Universo Paralelo das Trilhas Sonoras | Hotline Miami vs Megaman

Universo Paralelo das Trilhas Sonoras | Hotline Miami vs Megaman

Quais os paralelos entre essas trilhas?
#Artigos Publicado por Akuma, em

Ah, o som. O ar vibrando em diferentes frequências que nos faz interagir com o mundo de uma forma completamente sensorial, (e invisível) mas que de certa forma nos enche os olhos. Um dos aspectos mais importantes de qualquer mídia visual é justamente aquilo que não se vê, e sim se sente: o Som. E com som podemos falar de design de áudio, som ambiente, efeitos sonoros, mixagem de som e etc. Porém, a parte de áudio em que vou me propor a falar nessa série de artigos será o que para mim é a parte um pouco mais abrangente e cativante entre todas, que é a Trilha Sonora.

Desde os tempos do cinema mudo, era a trilha sonora quem era responsável por ditar o ritmo e teor emocional das cenas exibidas. Como as câmeras da época não eram capazes de gravar os sons ambientes das cenas e nem as falas dos atores, a trilha era executada geralmente ao vivo no piano, onde era normal haver pessoas que usavam objetos para imitar os efeitos sonoros tais como trovão, galope de cavalo e por aí vai. Nos filmes mudos, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, como por exemplo mímica, e letreiros explicativos contendo as falas dos personagens ou exibindo onomatopeias. A trilha sonora sempre deixava claro se o tom era comédia, drama, aventura, e nessa época foram criadas trilhas clássicas instrumentais que são usadas até os dias de hoje.

QjN6b0llWEctQkU=

Charles Chaplin em três minutos de cinema mudo

Xzc5NzFhUk9za3M=

Cinema Mudo Neightbors (1920) - Buster Keaton

Se a trilha sonora é responsável por deixar os filmes mais marcantes há tanto tempo, nos jogos também não seria diferente. Mesmo os primeiros jogos comerciais fabricados já continham um design de áudio elaborado e rico principalmente para os padrões da época. O clássico Pong de 1972 continha respostas sonoras para as ações executadas em tela, como som do rebate da bolinha, e o som executado quando alguém fazia um ponto.

cWhhUzJ1TU5Uakk=

Efeitos Sonoros de Pong

E como esquecer Pac-Man, em que o som “ wakka wakka wakka” simplesmente grudava em nossas cabeças? Pac-Man inclusive continha diversas respostas sonoras para variados tipos de ação: o som ao comer as bolinhas normais, o som ao comer as frutas especiais, o som ao capturar um fantasma, o som ao tocar um fantasma, etc.

bnBPcHI3anVOMVk=

Efeitos sonoros de Pac-Man

Porém meu intuito com essa série é falar não de design de áudio, ou respostas e recompensas sonoras em jogos, e sim abordar sons mais constantes nessa mídia que amamos tanto. A Trilha Sonora é uma parte fundamental em qualquer jogo, pois uma trilha fraca não consegue entregar o peso necessário de uma cena dramática, ou não consegue gerar adrenalina em uma cena frenética de um jogo de ação. Para mim especialmente, esse é o segundo ponto mais importante de qualquer jogo, atrás somente da jogabilidade do mesmo. Eu prezo pela trilha mais do que pelos gráficos e história, e muitas vezes me flagro me divertindo muito com algum jogo justamente por causa de suas músicas. E um dos jogos recentes em que zerei que mais me fez ficar com sua trilha sonora em minha cabeça foi Hotline Miami. Esse é o exemplo perfeito que consigo citar de trilha sonora acima dos gráficos. (Porém gostaria de deixar claro que gosto demais da pixel art linda, bem como os detalhes extremamente detalhados.)

Hotline Miami é um jogo difícil em que o fracasso é além de normal, esperado, e seu fluxo de gameplay consiste em entrar em um ambiente lotado de inimigos e eliminar todos os alvos da forma que for possível, em que para executar isso você precisar estar afiado em seus reflexos e completamente alinhado com o jogo, basicamente entrar no flow do processo mesmo, visto que tudo no jogo é hitkill. Muito dessa concentração exigida para conseguir superar obstáculos de fases cada vez mais difíceis provém de sua magnífica trilha sonora, que dita o ritmo constante das fases, e que muitas vezes te injeta a dose de adrenalina necessária a tal ponto que falhar na fase já não chega a ser tão ruim, pois isso permite que você desfrute mais e mais de suas músicas.

Jogando Hotline Miami, me veio muitas lembranças de uma outra franquia em que sua trilha sonora era basicamente um novo personagem a cada fase: Megaman, nesse caso especificamente o primeiro jogo, laçando originalmente para o NES (Nintendinho). Mas qual a semelhança que existe entre essas duas trilhas sonoras tão distintas, separadas por praticamente 30 anos de distância, sendo uma de gênero synthwave eletrônico, e a outra sendo eletrônico de 8-bits? Vamos descobrir logo abaixo.

Mega Man 1 | Ditando o Clima a Cada Fase

Não tem como falar desse jogo sem falar de sua trilha sonora. Mesmo antes do jogo começar de fato sua música de Seleção de Tela já mostra o teor do jogo: uma batida rítmica futurista de aventura!

OG5IQWRlOVhfRDQ=

A mente responsável por trás de todas as músicas e efeitos sonoros foi a compositora Manami Matsumae, que também assinou e participou da trilha sonora de jogos como Mega Man 2, Final Fight, Dynasty Wars e Batman: Return of the Joker. Nascida em 25 de dezembro de 1964 em Tokyo no Japão, Matsumae foi peça responsável na criação da trilha sonora em diversos jogos na Capcom, mas foi com Mega Man 1 em que a mesma ganhou notoriedade mundial. Usando um driver de áudio programado por Yoshihiro Sakaguch, as notas musicais foram convertidas para linguagem de computador. Devido a limitação técnica da época, Matsumae teve o desafio de poder usar somente 3 notas juntas por vez para toda a trilha sonora, além de criar todos os demais efeitos sonoros do jogo na mesma condição.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuZGlzY29ncy5jb20vSVVlc0hMeEJSSUEwZFBwaDVTODZTV2JsamdZPS82MDB4NDQ2L3NtYXJ0L2ZpbHRlcnM6c3RyaXBfaWNjKCk6Zm9ybWF0KGpwZWcpOm1vZGVfcmdiKCk6cXVhbGl0eSg5MCkvZGlzY29ncy1pbWFnZXMvQS0xNzAwNjA5LTE0NjMzMjcxMjktNjUwNC5qcGVnLmpwZw==

Em Mega Man você precisa derrotar vários chefes em diferentes fases, sendo cada fase pertencente a uma temática relacionada ao chefe daquele estágio. As fases tem como tema por exemplo o fogo, gelo, estilo industrial, etc. Além de toda estética visual das fases, sua trilha sonora também acompanha e acrescenta os conceitos da fase.

Isso pode ser notado de forma fácil quando comparamos as trilhas “Fire Man Stage” e “Ice Man Stage”. Enquanto a “Fire Man Stage” tem ritmo mais acelerado e ditado, a mesma consegue dar a impressão de um clima quente e perigo constante, trazendo sensação também de velocidade.

OU9Seld4WTBFbk0=

Ao mesmo tempo, “Ice Man Stage” traz um sentimento maior de opressão e alerta, justamente por ser uma fase de plataformas escorregadias, onde é necessário ter mais precisão nos pulos, e com isso é necessário mais planejamento. Uma trilha muito acelerada e rítmica nessas condições não seria ideal, pois a fase não condiz com a ansiedade gerada por trilhas assim. Em fases em que os desafios te obrigam a priorizar o planejamento e cálculo do que simplesmente agir rápido, é ideal o uso de trilhas mais compassadas e lentas, porém que consigam trazer a sensação de tensão.

OXVkb0FzZW1Uc2s=

Seguindo nesse pensamento, a música reproduzida nas batalhas de chefe consegue imediatamente te passar o que ela precisa: Desafio e atenção. O início com a escala sendo executada de forma rápida e frenética, seguida do seu looping de escalas rápidas já te põe de cara na ação antes mesmo do chefe aparecer em tela, e essa descarga de adrenalina é essencial na tensão de se enfrentar os chefes desse jogo

NVdkdXZJMENaNGM=

Eu gostaria de deixar um destaque para a trilha “Elec Man Stage”, pois ela me pega direto na nostalgia mesmo! Acho ela bem acolhedora, e seu ritmo é de aventura, lembrando os jogos de fantasia heroica da época, sendo essa a minha trilha preferida no Mega Man 1.[/youtube]

https://www.youtube.com/watch?v=CJdFxTOysjo[/youtube]

Ah, e claro, destaque para o tema de vitória, que desencadeia a sensação de dever cumprido na nossa corrente sanguínea:

Y2NBd0NVZ3FHWVE=

Hotline Miami 1 & 2 – Adrenalina Alucinógena

Certas coisas são melhores compreendidas quando mostradas ao invés de explicadas, sendo assim antes de mais nada, vamos ler o texto abaixo com a música abaixo de fundo:

OW80TEt6YU1hT28=

O Synthwave é um estilo musical surgido em meados dos anos 2000, sendo descrito basicamente como a abordagem e interpretação dos anos 80’s em relação aos futuros anos 2000 no contexto musical, cultural e visual. O estilo é principalmente instrumental, e normalmente contém elementos “clichê” dos anos 80 nas músicas, como baterias eletrônicas, gated reverb, sintetizadores analógicos, tudo para se assemelhar com as trilhas e a ambientação daquele período. O synthwave foi fortemente inspirado pela new wave e trilhas sonoras de filmes, videogames e séries de televisão da década de 1980 e 1990. A partir de meados dos anos 2000, o gênero se desenvolveu a partir de várias comunidades de nicho na internet. Esteticamente, o synthwave ganhou uma perspectiva de retrofuturismo, sendo também chamado de retrowave, emulando cenas de ficção científica e ação dos anos 80. Exemplos de estéticas vistas em filmes e videogames são: F-Zero, In Time, Blade Runner, Drive, Grand Theft Auto: Vice City, Far Cry 3: Blood Dragon, e claro, Hotline Miami.

IMAGEaHR0cHM6Ly93MC5wZWFrcHguY29tL3dhbGxwYXBlci8xODIvMjQyL0hELXdhbGxwYXBlci1zaGVyaWZ0LXJldHJvLXJvYWQtcmV0cm93YXZlLXJvYWQtYXJ0aXN0LWFydHdvcmstZGlnaXRhbC1hcnQtYmVoYW5jZS5qcGc=

Com essa noção do gênero em mente, Hotline Miami faz um ótimo trabalho em apresentar o gênero em sua melhor forma, seja pela sua direção de arte com cores recorrentes do estilo, seja principalmente pela sua trilha sonora. Ao contrário de Mega Man, a trilha sonora de Hotline não é original. O estúdio Dennaton Games usou músicas licenciadas para compor a trilha sonora de ambos os jogos. Porém não pense que isso significa que a trilha do mesmo carece de qualidade ou ritmo, pelo contrário. Para muitos fãs da franquia, a sua trilha sonora é justamente seu principal ponto forte. Como tratado anteriormente sobre a relação da trilha com a fase e com o momento do jogo, Hotline Miami faz um excelente trabalho em embalar a ação frenética do jogo com músicas que parecem encaixar exatamente com a adrenalina na fase.

A faixa “Hydrogen” do artista “M.O.O.N” é de uma das primeiras fases do jogo, executada logo no capítulo 3. Esse capítulo é essencialmente seu primeiro teste verdadeiro no jogo, visto que as fases anteriores são mais voltadas para o tutorial. Como primeiro desafio, a trilha encaixa perfeitamente, com seu início que tem somente a batida, e que a cada conjunto de tempo ela vai ganhando mais elementos e instrumentos, ficando cada vez mais frenética e rítmica. É normal nessa fase você se flagrar balançando o pé no ritmo da música, e até movimentando o personagem no mesmo ritmo

U05FMm9DWkhfNGs=

E o que dizer da faixa “Miami Disco” do artista “Perturbator” que imediatamente te faz sentir como se estivesse dirigindo um conversível prateado em uma praia de Miami durante o pôr do sol, observando as paisagens e as nuvens no céu laranja.

MTdXbWI4MjNNZ2M=

Mas nem tudo se resume a adrenalina em Hotline Miami, pois o jogo também tem sua dose de trilha sonora mais contemplativa e reflexiva, como a lisérgica “Horse Steppin' do artista “Sun Araw”, executada nos momentos fora de ação:

d2EzcXFmZ3AxTnM=

Por falar em tranquilidade e sensação de dever cumprido, a faixa “Miami” do artista “Jasper Byrne” traz imediatamente um frescor junto com sensação de descanso. Ela é executada sempre que você completa uma fase. Perfeito!

SUt1QS1tXzZlT28=

Como menção honrosa, eu não posso deixar de colocar minha música preferida da franquia. A canção “Roller Mobster” do artista “Carpenter Brut” é de longe o maior soco musical da série, e para mim, é a que mais me faz bater cabeça e viajar curtindo o som. Aliada ao momento em que é executada em Hotline Miami 2 (não entrarei em spoilers), é simplesmente inesquecível. Um começo contemplativo seguido de batidas extremamente pesadas e agressivas fazem dessa para mim a faixa mais marcante de toda a série:

cUZmeWJuX1c4QWs=

Paralelos entre Mega Man e Hotline Miami

Eu poderia ser rápido e dizer que ambas as trilhas são instrumentais e sintetizadas e ponto. Porém além disso, as duas trilhas fazem algo de forma magistral: Ditam o clima da fase de forma perfeita. Enquanto a trilha de Mega Man foi feita em uma época de tecnologia mais baixa, isso permitiu mais criatividade no sentido de ter que inovar e pensar em outras formas de fazer o som conversar com o visual, com batidas eletrônicas, baixo marcantes e muito sintetizador, tudo isso convertido em código de programação! Do outro lado temos uma trilha bem mais atual, com diversos recursos e tecnologias à disposição, que mantém muito bem o legado aprendido ainda nos primórdios dos videogames, que diz respeito de ditar o clima e espaçamentos de cada parte da gameplay. Não são trilhas parecidas quando analisadas de forma direta, mas que destrinchando e prestando atenção no momento em que elas tocam, é possível enxergar essa relação. Ao fechar o olho eu lembro da fase que toca aquela trilha, e ouvindo a trilha eu lembro da fase. É como uma simbiose, onde o visual fica verdadeiramente completo devido ao sonoro.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMC5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym46QU5kOUdjUVRiSTExVmxCN1dwNm82R015ZC04OTUtQ19FcTU4MTVab0xnJnVzcXA9Q0FV

É isso caro GVnianos. Há tempos eu estava reunindo pensamentos e anotações para poder a voltar a escrever artigos para cá. A música é algo essencial na minha vida, e em parte da minha vida foi a responsável direta por me salvar em várias situações, e me manter são e progredindo em diversas outras. Estudei música durante alguns anos da minha vida, e atualmente sou musicista há 13 anos. Eu tenho relação de amor com a música, é aquela sensação de ouvir algo e imaginar cenas, criar clipes na cabeça, arrepiar com solos de guitarra ou arranjos de contrabaixo, sacudir cabeça com os bumbos da bateria ou simplesmente contemplar o som dos metais como saxofone ou trompete. Sendo assim pretendo de vez em quando trazer artigos sobre trilhas sonoras, e já penso em no próximo abordar a trilha de Bloodborne em relação com algum outro jogo que não necessariamente remeta a Bloodborne, mas que haja paralelos entre suas trilhas, e inclusive falar de jogos musicais também.

Gostou? Não deixe de deixar sua opinião desse artigo logo abaixo na sessão de comentários. Até a próxima!

Fonte: Wikipedia
Akuma
Akuma #TelaBrancaDoAkuma

Jogador desde criancinha, e assim será até a velhice.

Colaborador do Site, Curitiba
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque