Presidente da Square Enix declara que quer manter sua identidade japonesa em seus jogos

Presidente da Square Enix declara que quer manter sua identidade japonesa em seus jogos

Apesar de já ser um pouco contraditório
#Games Publicado por Sr Ori, em

O Presidente da Square Enix forneceu uma entrevista com o Yahoo! e disse alguns dos seus pensamentos sobre jogos japoneses e ocidentais. Iniciando sua entrevista, Matsuda afirmou que se um criador de jogos for dedicado à sua visão ele terá uma probabilidade maior de sucesso no lançamento de seu jogo, pois essa paixão ressoa com jogadores com ideias semelhantes.

"Nosso trabalho é continuar inovando a diversão no entretenimento. Então, o que é interessante? Se soubéssemos disso, não teríamos problemas. No caso dos jogos, acho que se o criador tiver fortes crenças e persistência, há uma grande probabilidade de o jogo ter sucesso. Tenho certeza de que em algum lugar por aí existem pessoas com ideias semelhantes que compartilham as mesmas crenças que o criador e que simpatizam umas com as outras."

Matsuda também informou que estar em seu cargo é como estar envolvido no desenvolvimento do jogo, mas é o lado do presidente é ter que esperar até que o jogo esteja completamente pronto.

"Se você intervir muito enquanto a equipe de desenvolvimento está trabalhando duro, porque você está preocupado, não vai dar certo, disse ele. Você não deve abrir a tampa do pote muitas vezes ou espiar dentro do pote sem permissão só porque está preocupado. Por isso, achamos importante esperar pacientemente que o desenvolvedor, que é o cozinheiro, faça a comida."

Mas focando no tópico sobre mercado geral de jogos, ele menciona que essa parte tem se globalizado cada vez mais. Observando do ponto de vista de que o mercado de jogos japoneses costumava ser grande e agora está deteriorado se perto da China e Estados Unidos.

"Se você não é reconhecido mesmo globalmente, não pode fazer negócios."

Apesar de poderem transformar seus jogos para atingirem mercados globais, para Matsuda, qualquer tentativa de atrair um determinado grupo demográfico imitando seu estilo resultaria em fracasso.

"Curiosamente, no entanto, mesmo que os japoneses imitem os jogos ocidentais, eles não serão capazes de produzir bons jogos do tipo. Os desenhos de monstros e os efeitos visuais e de áudio são todos um pouco japoneses. E jogadores de todo o mundo sabem que [um determinado elemento] é o que torna os jogos japoneses bons. Os mercados estrangeiros são importantes, mas não basta desenvolver para eles."

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9MNWZhYzhhLnBuZw==

Mas mesmo com todo esse discurso por parte dele, alguns pontos acabam entrando em contradição com a situação da Square Enix atual. Citando como exemplo seu departamento de ética, o departamento sugere que está mais satisfeito com os jogos sendo modificados para sensibilidades estrangeiras e faixas de classificação etária, mesmo que isso fosse contrário a ideia do criador da obra.

Outra contradição mais recente é o lançamento do jogo Forespoken, o qual utiliza um estúdio japonês para desenvolver um jogo no estilo ocidental. Com lançamento previsto para 11 de outubro para PC e PlayStation 5, Forspoken verá uma jovem nova-iorquina, Frey Holland, jogada no mundo de fantasia de Athia, onde ela de repente se vê desenvolvendo poderes mágicos e, posteriormente, deve lutar pela sobrevivência em meio à perseguição do governantes tirânicos da terra.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9nWVVsd1ZRLnBuZw==

Apesar da declaração do presidente e a contradição em alguns pontos, a Square Enix tem lançado jogos variados e em boa quantidade durante o ano. Os jogos desenvolvidos por ela algumas vezes não tem sido correspondida com aclamação e retorno financeiro suficiente do público, mas talvez ela volte a acertar cada vez mais no futuro.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por coca,