PlayStation planeja expandir suas fronteiras para Jogos como Serviço, Nuvem, Metaverso e Mobile

PlayStation planeja expandir suas fronteiras para Jogos como Serviço, Nuvem, Metaverso e Mobile

Ao mesmo tempo que mantém as experiências narrativas Single-player como um dos principais pilares
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Além de divulgar dados de vendas do PS5 e de seus jogos no PC, durante sua mais recente teleconferência de resultados, a Sony Interactive Entertainment (SIE) divulgou muito do seus planos para o futuro a médio-longo prazo, que ultrapassa a barreira dos consoles PlayStation.

Começando pelas aquisições de estúdios ao longo de 2021, a Bungie foi um grande destaque para a Sony, principalmente devido a sua especialização com o mercado no gênero FPS de modelo MMO e Live-Service. Com isso em mente, a Sony elaborou um painel referente ao que o estúdio de Destiny ganhará estando no PlayStation, bem como o que a Sony tem a oferecer para a Bungie.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0ZUbzRId1VXVUFJTmd3cz9mb3JtYXQ9anBnJm5hbWU9bGFyZ2U=

O que a Bungie oferecerá a Sony:

  1. Expertise com Jogos como Serviço (Live-Service) para o PlayStation Studios
  2. Ajudar a tonar os Jogos como Serviço do PlayStation a atingir o centro da excelência
  3. Fortalecer os negócios de disponibilidade dos Jogos como Serviço do PlayStation em multiplataformas

O que a Sony oferecerá a Bungie:

  1. Largo e amplo apoio e marketing e divulgação da Sony Interactive Entertainment em seus produtos
  2. Toda a rede de serviços e recusos tecnológicos do PlayStation Studios
  3. Negócios gerenciais

No próximo painel, a Sony comentou a respeito do quantos Jogos como Serviço tem em desenvolvimento atual, e além de revelar que o PlayStation Studios anunciará pelo menos 2 Jogos como Serviço (GaaS) durante o ano atual, a Sony divulgou que lançará pelo menos 12 Games-as-a-Service até o seu Ano Fiscal de 2025 (FY25).

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0ZUbzRuOE1YRUFFaGJUTT9mb3JtYXQ9anBnJm5hbWU9bGFyZ2U=

No setor mobile, a Sony Interactive Entertainment tem múltiplos planos, que envolvem desde a divisão PlayStation Mobile como um todo quanto o PlayStation Studios. Primeiramente, a Sony planeja levar suas franquias-chave de PS4 e PS5 e adaptá-las para jogos para Android e iOS.

Para isso, a empresa irá trabalhar com múltiplos estúdios de jogos ao redor do mundo, num modelo de co-desenvolvimento, onde eles ajudarão a moldar esses jogos mobile a se tornarem realidade. A Sony também planeja estabelecer estúdios mobiles internos, que trabalharão em jogos próprios, bem como ajudarão esses estúdios externos, a trazer mais títulos mobiles a realidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0ZUbzR4NFdYMEFFRi1Mbj9mb3JtYXQ9cG5nJm5hbWU9bGFyZ2U=

Como um todo, a SIE classifica o PlayStation como uma marca muito além do console, e que além de abrigar o PC e Realidade Virtual (RV) como principais plataformas, agora também coloca o Cloud Game Streaming (Jogos rodando via Nuvem) e Metaverso como pilares de um PlayStation mais diversificado e capaz de integrar uma maior comunidade de jogadores ao redor do mundo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0ZUbzQ1aW1YRUFFUEdtbT9mb3JtYXQ9cG5nJm5hbWU9bGFyZ2U=

Isso não significa que os esforços do PlayStation Studios em jogos para um jogador, o famoso Single-player, será deixado de lado. A SIE revelou que o PlayStation está trabalhando "na maior e mais diversa biblioteca de experiências narrativas envolventes" de toda sua história.

Isso é reforçado com um painel que mostra futuros jogos de alto perfil como God of War: Ragnarok (com lançamento previsto para 2022) e Marvel's Spider-Man 2 (com lançamento previsto para 2023), antecipadas sequências dos títulos de enorme sucesso de 2018, já em desenvolvimento, bem como o futuro Marvel's Wolverine da Insomniac Games, anunciado no último showcase do PlayStation.

Além destes 3, o PlayStation trabalha em múltiplos outros jogos voltados ao Single-player, e não devemos demorar a ver alguns deles já sendo revelados ao longo do ano de 2022.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0ZUbzNEQzJXVUFNRmJuRT9mb3JtYXQ9anBnJm5hbWU9bGFyZ2U=

O que você acha deste grande futuro do PlayStation planejado pela Sony?

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.