Análise | Luigis Mansion 3

Análise | Luigi's Mansion 3

"Luigi, o Mario Covarde"
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Luigi's Mansion 3 é um jogo de ação e aventura e que, como o próprio nome já diz, é o terceiro jogo da série, sendo sequência direta do Dark Moon. Essa série de jogos tem uma proposta bem interessante por trazer Luigi como o protagonista da história, diferentemente dos outros jogos da Nintendo que geralmente tratam outros personagens e principalmente o Mario como foco principal.

Mas não apenas por conta do Luigi protagonizar o jogo, essa franquia se diferencia bastante por trazer uma história mais elaborada, um pouco de terror e mecânicas próprias de puzzle. E para entenderem melhor sobre como funciona cada elemento desse jogo, logo abaixo está uma descrição mais detalhada.

HISTÓRIA

Em Lugi's Mansion 3, Luigi e seus amigos foram convidados para passar um período de férias em um grande hotel nas montanhas, o qual pertence a uma mulher chamada Hellen Gravely. Após chegarem no local, cada um segue em direção ao seu quarto para descansar.

No tardar da noite, Luigi ouve a Princess Peach gritando e acorda assustado. Mas não bastando isso, toda a atmosfera do seu quarto e do hotel inteiro mudou para algo sombrio, conseguindo gerar até alguns sustos dependendo da sensibilidade que a pessoa tem para jogos do gênero.

Saindo do seu quarto e caminhando pelo hotel, Luigi percebe que seus amigos sumiram e que Hellen Gravely, dona do hotel, na verdade é uma fantasma. A partir daí, Luigi usa sua mínima coragem e equipamentos para tentar encontrar e salvar seus amigos, seja lá onde eles estiverem. E digo "mínima coragem de Luigi" por conta de se assemelhar bastante ao desenho "Coragem, o cão covarde", onde mesmo existindo situações sinistras e o personagem morrendo de medo, ainda assim ele supera seu medo para salvar as pessoas que gosta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9VWFlkYjVYLnBuZw==

A história por si só é bem simples, pois se resume a derrotar os fantasmas do hotel e salvar os amigos de Luigi. Porém ela é contada de forma bem divertida e consegue dar protagonismo ao Luigi de uma forma muito bem feita, mostrando várias de suas características que não são mostradas em outros jogos.

JOGABILIDADE

Focando na jogabilidade, o jogo possui algumas mecânicas bem interessantes para a proposta dele. Primeiramente resumindo sobre o que pode ser feito no jogo, existem várias habilidades que são usadas durante quase todo o jogo: sugar e assoprar com o aspirador, luz da lanterna, pequeno pulo, desentupidor e escanear itens. Cada uma dessas habilidades precisam ser usadas para o combate contra monstros e para resolver puzzles.

Alguns desses elementos de combate como luz da lanterna e utilizar o aspirador podem ser bastante frustrantes ao utilizá-los. O jogo força o jogador a mirar onde quer utilizar o equipamento, porém como o jogo é um 2.5D, girar a mira acaba se limitando a girar tudo para a esquerda ou tudo para a direita até chegar no ponto certo. Para complicar um pouco mais, é possível mirar para cima e para baixo com o analógico mas, caso não desative o controle por movimento, isso com certeza irá gerar muito estresse à toa porque esse recurso foi implementado de forma péssima. É possível melhorar a forma de controlar o Luigi, mas o jogador terá que fazer algumas modificações nas configurações porque o que vem como padrão é horrível.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9jMFBkbUEwLnBuZw==

Apesar desse pequeno problema com os controles, os itens usados para o combate e solucionar puzzles são bem criativos. Os chefes de cada etapa por exemplo possuem uma forma específica de se derrotar mas o jogo não conta como fazê-lo, restando ao jogador descobrir como utilizar as ferramentas para isso. Os puzzles também não ficam muito atrás, muitas vezes trabalhando com perspectiva e itens invisíveis.

Além dessas mecânicas, o jogo possui um andamento um tanto longo, mas que não achei tão enjoativo por alguns motivos. Mas explicando primeiramente sobre como é a progressão em Luigi's Mansion 3, ela pode ser resumida a explorar cada andar do hotel, derrotar um chefe fantasma e conseguir o botão para ter acesso ao próximo andar. Isso se repete o jogo todo. Porém acaba não sendo enjoativo porque cada andar possui um tema e chefe fantasma completamente diferente, dando sempre aquela sensação de algo novo mesmo que as mecânicas no geral sejam as mesmas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8yb01qVUF0LnBuZw==

Apesar de eu explicar que não achei repetitiva a progressão do jogo, existem dois momentos que o jogo força a repetição. Quando Luigi vai colocar o botão no elevador para liberar o próximo andar, sem motivo algum uma gata fantasma rouba o botão e corre pelo mesmo andar já explorado anteriormente. O objetivo então acaba se tornando capturar essa gata passando pelos mesmo andares já exaustivamente explorados. Retirar esse elemento que ocorre duas vezes durante o jogo seria uma ótima escolha de design.

O jogo também recompensa os jogadores que gostam de explorar os andares do hotel, entregando muito dinheiro e que pode ser gasto para comprar itens na loja do Professor E. No entanto, os itens disponíveis para compra são apenas 3: item para voltar o Luigi a vida quando perde todos os corações e outros dois itens para procurar Boo e Gem nos andares. O único item útil realmente é o que ajuda Luigi a ter mais tentativas de vencer, pois os outros dois são apenas para "completar a coleção" do jogo. Para aqueles jogadores que não se importam de procurar todos os colecionáveis, certamente o dinheiro será bem mais inútil do que o esperado, sobrando uma grande quantia mesmo sem explorar tanto cada andar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS92TXNQUU9GLnBuZw==

VISUAL E TRILHA SONORA

Os gráficos e animações são o ponto forte do jogo. Luigi's Mansion 3 provavelmente tem um dos melhores gráficos para jogos disponíveis no Nintendo Switch, ao lado de animações de personagens e objetos que chega a dar inveja em vários AAA do mercado. Nesse quesito, a desenvolvedora do jogo caprichou muito para dar uma imersão ainda maior a história em que o Luigi é o protagonista.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9CRkRSR2tHLnBuZw==

Outra parte interessante dos visuais é em como cada um dos 15 andares tem seu próprio design de ambiente, juntamente com o próprio estilo de chefe fantasma. O design interessante de cada andar juntamente com as novidades que cada um traz é uma forma muito boa de não ficar na mesmice e cansar o jogador com poucas horas.

Já na parte de músicas, sons do ambiente e vozes, o jogo é impecável na forma de entregar imersão ao jogador. Não somente nos visuais mas também na parte sonora o jogo consegue deixar todo o ambiente com um aspecto sombrio, conseguindo as vezes utilizar do alivio cômico ou sons mais frenéticos para a batalha sem perder a essência do jogo.

Concluindo...

Luigi's Mansion 3 é um ótimo jogo de ação e aventura para Nintendo Switch, focando principalmente na imersão daquele ambiente e história apresentados. Ele pode ser considerado um dos jogos que você mais acompanha a história se comparado a outros exclusivos de Nintendo Switch, apesar de que também existem muitas partes focadas em combate mesmo que elas sejam bem simples.

O jogo erra bastante na forma de como controlar a mira do Luigi, ainda mais por ser um recurso usado durante todo o jogo. Porém é possível amenizar o problema mudando nas configurações a forma com que quer jogar.

Esse é um jogo mais diferenciado dos que são feitos pela Nintendo e vale muito a pena dar uma chance para ele por conta de sua história, animações, personagens e puzzles criativos.

Plataformas disponíveis: Nintendo Switch.

Possui legenda/dublagem em português? Não.

7.5
Nota
Ótimo jogo para dar destaque ao Luigi e é muito bem feito em diversos aspectos, apesar de falhar nos controles do personagem
Prós
  1. História atrativa
  2. Gráficos
  3. Animações em geral
  4. Trilha sonora
  5. Design de mapas e chefes
  6. Mecânicas variadas
  7. Puzzles criativos
Contras
  1. Controle de movimento mal utilizado
  2. Controlar mira do Luigi
  3. Dinheiro do jogo é subutilizado
  4. Repetição forçada com a gata fantasma
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque