Ubisoft fala sobre os bastidores do desenvolvimento do primeiro Tom Clancy's Splinter Cell
Aproveitando o anúncio de Splinter Cell Remake, a Ubisoft deu uma enorme entrevista falando sobre seu passado, especificamente como a empresa saiu apenas de uma desenvolvedora e editora de jogos menores como Rayman para abranger o campo dos AAA. Isso se deu por conta do sucesso imediato de Tom Clancy's Splinter Cell em 2002, um título que chegou originalmente como um exclusivo do Xbox Original, ganhando uma média de 93/100 e vendendo mais de 3,1 milhões de cópias só neste console.
Splinter Cell estava borbulhando sob a superfície há anos, mas demorou muito para ser reconhecido. Inicialmente, ele seria um shooter retro de ficção-científica chamado The Drift, apresentando veículos voadores, configurações de ilhas flutuantes e reveladoramente, dispositivos espiões como um gancho e a capacidade de atirar câmeras nas paredes.
O desenvolvimento em The Drift não foi muito além de um estágio de demonstração antes de a ideia se transformar em algo mais familiar, um jogo de espionagem no estilo James Bond. Mas esse projeto não mudou muito e foi engavetado, até que a Ubisoft adquiriu a Red Storm Entertainment (estúdio fundado por Tom Clancy e lar das franquias baseadas em seus livros).
Com essa nova licença em mãos, o estúdio percebeu que poderia fazer algo com a ideia que havia sido colocada em espera. A equipe foi designada para criar um "Metal Gear Solid 2-Killer". Martin Caya, o artista principal do que se tornou Splinter Cell, disse:
"Então nosso jogo começou focando em um personagem chamado Brett August. Mas logo foi decidido que nosso jogo, embora ainda ambientado no verso de Tom Clancy, se concentraria em um novo protagonista."
Com um pouco da história de fundo escrita por J.T. Petty, coube a Caya ter uma ideia de com quem aqueles que jogassem Splinter Cell estariam controlando.
"Por exemplo, quando apresentei originalmente a ideia de que precisávamos de um truque visual forte para o nosso jogo, algo tão reconhecível quanto a silhueta do Batman é na cultura pop, apresentei os agora famosos 'três pontos verdes' no óculos de Fisher. Essa ideia foi aprovada pela equipe do Xbox, porém na época foi amplamente detestada pela Ubisoft."
Splinter cell era, em 2002, um dos jogos disponíveis com melhor desempenho técnico. Ele envelheceu, mas existem certas telas que você ainda pode olhar e se impressionar. Como Alphonso disse, algumas partes do jogo tiveram que ser cortadas por causa de limitações de tempo:
Mas, de um modo geral, este foi um jogo com o qual a Microsoft Game Studios (hoje Xbox Game Studios) foi muito útil. Foi o maior lançamento de second-party do Xbox original e um exclusivo que, apesar de ter sido apenas por 1 ano, vendeu mais em sua plataforma, e principalmente, marcou a série Splinter Cell como "a casa do Xbox".
Os eventuais portes de PS2 e Gamecube eram tecnicamente inferiores, contendo trechos de enredo e até mecânicas novas excluídas em comparação com o formato projetado para o Xbox, e por um bom motivo.
Foi um jogo enviado para conquistar corações e mentes e converter os jogadores para a causa do gigantesco console de jogos da Microsoft. A Ubisoft menciou que "se Halo é reconhecido como o jogo definidor do Xbox original, Splinter Cell é o segundo sinônimo do console." Mas isso só aconteceu depois daquela exibição na E3 2002, quando o mundo pôde realmente começou a notar a qualidade do jogo em ação.
Splinter Cell desenhou elementos de outros lugares, era reconhecível e de alguma forma familiar, mas era um tipo único de jogo. Os desenvolvedores do Metal Gear estavam na multidão fazendo anotações por um motivo. Muito por conta disso a empresa considera a série como o Metal Gear do console americano.
"Com toda a franqueza, queríamos apenas criar um jogo realmente divertido. Embora olhando para as reações entusiasmadas das pessoas que experimentaram nossa demo, começamos a ver que tínhamos algo especial."
Landreville-Potvin sentiu o mesmo:
Mas funcionou. Foi bem recebido e deu início a uma série que ainda está em andamento. Mas para onde o futuro levará Sam Fisher? Caya está otimista:
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Caso queria ver toda a entrevista com ainda mais detalhes, pode conferi-la aqui. Tom Clancy's Splinter Cell Remake está em desenvolvimento para plataformas não especificadas.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.