Nintendo não gosta quando descrevem videogames em geral como Nintendo

Nintendo não gosta quando descrevem videogames em geral como 'Nintendo'

Entenda o motivo por trás desse comportamento.
#Mundo Publicado por Bully Maguire, em

Se você percorreu a internet por tanto tempo quanto nós, você pode ter encontrado um pôster de 1990 da Nintendo, corrigindo seus usuários sobre como usar a palavra "Nintendo".

Embora este anúncio possa parecer Mario dando uma lição de gramática à sua avó, quando essa imagem chegou pela primeira vez na internet, ela foi passada como a pompa usual da Nintendo; uma empresa arrogantemente dizendo à sua base de fãs o que eles podem e não podem fazer, no entanto, tem uma razão muito mais pessoal para existir.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMubmludGVuZG9saWZlLmNvbS8xNjMyNmExMDk5ODEyL25vLXN1Y2gtdGhpbmctYXMtYS1uaW50ZW5kby5sYXJnZS5qcGc=

Agora, pode-se pensar: “Certamente chamar tudo de “Nintendo” seria altamente benéfico para o Big N? É publicidade gratuita e força a concorrência”. E, sim, embora fosse mais lucrativo eliminar produtos rivais, no mundo da lei de marcas registradas, é literalmente a pior coisa possível que pode acontecer a uma empresa.

Veja bem, para receber uma marca para seu produto, serviço ou empresa, tem que ser uma palavra altamente específica, ou palavras para descrevê-lo. Por exemplo, você nunca poderia registrar o termo “videogame”, pois não é apenas um termo incrivelmente amplo para começar, mas também faz parte do léxico público; uma frase que todos usam para descrever o meio.

Tudo isso decorre da Lei de Marcas Registradas Fritz G. Lanham dos EUA de 1946, onde a seção 15 contém a cláusula:

(4) Nenhum direito incontestável será adquirido sobre uma marca que seja o nome genérico dos bens ou serviços ou parte deles, para os quais está registrada.

O que, em outras palavras, significa que, desde que sua marca seja única e permaneça única, você ficaria seguro.

Mesmo nos últimos vinte anos, vários nomes de produtos se tornaram parte do léxico. Quando você toma um iogurte, você o chama de Danone? Você usa a lâmina de barbear ou Gillette? Com que frequência você olhou para uma imagem online que suspeita ser falsa e disse “Isso parece Photoshopado” ou, ao pesquisar informações, “ Vai dar um Google”? [trecho adaptado]

É por isso que a Nintendo, Adobe e quanto o Google fazem frequentes solicitações públicas pedindo a seus usuários que alterem suas frases, temendo uma possível perda.

Apple perdeu os direitos da palavra 'App' desse jeito

Assim, quando uma palavra de marca registrada se torna parte do léxico público, ela é considerada “Genérica”; em outras palavras, um adjetivo se torna um substantivo. E quando isso acontece, seu uso pode ser legalmente contestado por qualquer pessoa.

Por exemplo, em 2019, a Apple perdeu os direitos de marca registrada do termo “App” e “App Store” após ser contestada pela Amazon no tribunal para que pudesse usar as frases em sua linha de tablets.

IMAGEaHR0cHM6Ly9ici5hdHNpdC5pbi93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMS8xMC9hcHBsZS1jb21lbW9yYS1vLWxlZ2Fkby1kZS1zdGV2ZS1qb2JzLmpwZw==

Mesmo grandes marcas, como a Coca-Cola, estão atualmente em terreno instável para perder sua marca registrada da Coca-Cola, pois a grande maioria das pessoas pedirá uma "Coca" em um restaurante, mesmo que esteja pedindo qualquer bebida de cola, não especificamente a Coca Cola. . É algo que o léxico evoluiu para descrever a bebida, não importa quantas vezes seu garçom responda: “…Pode ser Pepsi?”.

Para encurtar a história, se você não quer que tudo nos jogos seja marcado como “Nintendo” no futuro, quer a empresa tenha feito isso ou não. Da próxima vez que sua avó perguntar se você está jogando como Halo em um de seus Nintendos, certifique-se de corrigir os adjetivos dela (ou incentivá-la se você for um fã bastante vingativo da Sony ou Xbox!)

Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

Ele é foda, ele toma leite e come biscoitos, uma fera enjaulada, uma máquina, ele é Bully Maguire.

Usuário do Site
Publicações em Destaque