Take-Two Interactive, dona da Rockstar e 2K, anuncia aquisição da Zynga por US$ 12,7 bilhões

Take-Two Interactive, dona da Rockstar e 2K, anuncia aquisição da Zynga por US$ 12,7 bilhões

Se tornando a maior aquisição de todos os tempos dentro da indústria de videogames
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Chocando não só o público mas também o mundo como um todo, a Take-Two Interactive anunciou na manhã do dia 10 de janeiro (segunda-feira) um importante novo passo para a empresa se tornar não só um grande conglomerado nos jogos eletrônicos voltados ao público hardcore de PC e consoles, mas também no meio mobile, mais especificamente o Android e iOS.

Através de um relatório divulgado por Strauss Zelnick, CEO da companhia, foi informado que a Take-Two Interactive está em processo de comprar a gigante empresa de jogos mobile Zynga pelo valor de US$ 12,7 bilhões. A Zynga é uma empresa de capital aberto, e por conta disso, a compra será efetuada em US$ 9.861 por ação (US$ 3,50 dele em dinheiro e os US$ 6,361 restantes em ações da Take-Two).

Na publicação oficial da compra bilionária, Zelnick diz:

“Estamos entusiasmados em anunciar nossa transação transformadora com a Zynga, que diversifica significativamente nossos negócios e estabelece nossa liderança posição no mercado mobile, o segmento de maior crescimento e expansão na indústria do entretenimento interativo [videogames]”, disse Strauss Zelnick, presidente e CEO da Take-Two.

"Essa combinação estratégica reúne nosso melhor console da classe e franquias de PC, com uma plataforma de publicação mobile diversificada e líder de mercado que tem uma rica história de inovação e criatividade. A Zynga também tem uma equipe altamente talentosa e profundamente experiente, e estamos ansiosos para recebê-los para a família Take-Two nos próximos meses. À medida que combinamos nossos negócios complementares e operamos em uma escala muito maior, acreditamos que entregará um valor significativo para ambos os grupos de acionistas, incluindo US$ 100 milhões de sinergias de custos anuais nos primeiros dois anos após o fechamento e na pelo menos US$ 500 milhões de oportunidades anuais de reservas líquidas ao longo do tempo.”

A compra da Zynga pela Take-Two Interactive faz desta a maior aquisição de todos os tempos dentro da indústria de jogos, superando a compra da Supercell pela Tencent (US$ 8,6 bilhões), a compra da ZeniMax Media pela Microsoft (US$ 8,1 bilhões) e a compra da King pela Activision Blizzard (US$ 5,9 bilhões).

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Sede da Zynga em San Francisco, Califórnia.

Frank Gibeau, CEO da Zynga, também deu uma declaração oficial:

“Combinar a experiência da Zynga em plataformas mobile e de próxima geração com os melhores recursos e propriedade intelectual da Take-Two permitirá para avançarmos ainda mais em nossa missão de conectar o mundo por meio de jogos, ao mesmo tempo em que alcançamos um crescimento significativo e sinergias juntos”, disse Frank Gibeau.

“Estou orgulhoso do trabalho árduo de nossa equipe para entregar um final forte até 2021, com um dos melhores desempenhos da história da Zynga. Nós somos incrivelmente animado por ter encontrado um parceiro na Take-Two que compartilha nosso compromisso de investir em nossos jogadores, ampliando nossa cultura criativa e gerando mais valor para os acionistas. Com esta transação transformadora, começamos uma nova jornada que nos permitirá criar jogos ainda melhores, alcance públicos maiores e alcance um crescimento significativo como líder na próxima era dos jogos.”

Formada em 2007, a Zynga emprega aproxidamente 2,200 funcionários e é mais conhecida pelas franquias de jogoss CSR Racing, Empires & Puzzles, FarmVille, Golf Rival, Hair Challenge, Harry Potter: Puzzles & Spells, High Heels!, Merge Dragons!, Toon Blast, Toy Blast, Words With Friends, e Zynga Poker.

Em 2013, a empresa esteve em negociações de ser comprada pela Microsoft e incorporada ao Xbox, na época comandado por Don Mattrick, mas a compra falhou. Poucos meses após isso, Mattrick deixou o Xbox para se tornar CEO e Presidente da Zynga, ficando no comando da empresa até 2015, quando deixou a companhia devido ao declínio e alta perda de valor da empresa. Desde então, Frank Gibeau está sob o comando de toda a empresa.

A empresa opera 31 estúdios de desenvolvimento espalhados pelo mundo, e é líder no mercado de jogos mobile, ao lado de nomes como a Gameloft, Supercell e King.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
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