Jak and Daxter está celebrando 20 anos
O ano de 2021 é o 35º aniversário de The Legend of Zelda e Metroid, o 30º aniversário de Sonic e o 20º aniversário do Xbox e Halo. Uma das duplas mais engraçadas dos jogos também sopram vinte velas, e são ninguém menos que Jak & Daxter.
Para comemorar este evento, seu estúdio criador (Naughty Dog) e outros desenvolvedores relembraram o projeto no blog oficial do PlayStation e um trailer também foi liberado:
aWlwX29ZeW14TUk=
Charlotte Francis, artista técnica sênior, diz que estava muito animada com a física que eles conseguiram implementar "na ponte de corda", porque havia cordas em Crash Bandicoot "," mas elas não tinham física ". Os desenvolvedores se divertiram pulando e saltando na ponte, maravilhados com a forma como ela reagiu.
A Bend Studio, criadora do recente Days Gone, também tem algo a dizer sobre Jak & Daxter. Darren Chisum, gerente de engenheiros, diz que quando o jogo foi colocado à venda foi muito surpreendente. ''Os gráficos eram dos melhores da época, o que permitia jogar em longas distancias sem tempos de carregamento. Além disso, foi muito divertido. Jak tinha uma tonelada de opções de combate e Daxter era o alívio cômico."
A Insomniac Games sempre formou um estranho casal com a Naughty Dog, mas agora eles se encontram sob o mesmo teto, o dos PlayStation Studios. “Quando criança, fiquei maravilhado com o mundo que a Naughty Dog criou – o humor, a vibração, a narrativa. Jak and Daxter é uma série sobre melhores amigos superando adversidades, contada por meio de cinemáticas e jogabilidade incríveis. Isso abriu meus olhos para o poder da narrativa e da continuidade, enquanto corria enormes riscos que iam da leveza de The Precursor Legacy ao vigor de Jak II. Como a Naughty Dog extraiu tanto coração de um homem ecologicamente correto e vingativo e de uma doninha de ombro (errr… Ottsel) está além da minha compreensão. Mas é uma série que criou amizades duradouras e me aproximou da comunidade PlayStation."
Heather Finley, do departamento de qualidade, não esquece que jogou o título na casa da avó quando era pequena. ''Lembro-me vividamente de Jak e Daxter brincando como um grande desenho animado interativo. As animações Disney, a narrativa, a relação engraçada entre os dois protagonistas principais, tudo parecia como se uma nova barreira tivesse sido quebrada. E como sempre com as produções da Naughty Dog, parecia impressionante e tocava incrivelmente bem também. Olhando para ele hoje, eu sinto que este jogo se encaixa muito naturalmente entre Crash Bandicoot e Uncharted. Poderíamos dizer que foi o precursor de um grande legado''.
Os estúdios japoneses da Sony também tiveram uma palavra a dizer. Nicolas Doucet, diretor da Team Asobi, destaca a semelhança das animações com os filmes da Disney, bem como a divertida relação entre os dois protagonistas. "Como sempre foi com as produções da Naughty Dog, parecia incrível." Na verdade, ele o considera um precursor das demais obras do desenvolvedor.
Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy Entertainment, diz que se lembra de assistir à demo do E3 2021: "Foi minha primeira vez experimentando um mundo aberto com tal nível de fidelidade e personalidade." Da mesma forma, David McDonald da Firesprite ficou agradavelmente surpreso com os gráficos e a falta da tela de carregamento. Richard Brazier, do mesmo estúdio, aplaude o nível de detalhamento dos dois protagonistas da aventura.
A Naughty Dog declarou recentemente que não há novos Jak & Daxters em desenvolvimento, embora o estúdio gostaria de fazê-lo no futuro.
E você, quais suas lembranças com Jak & Daxter?