Jogos first-party mais populares dos últimos meses

Jogos first-party mais populares dos últimos meses

Google Trends ajuda a indicar quais foram os mais pesquisados
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Na indústria de jogos temos empresas independentes, editoras e as grandes criadoras de hardware que também acabam sendo editoras de jogos. Focando nas empresas que tem seu próprio dispositivo como Nintendo, PlayStation e XBOX, elas visam criar além do hardware também os jogos, e jogos que realmente tendem a chamar a atenção para que as pessoas comprem sua plataforma ou assinem seu serviço (caso do XBOX). Apesar de parecer que ambas concorrem pelo mesmo público nessa questão de jogos próprios (first-party), as três possuem jogos distintos e que mostram o que cada público pode esperar de jogos futuros na plataforma caso a compre.

Conhecendo esse conceito de first-party e o objetivo das empresas em utilizá-los, também é interessante avaliar que existirão jogos mais populares que outros, pois a qualidade, conceito, estilo, histórico do jogo (sequência de jogos) e facilidade de prender a atenção dos jogadores influenciam diretamente no que as pessoas preferirão jogar e compartilhar com outras que elas conhecem (as vezes até com quem não conhece, como na GameVicio). Por isso, mesmo que as empresas lancem jogos bem diferentes entre si e com valor de investimento diferentes, alguns vão se destacar mais que outros e consequentemente serão mais comentados e jogados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9zbTEyaWR5LnBuZw==

Existe uma forma bem interessante de verificar a popularidade dos jogos dessas empresas pelos termos pesquisados na internet, através do Google Trends. O Google Trends coleta os dados de pesquisa do Google e permite que comparemos a frequência que um termo (no caso do artigo, um jogo) foi buscado e compara com outras palavras-chaves (outros jogos), além de ser possível filtrar por região e período. E nesse artigo, utilizei essa ferramenta para mostrar a comparação da popularidade dos últimos first-party de cada plataforma, ao menos em termo de pesquisas no Google.

E apenas para deixar claro, as pesquisas do Google não mostram se determinado jogo possui mais qualidade que outro ou se vendeu mais. O que podemos levar em consideração dos dados que serão mostrados é o quanto o jogo foi pesquisado no Google, seja para a pessoa conhecer mais sobre ele, procurar por dicas do jogo, ver preços e outras situações que levem a pessoa a pesquisar o nome do jogo. Isso acaba mostrando uma boa parte da popularidade que o jogo tem, principalmente porque os picos que serão mostrados são perto do lançamento do jogo.

Agora, antes de mostrar os dados, fiz uma pequena filtragem para conseguir mostrar os últimos jogos first-party mais populares e tentar incluir cada uma das 3 plataformas disponíveis. Essa filtragem foi necessária porque o Google Trends permite apenas 5 comparações por gráfico, então um jogo ou outro ficará de fora. Também escolhi apenas os mais populares para ficar mais clara a comparação, e não comparar um Kirby (menor expressão) com um Horizon Forbbiden West (maior expressão) por exemplo, pois isso poderia indicar erroneamente que uma plataforma não publicou um jogo de maior expressão para competir com a outra.

A medição de popularidade será feita pelo pico do número de pesquisas que cada jogo teve, pois comparar por exemplo Forza Horizon 5 hoje em relação ao Horizon Forbidden West no seu pico seria injusto. Além disso, jogos multiplayer talvez tenham maior frequência de pesquisa ao longo do tempo, então o ideal será utilizar o pico de atenção que cada um.

Logo abaixo, fiz algumas comparações entre os jogos que mais frequentemente foram buscados na web, YouTube e nas Notícias, mostrando seus gráficos e curiosidades sobre os dados apresentados.

Começando pelas pesquisas web, pelo gráfico mostrado abaixo, podemos ver os 5 jogos first-party mais populares lançados nos últimos meses, sendo eles Pokémon Legends: Arceus, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, Forza Horizon 5, Halo Infinite e Horizon Forbbiden West. Os 5 foram os mais populares dentre vários jogos que foram lançados por essas empresas, sendo a classificação a mesma da que foram citados (1º Pokémon Legends e último Horizon Forbidden West). Apenas fazendo um adendo, talvez o MLB The Show 22 faria parte dessa comparação, mas os termos sequer estavam salvos na base de dados e apenas digitando o nome do jogo o retorno de pesquisa foi bem baixo, resultando na ausência desse jogo na lista. Não encontrei explicação do porquê ele não estar disponibilizado nos dados na classificação de videogame como os outros da lista.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9tQnRHV1FULnBuZw==

Comparação de popularidade entre os jogos em todo o mundo

Mas focando nos jogos que foram listados, Pokémon Legends: Arceus acabou sendo o mais procurado no mundo todo por uma grande diferença em relação aos outros jogos da lista. Por isso, o gráfico faz parecer que os outros jogos foram pouco mencionados, mas na verdade foi o novo Pokémon que foi extremamente popular se comparado aos outros. O jogo mais próximo a chegar no 1º colocado foi Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl e que também é outro jogo da própria franquia. Apenas por esse ponto de vista já podemos ver o quão grande é a franquia Pokémon, tanto em popularidade quanto em vendas.

Notando a grande diferença do gráfico anterior, decidi excluir o Pokémon Legends para melhorar a visualização dos outros jogos e incluir o Gran Turismo que é o próximo jogo da lista (6º colocado). No geral, as duas franquias do Xbox e o Pokémon lançado em novembro acabaram tendo um pico de pesquisas consideravelmente maior do que os dois jogos do PlayStation. Comparando o maior pico de cada plataforma, Horizon Forbidden West teve um pouco menos da metade de pesquisas que o Forza Horizon 5, e Gran Turismo 7 foi um pouco abaixo disso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS80UGtPZUNOLnBuZw==

Comparação de popularidade entre os jogos em todo o mundo (excluindo Pokémon Legends: Arceus)

O Google Trends também aborda outros tipos de dados, como quais foram os termos mais pesquisados que levaram a resultar na pesquisa desses jogos e quais regiões mais buscaram sobre determinado jogo. O site mostra diversos gráficos que representam esses dados, mas para simplificar e colocar tudo em um só lugar, colocarei em uma tabela as informações para facilitar a leitura.

JogoRegiõesTermos
Pokemon Legends: ArceusJapão, Taiwan, SingapuraArceus, Pokemon, Pokemon Arceus
Pokémon Brilliant Diamond e Shining PearlSingapura, Países Baixos, FrançaPokemon, Brilliant Diamond, bdsp
Forza Horizon 5Polônia, Índia, NoruegaForza 5, Forza Horizon, Horizon 5
Halo InfiniteColômbia, México, Estados UnidosHalo, Halo Infinite, Xbox
Horizon Forbidden WestAlemanha, Brasil, ÁustriaHorizon Forbidden West, Forbidden West, Horizon

O jogo ser popular em algumas regiões pode ser bem esperado pelas pessoas que já conhecem onde cada jogo vende melhor, como foi o caso em que a tabela mostrou grande popularidade do Pokémon no Japão e Halo Infinite nos Estados Unidos. Porém temos alguns casos interessantes como Forza Horizon 5 na polônia, Halo Infinite na Colômbia e principalmente Horizon Forbidden West no Brasil. Para efeito de comparação, se mudássemos a região do gráfico anterior para o Brasil, basicamente o gráfico mudaria um pouco o seu resultado, mostrando que Pokémon Legends: Arceus é bem próximo em popularidade do Forza Horizon 5 em nosso país, e principalmente que Horizon Forbidden West subiria diversas posições deixando Halo Infinite e o outro Pokémon comendo poeira. Por isso, a popularidade e quantidade de pesquisas para cada jogo dependerá de qual região está sendo abordada, pois cada região terá suas próprias preferências.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9oYTR0REFRLnBuZw==

Comparação de popularidade entre os jogos no Brasil

Apenas para efeito de curiosidade, caso colocássemos exclusivos das plataformas abordadas mas que não são first-party (jogos exclusivos feitos por outras empresas), ainda assim os mais pesquisados acabam sendo os first-party. Utilizando o Gran Turismo como exemplo por ter ficado em 6º lugar, logo abaixo do Horizon Forbidden West, podemos ver que ainda assim ele fica bem acima dos outros exclusivos que são apenas acordos entre a dona do videogame e as empresas de desenvolvimento de jogos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91bVR5TGdxLnBuZw==

Comparação de popularidade entre alguns exclusivos das plataformas abordadas

Apesar de ter abordado até agora sobre pesquisas feitas na web, o Google Trends ainda consegue fazer uma filtragem por pesquisas no YouTube e por notícias que abordem tais jogos. No caso do YouTube, podemos levar em consideração que as pessoas buscaram pelo jogo para ver o trailer de lançamento, outras pessoas jogando, dicas e outros aspectos que gerem o interesse de buscar pela palavra-chave (jogo).

Então focando no público que utilizou o YouTube como meio de pesquisa, o gráfico dele acaba sendo um pouco diferente do que vimos nas pesquisas web acima. Isso acontece até porque alguns dos aspectos que a pessoa busca sobre o jogo apenas essa plataforma de streaming pode entregar um resultado satisfatório, como vídeo da jogabilidade e trailer de anúncio. Como resultado, Forza Horizon 5 e Pokémon Legends: Arceus acabaram empatando com o pico máximo de pesquisas, enquanto Gran Turismo 7 apareceu no gráfico por ultrapassar a popularidade de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9KUnNnYkJULnBuZw==

Comparação de popularidade na plataforma YouTube

Já sobre as pesquisas feitas para encontrarem notícias, o gráfico também acaba mudando. Apesar do Pókemon Legends: Arceus "vencer" nas pesquisas até agora e até mesmo nessa de notícias, os outros jogos acabam mudando com Halo Infinite ficando em segundo e Horizon Forbidden West em terceiro. Gran Turismo 7 acabou sumindo porque o Pokémon lançado em novembro volta a ter frequência de pesquisa nesse caso em específico.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS80YmFBaE96LnBuZw==

Comparação de popularidade nas pesquisas de notícias

Outro ponto ainda não abordado foi a queda da popularidade dos jogos ao longo do tempo, estando hoje em dia todos bem próximos. Isso tudo é bem normal, mas no caso do Halo Infinite é bem estranho por ter um multiplayer gratuito e ter recebido a Season 2 bem recentemente. Entretanto ele consegue ficar abaixo de todos em todos os 3 casos apresentados, contendo apenas um pequeno pico e caindo logo em seguida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9uNnd3Qko5LnBuZw==

Comparação de popularidade entre jogos no período mais recente

Concluindo...

E antes de finalizar, queria apenas para reforçar novamente que todos esses dados não indicam que determinado jogo é melhor ou vende mais que outro. Apenas mostra que ele pode ser mais popular, levando as pessoas a pesquisarem para conhecerem mais sobre ele ou até compartilharem com outras pessoas.

Sobre o Google Trends, ele é bem interessante porque suas funcionalidades permitem criar comparações não apenas sobre jogos, mas abordando diversas outras situações e mostrando talvez uma tendência sobre determinado assunto. É uma boa ferramenta para se considerar o uso dependendo da necessidade.

Enfim, esse foi apenas um dos artigos que irei abordar sobre jogos utilizando o Google Trends, e espero trazer dados tão interessantes quanto esses nos próximos artigos. Se tiverem alguma outra plataforma ou aplicação que faça algo tão relevante quanto a ferramenta do Google, podem deixar indicações.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,