Comprando em eShop estrangeiras no Nintendo Switch

Comprando em eShop estrangeiras no Nintendo Switch

Um método que muitas vezes sai bem mais barato
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

O Nintendo Switch está sendo um dos melhores videogames já lançados, disponibilizando não apenas bons exclusivos mas uma biblioteca mais variada de jogos de terceiros, ainda mais por se tratar de um videogame da Nintendo.

Este videogame também se diferencia em uma aspecto bem interessante que é a forma de se comprar jogos. Diferentemente dos seus concorrentes atuais, ela consegue disponibilizar a venda dos seus jogos através da eShop, códigos em lojas parceiras, Pic Pay, bancos, mídias físicas e cartões presente com crédito. Mas focando apenas na eShop, é sobre ela que irei abordar um ponto bem interessante.

Diferente dos outros videogames que te barram ao tentar comprar um jogo em outro país, a eShop acaba permitindo isso, mesmo com algumas pequenas restrições. Citando como exemplo alguém que mora no Brasil, essa pessoa poderá comprar jogos nos Estados Unidos, México, Argentina e em outros países que compõe o continente americano. Porém, existe a restrição caso a pessoa tente mudar para outra região (continente), como por exemplo essa pessoa do Brasil não pode comprar no Japão.

Para que a pessoa consiga comprar em um país de outro continente, ela deve ter o PayPal ou o cartão daquela região. Caso contrário fica restrito aos países da região em que mora. No entanto, isso já abre bastante possibilidades de compra, principalmente quando um jogo entra em promoção em apenas um país ou esse jogo sequer está disponível no seu próprio país, além é claro das conversões de moedas que podem favorecer as compras.

Apenas para exemplificar, existem jogos que são bem mais baratos na Argentina, México e Colômbia. Ao conseguir uma promoção nessas lojas, acaba ficando ainda mais vantajoso comprar nelas. Mas sem mais enrolação, confira abaixo como comprar em uma loja diferente da brasileira.

Decidir entre utilizar duas contas

Primeiro é preciso decidir se quer deixar uma conta exclusiva para o Brasil e outra para mudar de região, ou apenas uma para comprar em todas as lojas. Essa decisão é importante porque existe uma restrição na loja que impede a mudança de país caso exista crédito (dinheiro) vinculado a eShop do jogador, sendo necessário zerar os créditos ou optar por uma conta secundária para compras exteriores. Outra restrição é que a pessoa precisa de um cartão internacional, mas isso é um ponto óbvio já que se trata de uma compra no exterior.

Mudar de região

Sabendo das restrições, basta entrar no site da eShop, prosseguir em "iniciar uma sessão" com a conta utilizada e finalmente acessar as "configurações da conta". Após entrar na última opção, o site irá exibir as configurações do perfil acessado. Então a partir daí já é possível clicar em "editar" e mudar o país e cidade que quer vincular a sua conta do Nintendo Switch.

Slide https://i.imgur.com/qs0F60N.png;;;https://i.imgur.com/p1f9oA6.png

Após salvar as alterações, é necessário reabrir a loja no Nintendo Switch no perfil que foi alterado. O videogame irá pedir novamente para digitar a senha e a loja irá abrir com a língua e preços da região que foi selecionada. Depois disso o jogador pode comprar a vontade mas com algumas ressalvas.

IMPORTANTE: A primeira observação que a pessoa deve ter antes de efetuar qualquer compra em loja estrangeira é a conversão direta da moeda da loja para o Real (na loja da Argentina, é Peso Argentino para Real por exemplo). Além disso, o País e cidade vinculados podem conter impostos sobre cada compra, variando para mais ou para menos dependendo do que foi selecionado. É importante olhar também as taxas do cartão de crédito, pois eles podem cobrar uma taxa por compra internacional e somar o IOF no fim da fatura. Apesar dessa quantidade de taxas que precisam ser observadas, alguns países possuem os valores de certos jogos tão baixos que acabam valendo a pena de qualquer jeito.

Se ao tentar concluir a compra de um jogo e ocorrer um erro, isso talvez possa ter sido causado por conta do uso do mesmo cartão já cadastrado na eShop brasileira. Para contornar o erro, escolha cadastrar um novo cartão e prossiga até o fim com a compra. Porém não precisa ser necessariamente outro cartão, mas a pessoa pode cadastrar o mesmo que estava cadastrado anteriormente, porque esse processo serve apenas para contornar o erro da loja. Com exceção desse erro, a compra deve finalizar sem problemas.

Monitorar preços

Mas para que essa forma de comprar jogos funcione da melhor forma possível, o jogador deve acompanhar as precificações e principalmente as promoções de cada região para conseguir pagar sempre mais barato. Para isso utilizo duas formas de conseguir acompanhar. A primeira é mudando o link (url) da Eshop para outra região, ou seja, retirar o "pt-br" e substituir pelo código de outro país. Alguns desses códigos são:

  1. es-ar - Argentina
  2. es-mx - México
  3. es-cl - Chile
  4. es-co - Colômbia
  5. en-us - Estados Unidos
  6. en-ca - Canadá

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9KUmREdU5TLnBuZw==

Outro método funcional e bem mais simples é acompanhar o site eShop-Prices. Ele mostra não apenas as melhores promoções como lista e busca os jogos que o jogador procura, mostrando gráfico de preço do jogo ao longo do tempo. Nele é possível acompanhar qual país tem o melhor preço para determinado jogo e, caso o jogador pertença ao continente correspondente, pode mudar a região e comprar o jogo mais barato.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9RTllJMXZVLnBuZw==

Concluindo

Essa é uma forma de tentar pagar mais barato no Nintendo Switch mas, como mencionado anteriormente, existem outras formas disponíveis. Mas muitas vezes comprar dessa forma acaba sendo bem útil, já que é fácil de monitorar quando uma região está mais barata que outra graças ao eShop-Prices.

Vale lembrar que essa forma de comprar jogos no Nintendo Switch é permitida pela Nintendo e é feita na própria loja. Então a única preocupação que é preciso ter é com o preço final do produto, porque dependendo das taxas ele pode ficar mais caro que comprar na loja brasileira.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque