US$ 7,59 bilhões da receita do PlayStation ao longo de 2021 veio através de Micro-transações
A questão das Micro-Transações nos videogames sempre foi fonte de discussão e controvérsia entre os jornalistas e fãs, entre aqueles que não veem nenhum mal e aqueles que as consideram um método para espremer as carteiras da maioria dos consumidores. O fato é que para o PlayStation essa área se mostrou muito lucrativa.
No último ano fiscal de 2021, a Sony Interactive Entertainment (SIE) atingiu US$ 7,59 bilhões em receitas de Micro-transações, o que engloba a venda de DLCs, Expansões e todo tipo de compras in-app no geral.
Em termos de comparação, o número caiu um US$ 1 bilhão em relação ao registrado um ano antes, no entanto os números ainda são importantes e mostram como para o PlayStation o setor de jogos Free-to-Play (que inclui jogos de enorme sucesso como Fortnite, COD Warzone e Apex Legends), que prosperam em add-ons pagos, é fundamental, considerando que 31% do total de receitas da empresa vêm daqui, mais do que o setor de hardware e jogos digitais.
Neste ponto, as palavras de Jim Ryan, CEO da PlayStation Studios, que afirmou que o futuro dos jogos está nos Jogos como Serviço (GaaS), setor no qual a empresa pretende investir cada vez mais (como na compra da Bungie), se mostra correto.
Enquanto isso, a Sony anunciou também um investimemto US$ 308 milhões para fortalecer o PlayStation Studios, com o objetivo de aumentar o potencial de suas equipes e das IPs que possuem. Lembramos que a divisão First-Party da Sony tem objetivo de lançar até 10 Jogos como Serviço/GaaS exclusivos até 2026.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.