Activision Blizzard discute motivos que os levaram a vender a empresa para a Microsoft

Activision Blizzard discute motivos que os levaram a vender a empresa para a Microsoft

A empresa por trás de Call of Duty se une aos estúdios de Xbox num negócio de quase US$ 70 bilhões
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Em uma entrevista dada ao VentureBeat, Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard há mais de 30 anos, comentou sobre o futuro da empresa agora que ela está sendo adquirida pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões e se tornando parte dos Xbox Game Studios (Microsoft Gaming).

Kotick discutiu sobre os motivos da compra, o que mais influenciou na decisão, o que esperar em termos da qualidade final dos jogos da Activision agora que se tornará parte do Xbox, e tocou um pouco no assunto de se os jogos da empresa se tornarão do ecossistema Xbox, que engloba os consoles da marca, o Windows 10|11 e o Xbox Cloud Gaming no Android e iOS.

Falando do porque a Activision Blizzard quis se vender, Kotick diz que:

"Estávamos analisando ao longo dos próximos 2 anos e começando a perceber que precisamos de milhares de pessoas para poder executar nossos planos de produção. Precisamos deles em disciplinas como IA e Machine Learning, ou em análise de dados, ou em Nuvem e segurança cibernética criadas para fins específicos – e isso são coisas que simplesmente não temos. E essa competição por esse tipo talento é algo caro e muito difícil de encontrar."

"E assim, quando começamos a pensar em todas essas habilidades avancdas que precisamos dentro de nossa empresa, que não temos e que eram realmente necessárias, percebemos que deveríamos pensar em maneiras de conseguir esse talento. Este foi um reconhecimento e reconhecimento. E então Satya Nadella (CEO da Microsoft) e Phil Spencer (CEO da Microsoft Gaming) e eu conversamos por muitos e muitos anos sobre coisas maiores que poderíamos fazer juntos."

"E então, quando Phil ligou, aconteceu em um momento em que estávamos nos preparando para iniciar nosso processo de planejamento de longo alcance e percebendo que esses seriam problemas e desafios. Tivemos a discussão. Phil e eu nos conhecemos bem, e temos um ótimo relacionamento, e a Activision Blizzard tem um ótimo relacionamento com o Xbox. E quando você começa a pensar em todas as habilidades de que precisamos, todos os recursos de que precisamos e o que eles têm, tido fez muito sentido."

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Após a conclusão da compra da Activision Blizzard, o Xbox contará com mais de 36 subsidiárias internas.

Como você deve saber, desde julho de 2021 a Activision Blizzard vem se encontrando numa posição delicada devido as denúncias da empresa ser um local abusador e que não é justo aos seus funcionários, com até mesmo alegações de indução ao suicídio sendo feitas pelos chefões da empresa aos seus empregados se tornando parte de grandes discussões sobre o tema.

Kotick foi questionado se todos esses problemas, que consequentemente levaram ao declínio de quase 40% do valor de todo o valor de mercado da companhia, foi um fator decisivo na hora da venda da Activision Blizzard para a Microsoft:

"Acho que o que afetou o preço das ações de nossa companhia, mais do que tudo isso, foi o adiamento de Overwatch 2 e Diablo 4. E então acho que as pessoas começaram a ver que o Call of Duty deste ano (Vanguard) não era um jogo tão bom, resultando em baixas vendas."

"Então, acho que certamente o arquivo [do Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia] e o artigo do Wall Street Journal (WSJ) contribuíram para isso, mas as ações sobem e descem por várias razões. Acho que nossa visão era que a US$ 95 por ação com todo o dinheiro, isso é realmente um ótimo negócio para nossos acionistas. E então esse foi um julgamento fácil e independente. É um ótimo negócio."

Kotick também discutiu sobre Metaversos e sobre a volta ao mercado das franquias Guitar Hero e Skylanders:

"Phil e eu sempre estivemos alinhados sobre isso. O que realmente é o metaverso? Não é como a visão de Snow Crash de Neil Stephenson. É a visão evolutiva de uma coleção de jogadores. E acho que os jogadores serão a característica definidora do metaverso. É uma comunidade de jogadores ancorados em uma franquia. E então essas comunidades ancoradas em alguma experiência virtual maior que permite que você tenha acesso a seus amigos ou acesso a outro conteúdo."

"Você olha para todas as oportunidades que temos com uma empresa como a Microsoft. Vou te dar um ótimo exemplo. Phil e eu começamos a discutir coisas para o futuro. Vou citar 3 que são realmente convincentes. Eu quero fazer um novo Guitar Hero já faz um tempo, mas não quero adicionar equipes ou estúdios inteiros para fazer manufatura e cadeia de suprimentos e controle de qualidade para manufatura. E a escassez de chips é enorme."

"Nós realmente não temos a capacidade de fazer um Guitar Hero por conta disso. Eu tinha uma visão muito legal do que seria o próximo Guitar Hero, mas daí percebi que não temos recursos para fazer isso. E Skylanders também. Uma das grandes decepções da minha carreira é ainda não ter conseguido lançar novos jogos dessas franquias."

Por fim, Kotick fala sobre a disponibilidade dos jogos da Activision Blizzard para múltiplas plataformas ou como exclusivos do ecossistema de Xbox:

"Acho que isso foi uma parte importante das discussões. Com a Microsoft, a maior parte do conteúdo que eles criam não tem nada a ver com jogos. Eles estão em vários dispositivos que possuem microprocessador e uma tela, seja com o Xbox ou com o Cloud."

"E eu acho que eles não têm negócios mobile. Então, para eles, ter a King (autores de Candy Crush) é uma coisa muito elogiosa. Mas todos nós percebemos que os jogos nos próximos 5 anos serão mais em telefones via nuvem do que em qualquer outro dispositivo. E acho que eles nos deram garantias repetidas de que nosso conteúdo estará disponível no maior número possível de dispositivos."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
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