Análise | Bugsnax

Análise | Bugsnax

Vamos explorar uma ilha em busca dos poke... bugsnax
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Bugsnax é um jogo bem casual e que aborda uma ilha onde existem insetos que são deliciosamente comestíveis. Nessa ilha encontramos diversos personagens, interagimos com eles e atendemos algumas requisições para prosseguir com a história. Assim, o jogo vai mostrando um pouco mais da história de cada personagem, o contexto daquela ilha em que moram e também uma variedade grande de bugsnax para encontrar, capturar e comer.

O jogo tem alguns elementos específicos que o tornam bem interessante e único, e que serão abordados logo abaixo juntamente com uma descrição mais detalhada das citações do parágrafo acima.

História

Iniciando pela história do jogo mas sem dar spoiler, os personagens principais daquele mundo abordado são chamados de "grumps" e todos possuem características físicas bem semelhante. E com o personagem que o jogador controla não é diferente.

O grumpu que o jogador controla trabalha como jornalista e foi convidado por Elizabert para investigar uma ilha chamada Grandsnax. Seu objetivo seria escrever um artigo sobre os bugsnax que moram lá e que são, como o próprio nome induz a entender, metade inseto e metade lanche.

O problema começa quando você chega ao local e descobre que Elizabert desapareceu e os grumps que viviam em comunidade com ela se separaram por desavenças, fome e medo de seu futuro na ilha. A partir daí, o objetivo do jogador é descobrir os mistérios da ilha, encontrar Elizabert e reunir todos os grumps.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS95UFJIdTJwLnBuZw==

Além desses objetivos principais, o jogador também pode conhecer a história de cada grumpu, sua personalidade e seus objetivos pessoais naquela ilha. E ao menos nessa parte o jogo trabalhou muito bem, pois apesar dos grumps terem características físicas bem semelhantes, a personalidade e vozes são características únicas de cada um, o que deixa ainda mais interessante ouvir o que eles tem para falar ou presenciar uma reunião entre eles. As missões que eles oferecem também são baseadas muito em sua própria personalidade e interesses.

No geral a história é até bem interessante, tanto a principal como as secundárias (apesar das secundárias terem uma dinâmica melhor). Porém o jogo consegue surpreender com o final, seja de forma positiva ou negativa, pois isso dependerá do jogador. Mas caso alguém esteja jogando atualmente ou pretenda jogar, podem esperar um final estranho e diferenciado para o contexto geral do jogo.

Jogabilidade

Já a jogabilidade acaba sendo bem simples e causal, podendo ser resumida em atender pedidos (missões) dos grumps, capturar bugsnax e alimentar os grumps com eles. Cito que ele é um jogo casual porque não existe nenhuma espécie de punição dentro do jogo que faça o jogador repetir alguma tarefa ou que necessite de alguma evolução/melhoria na habilidade motora. A maior dificuldade mesmo é conseguir capturar algumas espécies de bugsnax e cumprir tarefas que são ofertadas.

Apesar da maior dificuldade ser a captura, em alguns casos essa mecânica é extremamente simples, precisando apenas de analisar o bugsnak com a câmera, verificar seu trajeto e colocar uma armadilha de captura no local para prendê-lo. Porém nem todos os seres da ilha são simples da mesma forma, sendo muitas vezes necessário mudar o estado elemental do bugsnak ou criar intriga entre eles para conseguir pegá-lo. E para que essa caça seja bem sucedida, o jogo disponibiliza 6 ferramentas e 1 câmera para ajudar a analisar e capturar esses bugsnax. O jogo também permite que muitas vezes essas ferramentas possam ser utilizadas de diversas maneiras criativas, seja para capturar ou criar situações de captura dos bichos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZOW9VUHpoLnBuZw==

E mesmo existindo alguma dificuldade no jogo, quando se chega ao final da história após ter feito muitas missões secundárias ou coletado quase todos os bugsnax por conta própria, cumprir certos objetivos que ainda restam acaba ficando monótono por já ter adquirido o conhecimento de toda a área e bichos do local. Por esse motivo acaba faltando um fator novidade para equilibrar com a quantidade de missões existentes dentro do jogo, pois a partir de certo ponto o jogador já viu tudo que estava disponível no mapa e continua recebendo missões repetitivas.

Bugsnax também possui algumas personalizações que o jogador pode fazer da forma que quiser, como montar sua própria casa com os itens que consegue ao cumprir tarefas e alimentar os grumps para que eles mudem de forma dependendo do que comem. Achei que os grumps perderam um pouco das suas características ao alimentá-los, mas para quem gostar de personalizá-los existem no total mais de 100 espécies de bugsnax que servirão para modificar o corpo dos personagens.

Slide https://i.imgur.com/K0oOzUM.png;;;https://i.imgur.com/Oebpa2v.png;;;https://i.imgur.com/bDgt5mi.png

Após cumprir algumas missões, alguns grumps levarão o jogador a áreas escondidas ou que precisam habilitar algum mecanismo para ter acesso a um bugsnak lendário. Para capturá-los o jogador terá que descobrir como enfraquece-los e finalmente capturá-los para alimentar o grumpu que solicitou ajuda. Os desafios poderiam ser melhores mas entre um lendário ou outro pode acontecer de ter que pensar um pouco mais para entender como derrotá-lo.

Gráficos, trilha sonora e desempenho

Agora focando na parte audiovisual do jogo, tanto o visual quanto as músicas tocadas são bem simples e nada marcantes. O gráfico por si só não consegue chamar tanta atenção por não ser tão bem elaborado, mas o design dos grumps e bugsnax conseguem equilibrar um pouco dessa falta de capricho, pois é legal de observar suas esquisitices, formatos e jeito de andar. Ao menos nessa parte dos seres da ilha foram feitos de forma bem criativa, ainda mais se tratando de mais de 100 deles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9NUWlDWmVzLnBuZw==

A trilha sonora por outro lado não consegue ser memorável em nenhum momento do jogo. Nem mesmo nos momentos de exploração ou de conversa com os grumps a música consegue agregar na qualidade. Nisso poderiam ter trabalhado bem mais já que na maior parte do tempo o jogador ficará explorando o mapa e caçando bugsnak, e com uma trilha sonora mais trabalhada agregaria mais a isso.

E sobre o desempenho, mesmo sendo um jogo bem simples, notei muita queda de frames no Xbox, em específico na cidade de Snaxburg. Joguei em um Xbox Series S, mas também existem relatos dessa falha de desempenho no Switch e Xbox Series X. O problema parece também ter atingido o PlayStation na época em que foi lançado, mas provavelmente já foi corrigido. Isso aparenta ser um bug pois o problema depende para onde a câmera está virada e o horário do dia, mas acaba atrapalhando muito a experiência porque boa parte do tempo passado no jogo será na cidade interagindo com os grumps.

Conclusão

Então no geral Bugsnax é um jogo bem divertido e com uma ideia diferente do convencional. Quem for jogar passará umas boas horas ouvindo histórias divertidas, cumprindo missões estranhas, alimentando grumps e personalizando o visuais da casa. Para quem gosta de alguns desafios de puzzle, o jogo pode ser uma boa escolha e provavelmente ele conseguirá entregar uma boa diversão nesse sentido, mesmo muitos destes desafios sendo simples e fáceis.

Apesar de existir alguns problemas que poderiam ser sanados para entregar uma melhor experiência final, principalmente na parte de desempenho na cidade, ainda é possível se divertir com as missões e exploração do jogo.

O jogo também contém uma expansão que acrescenta uma ilha nova, Bugsnax novos, histórias de alguns personagens e alguns poucos elementos que variam a jogabilidade (mas nada que seja muita novidade). Essa expansão também vale a pena ser testada caso tenha gostado do jogo principal.

**Disponível nas plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

**Possui legenda ou dublagem em português: Apenas legenda.

8.0
Nota
Jogo bem casual mas muito divertido, bem humorado e com uma ideia diferente do convencional
Prós
  1. Personagens com personalidades únicas
  2. Variedade na captura de bugsnax
  3. Variedade dos tipos de bugsnax
  4. Histórias secundárias são legais
  5. Jogo bem humorado
  6. Design dos seres da ilha
Contras
  1. Repetitivo após liberar quase tudo
  2. Péssimo desempenho no acampamento
  3. Mapas pouco trabalhados para exploração
  4. Trilha sonora poderia ser melhor trabalhada
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque