Entenda a diferença entre Wireless, Wi-Fi e Bluetooth

Entenda a diferença entre Wireless, Wi-Fi e Bluetooth

Wireless, Wi-Fi e Bluetooth, ambos sem fio, mas qual a diferença?
#Artigos Publicado por CODORÇO, em

Wireless

Em primeiro lugar devemos estabelecer que o termo Wireless não se enquadra a uma tecnologia específica de transmissão mas sim em um modo. Pois Wireless é a denominação dada para qualquer tecnologia de transmissão que funcione de modo sem fio, sendo eles Wi-Fi, Bluetooth, satélite, etc.

Muitas vezes utilizamos o termo Wireless para identificar a rede Wi-Fi doméstica de nossa casa, não que ela não seja Wireless, mas seu nome técnico não é este.

WI-FI

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS93aWZpLWUtYnQtMDY0MzA4LndlYnA=

O Wi-Fi é uma tecnologia sem fio que utilizamos principalmente para conectar nossos dispositivos à internet.

Para usar o Wi-Fi, geralmente temos que inserir uma senha para que possamos nos conectar a uma rede por meio de um roteador. E assim estabelecer a nossa conexão sem fio.

No entanto, como muitas vezes ao navegar na internet nos deparamos com arquivos muito pesados que demandam bastante quantidade de dados, como um serviço de streaming de filmes por exemplo.

Necessitamos de uma conexão forte e rápida que dê conta da demanda, mesmo que isso seja a custa de bastante energia. Neste caso, a rede WI-FI é a ideal para o trabalho.

Em uma rede Wi-Fi o elemento principal é o wireless router, que é o aparelho responsável por transformar todo o tráfego da rede em ondas de rádio, criando assim a rede Wi-Fi.

Claro que também um celular pode criar uma rede WI-FI independente para compartilhar sua internet, porém essa função geralmente é utilizada em emergências, pois o consumo de energia é bem grande.

Dados importantes do WI-FI

  1. Alcance do WI-FI 2.4 Ghz : Alto 20 a 125 metros sem obstáculos dependendo do protocolo
  2. Alcance do WI-FI 5 Ghz: Médio 20 a 60 metros sem obstáculos dependendo do protocolo
  3. Velocidade máxima 2.4 Ghz: 300 Mbps
  4. Velocidade máxima 5 Ghz: 1000 Mbps
  5. Frequências de rádio usadas: 2.4 GHz e 5 GHz
  6. Consumo de energia: Alto

Bluetooth

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS93aWZpLWUtYnQtMDY0MzA3LndlYnA=

O Bluetooth já tem um propósito diferente. Geralmente ele é usado para trocar dados sem fio em curtas distâncias.

Por exemplo, podemos usar o Bluetooth para conectar nosso computador a um mouse sem fio ou um celular a um headset Bluetooth.

O Bluetooth é mais lento que o WI-FI, porém é a tecnologia perfeita para a troca de arquivos pequenos em celulares, pois seu consumo de energia é baixíssimo.

Além disso, o uso de headsets e outros acessórios só é possível com o Bluetooth, pois esses periféricos também precisam economizar bastante bateria para poder funcionar durante horas seguidas.

Como o Wi-Fi, o Bluetooth também usa sinais de rádio para transmitir dados entre os dispositivos. O Bluetooth até usa algumas das mesmas frequências do Wi-Fi. No entanto, ao contrário do Wi-Fi, o Bluetooth não exige que usemos uma senha para nos conectar a um outro dispositivo, tornando assim a conexão mais prática e rápida.

O inventor do Bluetooth, Jaap Haartsen, foi até incluído no Hall da Fama dos Inventores Nacionais nos Estados Unidos. No entanto, ele nunca ganhou nenhum centavo com a sua invenção que foi desenvolvida na Suécia em 1994.

Agora o Bluetooth é desenvolvido por Ericsson, Nokia, IBM, Toshiba e Intel. Eles também estabeleceram um Special Internet Group (SIG) para desenvolver um padrão sob IEEE 802.15 WPAN (Wireless Personal Area Network).

Tornando assim o Bluetooth, a primeira tecnologia projetada para aplicativos de voz e dados.

Comparado ao Wi-Fi, o Bluetooth possui uma velocidade de dados menor, porém consome muito menos energia e possui tecnologia para suportar vasta gama de aplicativos.

Dados importantes do Bluetooth

  1. Alcance máxima: 5 a 50 Metros sem obstáculos dependendo da versão
  2. Velocidade máxima : 721 Kb/s a 50 Mbps dependendo da versão
  3. Frequências de rádio usadas: 2.4 GHz e 2.483 GHz
  4. Consumo de energia: Baixíssimo
Principais diferenças entre Bluetooth e Wi-Fi

Em teoria, cada tecnologia tem sua utilidade específica, mas, em alguns casos, uma pode assumir o papel da outra.

O Bluetooth do seu celular, se quiser, pode transmitir o sinal de internet para um computador com o recurso tethering.

E a tecnologia Wi-Fi pode mandar arquivos e se comunicar com alguns gadgets sem a necessidade de um roteador. Esta tecnologia se chama WiFi Direct, e pode ser usada para transferir arquivos entre dois celulares ou enviar um sinal de vídeo UHD para uma TV.

Diferenças entre Bluetooth e Wi-Fi

  1. A largura de banda necessária para o Bluetooth é baixa, enquanto o do Wi-Fi é alta.
  2. O Bluetooth é fácil e prático de usar, não necessita de senha para o emparelhamento. A tecnologia Wi-Fi é muito mais complicada e requer a configuração de senha.
  3. O alcance do sinal de rádio do Bluetooth é muito menor que o Wi-Fi.
  4. A frequência do Bluetooth é de 2,4 GHz e 2,483 GHz. A faixa de frequência para Wi-Fi é de 2,4 GHz e 5 GHz.
  5. O consumo de energia do Bluetooth é muito baixo, enquanto o do Wi-Fi é alto.
  6. O Bluetooth é menos seguro do que o Wi-FI

O Bluetooth é basicamente uma especificação universal para comunicações sem fio de voz e dados de curto alcance, e o Wi-Fi é para ligações rápidas e complexas a médio longa distância para dispositivos que necessitam de bastante tráfego de dados.

Muitas empresas também fazem versões próprias de conexão wireless baseadas no Bluetooth e WI-FI. O uso mais comum dessas variantes é vista no cenário gamer, onde podemos ter mouse, teclados e headsets que utilizam tecnologias de comunicação proprietárias que prometem mais rapidez para garantir o menor delay possível.

Para muitos fabricantes de hardwares o consumo de energia é o fator determinante na escolha de qual tecnologia wireless usar.

Normalmente, as implementações comuns do WI-FI podem consumir até 300 mA durante uma transferência de dados ativa em comparação com os 3 mA do Bluetooth.

Além também que o WI-FI consome 1 mA em um estado ocioso em comparação ao Bluetooth consome 50 nA.

Então se a fabricante está tentando criar um dispositivo que funcione por bastante tempo em uma pilha AAA, ela certamente escolherá o Bluetooth.

FIM

Chegamos ao fim do artigo, espero ter ajudado a todos que estavam com dúvidas sobre as principais diferenças entre o Wi-Fi e Bluetooth.

Abraços!

CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque