Quais benefícios a Sony teria se fosse lançar todos seus exclusivos pro PC?

Quais benefícios a Sony teria se fosse lançar todos seus exclusivos pro PC?

Sony está bem "tímida" ao entrar no mercado de jogos de PC, mas essa é uma oportunidade extraordinária!
#Artigos Publicado por Dreadnaught, em

Sony... Sony Group Corporation é uma empresa multinacional japonesa, sendo a quinta maior conglomerado de mídia do mundo, anda ultimamente com um foco maior e específicos na área de filmes, jogos e consoles. E como estamos falando de videogames, a Sony conseguiu com uma extrema facilidade, criar o seu lugar no mundo dos jogos, com o Playstation 1 e Playstation 2 em ação, sem rivalidades no momento, até surgir o primeiro Xbox da Microsoft, não era um problema de primeiro momento. Tempos seguintes, nasceu por definitivo a famosa rivalidade entre Sony e Microsoft, com Playstation 3 vs Xbox 360, se tornando uma época abençoada com o surgimentos de incríveis obras como Halo 3 e Gears of War pro Xbox 360; The Last of Us e God of War 3 para o Playstation 3 e muitos outros títulos marcantes e inesquecíveis. Mas nem toda briga se mantem um equilíbrio, com a geração seguinte, Playstation 4 se mostrou estar bem preparada e séria em combater com a rival, o Xbox One, que pretendeu ter um foco maior com experiências de TV do que com jogos, causando essa distopia do desequilíbrio e deixando a Sony extremamente confortável vendendo mais de 100 milhões de Playstation 4 durante a geração do momento, e também mais uma leva de jogos incríveis garantindo premiações em massa e ofertando uma experiência inesquecível para cada jogador. Então, tudo começa a mudar mais uma vez: geração nova, modelo novo de console, jogos novos e etc. Porém o maior obstáculo que não só afetou a indústria de games, o mundo todo sofreu com a pandemia da COVID 19, deixou todos lesionados com a escassez de recursos, atrasando projetos e prejudicando em atendar a grande demanda insaciada para a nova geração.

Só que algo bizarro estava prestes a acontecer: A Sony ficou na zona de conforto por um bom tempo, que acabou não percebendo da estratégia e mudança da Microsoft, que reformulou o famoso serviço Xbox Game Pass e a brilhante administração do Phil Spencer, fez com que o novo Xbox, o Series S e X, viesse com total força e destaque antes que a Sony pudesse anunciar a sua nova geração. Sony se sentiu na pressão pelo fator do console rival possuir um custo x benefício maior, além de um serviço que ofertava um catálogo imenso de jogos e ainda prometendo vários jogos novos disponíveis no primeiro dia dentro do Game Pass. Mas a Sony se encontrava confiante pelo fato de ter um público fiel ao seu nome, então com toda tranquilidade, foi anunciado o Playstation 5. Mas, havia um problema sério diante disso tudo: Por que lançar um novo console que mal tem jogos novos pra nova geração? Então... foi a partir dai que tudo começou a distorcer a realidade pra Sony...

Playstation 5 surgiu, mas com quase nenhum jogo para ofertar, a Microsoft viu a situação dela e pensou: por que não fazer a retrocompatibilidade? Assim, a nova geração do Xbox tinha a capacidade de assegurar todos os jogos antigos, até o primeiro Xbox. Sony sabendo que tudo estava difícil pela falta de jogos e a baixa produção de consoles, ela resolveu anunciar jogos novos que vão valer pro Playstation 4 e Playstation 5. Dessa forma, os fãs não gostaram muito dessa atitude, reclamando que não teriam um motivo de comprar um Playstation 5, já que jogos atuais irão pra geração anterior. Com pressão pra todos os lados, a Sony, com o CEO e outros membros do alto escalão fizeram uma coisa arriscada: já que não temos clientes e produtos suficiente para sustentar a nossa indústria... que mal faria se lançássemos alguns exclusivos pro... PC?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Mi8wNzE3OTUucG5n

Lord Gaben está aceitando alguns jogos de Playstation pro Steam, assim é possível ajudar a Sony em seus momentos difíceis...

Por que a Sony deveria considerar por definitivo o PC como uma outra plataforma principal para seus exclusivos?

A experiência foi considerada arriscada, pois seria algo extraordinário vindo da Sony e sem dúvida deixaria todos surpresos. Então começou com Death Stranding, e como resultado, muitos jogadores apreciaram a vinda da obra do Hideo Kojima pro PC, vendendo alguns milhões no Steam, só que o pessoal já considerava como um exclusivo temporário. Então a Sony resolveu partir pra "ignorância" e tacou o Horizon Zero Dawn, ai sim foi uma surpresa legítima, pois ninguém esperava um jogo de peso dando as caras no Steam. O resultado foi óbvio, sucesso absoluto garantindo milhões de venda. Foi ai que a Sony percebeu que tem a capacidade de receber apoio de um público neutro, pois essa neutralidade poderia ser conquistada gerando um engajamento de um público totalmente novo e enorme pro seu lado. Como dizia aquela música do Smash Mouth - All Stars: Well the years start coming and they don't stop coming; A Sony começou a adquirir empresas especializadas em port para jogos de PC reforçando que via a mesma como uma oportunidade de ouro que foi ignorada por muito tempo. Days Gone veio e fez justiça em lucro para um jogo que infelizmente foi underrated, não satisfeita, anunciaram o Uncharted Nathan Drake Collection pro PC, ai o pessoal soltou fogos, mas o maior impacto, foi com certeza o God of War saindo pro PC. Nenhum jogador de PC se quer iria ver Halo Infinite e God of War no Steam, ali esperando pra ser comprado e jogado... que tempos belos e insanos! Essa é com certeza a maior prova que a Sony quer sim considerar o mercado de jogos de PC a sua nova casa.

Mas a questão que fica ainda no ar, por que a Sony deveria mesmo investir com mais agressividade no mercado de jogos de PC? A resposta é simples, porque a Microsoft já estava fazendo isso a um bom tempo, com o seu impacto avassalador ao anunciar o Halo: Master Chief Collection para o PC via Steam e futuros títulos saindo Day One pro PC e Xbox. Não só como isso, as aquisições da Bethesda e Activision/Blizzard, ambas são empresas que já tem um terreno fortíssimo para jogos de computador, só basta continuar investindo e criando novos produtos. Além do Xbox Game Pass, que também possui o PC Game Pass, que assegura muitos títulos populares e também títulos novíssimos que são multiplataformas mas sairão Day One pro Game Pass, como por exemplo, Sniper Elite 5, mesmo estando barato no Steam, você pode pagar R$ 5 no Game Pass contra comprar a vista por R$ 450 no Playstation 4/5. E para piorar ainda mais, Phil Spencer criou laços com a Valve, a dona do Steam, até o Gabe Newell afirmou que aceitaria de braços abertos a implementação do serviço PC Game Pass no Steam, pois se isso acontecer, a Sony terá um risco seríssimo em perder por completo a oportunidade de se solidificar no PC. Além disso tem um jogo super aguardado depois do Elden Ring, o Starfield, que vai sair apenas pro PC e Xbox em novembro deste ano.

Diante de todos os fatos apresentados, é indubitável que a Sony precisa realmente ser mais transparente e direta com o seu público, além de dar a capacidade de escolha da compra de seus first and third parties em outras plataformas, pois a mesma já afirmou que o público do Playstation não é o suficiente para satisfazer das suas necessidades, sendo incapaz de sustentarem a sua indústria da forma pura. Com compras de estúdios como a Bungie, já foi afirmada que ela vai continuar sendo multiplataforma, pois ja é visível que Destiny 2 continua tendo muitos jogadores ativos no Steam (ao contrário do rival Halo Infinite). Um fator importante que a Sony ainda vai apostar é a melhoria do serviço PS Plus, que vai ter retrocompatibilidade, mas apenas por streaming, sendo uma estratégia interessante mas caso não seja executada de forma precisa, pode acabar sendo frustrante e um desastre total. O tempo ainda dirá quais serão os seus planos, pois PC é um terreno gigantesco para conquistar e se solidificar, pois com certeza a rival já está sabendo muito bem como aproveitar disso tudo. Mas o que vocês acham? Sony deveria ser 100% Playstation PC? Caso as coisas piorem para o lado dela, jogos de Playstation deveria ser super multiplataformas? Como por exemplo God of War no Xbox? Comentem ai!

Dreadnaught
Dreadnaught #DreadnaughtBR

Um simples ser humano que adora jogos de forma geral, mas com um foco para jogos de computador, Steam é vida!

Moderador do Site
Publicações em Destaque