Perry Rhodan - A maior série de ficção-científica do mundo

Perry Rhodan - A maior série de ficção-científica do mundo

Mais de 60 anos aventuras espaciais
#Séries Publicado por Tadeu_Costa, em

Perry Rhodan é a maior série de ficção científica já escrita que talvez você nunca tenha ouvido falar. É uma série de livros escrita por autores alemães e publicada pela editora VPM que se iniciou em 1961 com o seu primeiro livro Missão Stardust e completou 60 anos em 2021.

O que era para ser só uma série de poucos episódios acabou se tornando uma gigantesca série de livros com mais de três mil volumes publicada de forma ininterrupta semanalmente.

Mas do que se trata?

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9jVmdKVzlsLmpwZWc=

No primeiro volume, a primeira missão tripulada a ir à lua comandada pelo Major das Forças Espaciais americanas Perry Rhodan (é, o primeiro astronauta a pisar lá não foi o Neil Armstrong) têm sua nave misteriosamente derrubada ao tentar a alunissagem. Inicialmente os astronautas pensam tratar-se de uma sabotagem de uma nave chinesa que teria chegado lá antes, mas acabam descobrindo uma fantástica verdade: eles foram vítimas de uma raça humanoide chamada arcônidas que não queriam que os terráqueos descobrissem que eles realizaram um pouso de emergência em nosso satélite. Esses alienígenas, embora tenham uma tecnologia extremamente avançada, são também extremamente degenerados passando a maior parte do tempo em frente a computadores entretidos em jogos fictícios numa espécie de fuga da realidade. Os únicos realmente aptos a fazer alguma coisa são a comandante Thora e o cientista Crest, que recusam o contato com a humanidade mas devido à teimosia e obstinação de Rhodan acabam cedendo. Então, da união da iniciativa humana e da tecnologia arcônida, Rhodan cria uma nova potência chamada “Terceira Potência” para evitar que a humanidade se destrua numa guerra nuclear apocalíptica e comece sua jornada rumo às estrelas.

É interessante notar o contexto em que a história foi escrita, pois nessa época o mundo vivia em grande tensão com uma possibilidade de uma devastadora guerra nuclear realmente acontecer e por isso a decisão de Perry de não ceder o poder superior a nenhuma das potências terrestres (russas, chinesas e mesmo americanas) choca a todos na Terra e causa muita confusão até a união de todas as nações em um único bloco de poder terrestre.

A partir daí a humanidade começa a se espalhar pelo cosmo e travar contatos (nem sempre amigáveis) com outras espécies, mostrando o quão vasto é o cosmo assim como a imaginação dos autores.

Divisão da história

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8wd0R0enZGLmpwZw==

Como a história têm sido escrita de forma ininterrupta por mais de 60 anos ela foi dividida em grandes arcos narrativos chamados de ciclos, o equivalente as temporadas das séries atuais. Cada ciclo é composto por uma série de histórias independentes mas que se agrupadas formam uma grande situação que pode levar centenas de episódios para terminar. E devido ao seu gigantismo a série é escrita por uma série de autores num universo compartilhado. Só para citar alguns dos arcos que tratam alguns dos ciclos:

Ciclo 01 - A Terceira Potência: nesta primeira parte da história humana é mostrada o primeiro contato da humanidade com a raça dos arcônidas e como é evitada a destruição da humanidade pela guerra atômica. A humanidade também têm de se defender de uma série de ataques de outros seres que querem reduzir a Terra a uma simples colônia. Aqui também se trava contato com um misterioso ser chamado simplesmente Ele ou Aquilo que é uma espécie de ser coletivo formado pela união espiritual de toda uma espécie e que concede a imortalidade aos personagens principais numa ótima sacada dos autores para a durabilidade da série já que permite a certos personagens permanecerem quase eternamente.

Ciclo 03 - Os POSBIS: uma raça de máquinas com cérebro de plasma com um profundo ódio a tudo que não é robótico quer aniquilar todas as outras formas de vida da galáxia!

Ciclo 05 - Os senhores da galáxias: Perry Rhodan e companhia descobrem uma série de transmissores que usam sóis para funcionar. Com isso os terranos avançam pela primeira vez para outra galáxia, a nossa vizinha Andrômeda e tem de lidar com os tirânicos senhores da ilha sideral.

Ciclo 11 - O concílio: Depois que a galáxia é invadida e submetida ao controle de poderosos extraterrestes, para não ver o nosso planeta ser subjugado é posto em ação um plano ousado: transportar via transmissor a Terra para outro lugar da galáxia. Plano que acaba fracassando e leva o nosso planeta a parar em outra parte do universo, à milhões de anos-luz.

Ciclo 42 - Mito: Ao retornar de uma importante missão Perry descobre que se passaram 500 anos na Via-Láctea. Durante esse tempo uma raça extraterrestre estabeleceu uma paz forçada geral e o que é mais surpreendente é que a Terra agora é um mito, sendo tratada como se nunca tivesse existido.

Outras mídias

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZYVJsTGJCLmpwZWc=

Já na área do cinema há um filme feito em 1967 em parceria Alemanha e França que segue aproximadamente o roteiro do primeiro livro, mas acaba pecando pela tosquice, falta de recursos e um grande desvio do propósito da história original. Há anos que se cogita a possibilidade de um filme que seria feito em forma de trilogia mas acabou não indo adiante e até hoje eu não entendo como a VPM não fez alguma parceria com algum estúdio de animação para a produção de uma série televisiva em animação. Também possui várias versões em quadrinhos. Por fim, em 2011 a série ganhou um reboot chamado Perry Rhodan NEO.

O sucesso

Ao longo das suas décadas de publicação a série se consolidou como uma série firme de ficção científica. Como toda boa série de ficção científica ela também reflete a nossa realidade de forma crítica e você pode notar isso ao ler os livros e comparar com a fase histórica, política e tecnológica da humanidade naquela época da publicação. Com uma ótima mistura de space ópera com elementos da ficção pulp (robôs, viagem no tempo, mutantes, alienígenas, outros universos, imortalidade, viagens espaciais, armas energéticas, etc) o nosso querido astronauta ainda deve continuar suas viagens pelo cosmo por ainda muitas décadas.

No Brasil e no mundo

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91MHVrQW9WLmpwZWc=

No Brasil a série começou a ser lançada pela editora Ediouro em 1975 e foi cancelada em 1991 quando estava no nº 536. Após anos longe das nossas livrarias a série voltou a ser publicada em 2001 pela editora SSPG em formato físico mas a partir do volume 650. Atualmente a série continua sendo publicada no Brasil, em formato digital e físico ainda pela SSPG.

E o que isso tem a ver com games?

Alguma coisa.

Infelizmente, considerando todo o potencial da série, Perry Rhodan não foi muito bem aproveitado nos games. Tirando alguns card games, a série nunca recebeu grandes jogos, sendo para mim os mais relevantes estes que vou citar:

Perry Rhodan: Os imortais da Terra (The immortals of terra: a perry rhodan adventure)

Lançado em 2008 pela Viva Media. Um jogo de aventura no estilo “point-and-click” onde o jogador deve falar com npcs e resolver quebra cabeças. Na história Perry deve investigar o desaparecimento de Mondra Diamond, a amada do protagonista. No entanto, a trama logo se expande e o destino da galáxia está em perigo.

c0gxR25aVVZLSGc=

Perry Rhodan: A batalha pela Terra (Perry Rhodan: Kampf um Terra)

Jogo de estratégia lançado pela desenvolvedora Gamopolis em 2013 para Android. Segue o início da série com a chegada de Perry à Lua e encontrando a nave avariada dos arcônidas. Esta havia enviado um pedido de socorro que foi recebido pelos tópsidas (uma raça de lagartos) e outras espécies hostis que agora querem destruir a nave arcônida e a Terra.

UGlxLWR6VV9ISzQ=

Desses dois o único que eu joguei foi o primeiro, mas mesmo sendo um fã da série devo dizer que eu não gostei. Apesar dos gráficos bonitos (para a época) o jogo era pesado e gameplay insatisfatório. Além disso o fato de estar em inglês também dificultava o entendimento da história. Infelizmente não houve lançamento nem na Steam, GoG ou outra plataforma digital e a única forma de encontrá-lo é via “links alternativos” ou importação.

Fonte 1: Stardust
Fonte 3: Perry-rhodan
Tadeu_Costa
Tadeu_Costa
Usuário do Site, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicações em Destaque
#Descontração, Por coca,
#Games, Por T1cT4c,
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,