Após anúncio da compra da Zynga por US$ 12,7 bilhões, ações e valor de mercado da Take-Two despencam em mais de 15%

Após anúncio da compra da Zynga por US$ 12,7 bilhões, ações e valor de mercado da Take-Two despencam em mais de 15%

Investidores temem que a compra bilionária só beneficie a Zynga, resultando num possível desastre para a Take-Two
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Foi exatamente um dia atrás que a Take-Two Interactive chocou o mundo e anunciou a aquisição da Zynga por US$ 12,7 bilhões, fazendo desta a compra mais cara em toda a história da indústria de jogos eletrônicos.

Com a poeira ainda rolando a solta, já no dia de hoje pudemos ver os primeiros resultados financeiros que o anúncio da compra está causando, tanto para a Take-Two quanto para a Zynga. Para a dona da Rockstar, as coisas não parecem estar indo tão bem, pois só nas últimas 24h a Take-Two teve uma queda de valor de mercado e preços de ações superior a 15%, em contrapartida, a Zynga teve um aumento de quase 40%.

Segundo informado por Daniel Ahmad da Niko Partners, isso se deve por conta do ceticismo dos investidores e acionistas a compra da Zynga por parte da Take-Two. Muitos acreditam que a aquisição está altamente superfaturada, e tal inflação pode gerar problemas financeiros para a empresa de GTA e Red Dead no futuro.

Outro ponto importante é que a Take-Two está comprando a Zynga através do mercado de ações (por conta da Zynga ter seu capital aberto), resultando na Take-Two tendo de pagar um bônus de 64% para evitar uma possível disputa de compra, no caso, para evitar uma outra empresa de comprar as ações da Zynga e adquirir a empresa das mãos da Take-Two.

Além de tudo isso, muitos investidores estão céticos quanto a entrada da Zynga na Take-Two, com muitos citando que a compra só deverá trazer benefícios para a empresa de jogos mobile, ao invés de ser um acordo em que ambas as partes saem com sucesso e lucro. Isso se deveu por conta da comparação do portfólio de IPs da Zynga, que ao ser colocado lado-a-lado com os de propriedade da Take-Two, não parecem se cruzar ao ponto de torna-los rentavelmente sustentáveis em conjunto.

Para usar de exemplo, foi comentado sobre a compra da King (autora de Candy Crush Saga) pela Activision Blizzard em 2015 por quase US$ 8 bilhões. Apesar de na época parecer um negócio com grande futuro, desde que a King se juntou a Activision, sua receita, lucros e número de usuários que jogam seus títulos diminuíram ano após ano. Também não podemos esquecer que as tentativas da King de emplacar jogos mobile usando franquias da Activision Blizzard não deu nada certo.

Esse é um caso bastante delicado, e caso a compra da Zynga pela Take-Two Interactive acabe de tornando mais um empecilho do que um benefício, muitos problemas podem surgir para ambas as empresas, e algo assim é bastante comum na indústria. De qualquer forma, teremos de esperar até o final de 2022, quando a compra tiver sido efetivamente completada, para entender melhor toda essa situação.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,