do jogo que são as músicas, desde os temas dos personagens até a música relaxante da velvet room com sua versão de claire de lune, a trilha sonora diferente dos outros personas não conta muitas músicas com vocal como a minha única felicidade das lutas do Revelations: Persona que era ouvir lone prayer, essa versão do jogo conta com mais de 110 tracks, pelo o que me lembro apenas 2 tem vocal que são a abertura (unbreakable tie) e a dos créditos (next to you), como sempre atlus acertando precisamente nas músicas, o único ponto irrefutavelmente ótimo desse jogo.

Considerações finais

Slide ;;;;;;https://i.ibb.co/dfhhG7Q/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/hcNbxKg/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/mzJWGmQ/image.png;;;;;;;;;;;;https://i.ibb.co/fSBZFYp/image.png;;;;;;imagemBom para finalizar queria falar que deixei coisa de fora como as masmorras bônus da versão de (PSP), pactos com os personas que é praticamente inútil e do estilo de arte que mesmo sendo um jogo antigo ainda tem seu charme diferente de persona 1 que é horroroso de feio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby93aHNyNTZHL1gwcHE1OTUuanBn

Persona 2: Innocent Sin é um jogo com muitas falhas, porém, tem seu charme não pode dizer que odiei ou amei jogar esse jogo mais posso dizer que gostei mais dele que o seu antecessor, é uma bela de uma evolução, comparado com Revelations: Persona.

7.5
Nota
Apesar de vários problemas, é uma experiência melhor do que o jogo anterior
Prós
  1. Bom Enredo
  2. Ótima composição de Trilha Sonora
  3. Personagens Carismáticos
  4. Nota: 7,5
Contras
  1. Balanceamento
  2. Sistema de Criação de Personas
  3. Combate Simples
Tuiko
Tuiko #tuiko

Fã de fallout, fable, Life is strange, persona, psychonauts, pokemon e putinha de halo

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.