Hermen Hulst e Jade Raymond explicam motivos que levaram a aquisição da Haven pela Sony

Hermen Hulst e Jade Raymond explicam motivos que levaram a aquisição da Haven pela Sony

PlayStation afirma que a aquisição é mais um de seus grandes passos dentro dos Jogos como Serviço e Jogos Multiplayer
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Há algo um pouco diferente no plano da PlayStation ao adquirir a Haven Studios, conforme anunciado algumas horas atrás.

Historicamente, a Sony gosta de ter um pequeno período de contato com os estúdios com quem faz parceria, onde eles podem lançar alguns jogos juntos antes de adquirir esse estúdio. Foi o que aconteceu com a Naughty Dog, Guerrilla, Media Molecule, Insomniac Games, Bluepoint Games e Housemarque.

No entanto, a Sony anunciou sua parceria com a Haven há pouco mais de um ano. A desenvolvedora pode estar cheio de rostos estabelecidos que são responsáveis ​​por jogos de sucesso como Assassin's Creed, mas ainda é um novo estúdio. Ainda está crescendo. Nem foi anunciado o jogo de PS5 em que eles estão trabalhando, muito menos lançaram algo. Então, por que fazer o negócio já agora?

"Você está certo, poderíamos ter continuado na capacidade de ser um parceiro de desenvolvimento externo", reconhece o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst.

"Mas o que a Haven criou é tão emocionante para nós, havia apenas um desejo de aprofundar esse relacionamento. Ficamos muito impressionados com a forma como a Haven está se progredindo."

A aquisição da Haven dará continuidade ao foco de investimento atual da Sony em Jogos como Serviço (Games-as-a-Service) e Jogos Multiplayer. Embora a empresa tenha feito vários jogos online antes, ela é mais conhecida hoje por títulos cinematográficos como God of War e Spider-Man. Ela se apoiou nessa reputação durante o lançamento do PS5, tanto pelo marketing quanto pelos títulos lançados até agora.

No entanto, a empresa está ansiosa para dar foco nos GaaS. No ano passado, adquiriu um torneio de e-Sports (o evento de luta EVO), além de Hermen Hulst ter confirmado que seus atuais estúdios internos (Naughty Dog, Guerrilla, Sucker Punch, etc.) estão contratando desenvolvedores para criar Jogos como Serviço, alem de estar fazendo parceria com estúdios multiplayer externos e, em janeiro, fez seu movimento mais significativo ao adquirir a Bungie, autores de Destiny.

E vem apoiando tudo isso fortalecendo suas equipes internas de suporte para ajudar a gerenciar vários projetos Games-as-a-service. Como afirmou a PlayStation Studios no início desse ano, a Sony pretende lançar 10 Jogos como Serviço/Live-Service até 2026.

“Obviamente, sempre continuaremos fazendo esses jogos baseados em narrativas como Ghost of Tsushima, The Last of Us e Horizon Forbidden West”, enfatiza Hulst.

"Mas você percebeu corretamente que estamos investindo em Jogos como Serviço, porque isso é incrivelmente empolgante para nós. Isso nos permite construir mundos maiores, nos permite criar conexões sociais realmente significativas entre os jogadores."

"Temos alguns agora em desenvolvimento ou conceituação, então sim, estamos configurando recursos internamente. Mas exatamente por esse motivo, é tão emocionante para nós receber na família um grupo de pessoas que têm muita experiência com Serviços Vivos e Jogos como um Serviço."

"Para ter essas capacidades centrais que estamos configurando interagir com pessoas que fazem isso há muito tempo... essa noção de que clientes exigentes criam grandes capacidades, que geralmente é verdade no desenvolvimento de jogos."

"É realmente emocionante para nossos serviços centrais e grupos de tecnologia. Para eles trabalharem com uma empresa de classe mundial como Haven... isso é ótimo. E está alinhado com a estratégia de diversificar os tipos de jogos que estamos oferecendo à nossa base de fãs."

Para a Sony, está claro o que Haven traz para a mesa. É uma equipe experiente trabalhando no tipo de jogo que eles procuram e tem o bônus de dar a eles uma presença no Canadá.

Para Haven, Jade Raymond diz que a Sony fez jus à sua reputação de dar aos desenvolvedores "a latitude para fazer os jogos que sonhamos em fazer".

"É essa reputação de realmente apoiar equipes criativas e sua visão, e a compreensão do processo de desenvolvimento e o que é preciso para chegar a essa qualidade que estamos tentando alcançar."

"E é claro que estamos empolgados com o PS5. A ideia de fazer um jogo exclusivo para PS5... temos muitos fãs do PlayStation na equipe, e foi um grande fator de atração estar entre esses estúdios first-party."

Ela acrescenta:

"O PlayStation tem seu próprio molho secreto exclusivo para chegar a esses jogos incríveis. Não é por acaso que você vê tantos blockbusters de mais de 90/100 da Sony. É porque eles fazem algo um pouco diferente, e isso é o que experimentamos no ano passado."
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro