Análise | Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth

Análise | Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth

O Metroidvania mais "Castlevania" que você verá hoje
#Games Publicado por MurdoKiller, em

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth

Prefácio

Imagine que você voltou ao ano de 1998 ou talvez 1999.

Um amigo seu chega em sua casa com três CD's que comprou na feira perto de sua casa com três jogos de Playstation comprados de maneira duvidosa por R$ 10,00. (A Gamevicio não compactua com qualquer compra não oficial de jogos).

Os três jogos são:

- Metal Gear Solid

- Resident Evil 2

- Castlevania: Symphony of The Night

Após testar os dois primeiros jogos, resolve testar o Castlevania e se decepciona com os gráficos, afinal, como pode um jogo de Playstation ser 2D? Vocês guardam o CD em uma gaveta e esquecem durante algum tempo.

2 meses depois, sem novos jogos para jogar, você então decide tentar dar mais uma chance para esse Castlevania: SOTN, apesar do ceticismo.

Em 2 horas de jogo, você está completamente vidrado no enredo, na trilha sonora, no mistério, na mudança de jogo a toda hora. Após terminar o jogo, desliga o videogame com sentimento de dever cumprido.

Alguns dias depois, ao ler uma revista que fala sobre jogos de Playstation, você se depara com uma matéria que fala sobre o "Castelo Invertido" do referido jogo e não consegue acreditar que, de fato, haveria tal parte dentro daquele jogo. Como poderia?

Ao fazer o que a revista manda, você realmente consegue ir ao castelo invertido e fica incrédulo, como pode após tanto tempo de jogo ter uma segunda parte escondida?

Desta vez faz o final correto e Castlevania Symphony of The Night se torna um dos seus jogos favoritos.

Histórias parecidas ocorreram na época de lançamento do jogo e o conjunto da obra que hoje é aclamada por muitos se tornou um dos melhores jogos de Playstation apesar de ser um jogo 2D em plataforma.

O jogo da análise de hoje, apesar de ser um Metroidvania, não lhe trará a mesma sensação, lhe garanto.

Todavia, lhe trará lembranças de uma época que as coisas eram mais simples e que os jogos, apesar de terem menor gráfico que a geração atual, podem surpreender você positivamente.

O Enredo (Sem Spoilers)

O jogo conta (mesmo sem contar) a história de Deedlit, uma High Elf que acorda subitamente em um labirinto, tendo as memórias de seu passado, todavia, não tendo a mínima ideia do que se passa e por que está naquele local, que lhe parece familiar.

Logo no começo de sua jornada a Alta Elfa encontra uma antiga inimiga que pede a Deedlit que jure lealdade a ela e poderá ficar com seu amor, que também está no mesmo labirinto.

Ao negar a ordem, a vilã informa que a Elfa terá que passar por determinada "Prova".

A partir desde momento a aventura começa no maior estilo Metroidvania possível e existente.

As Raízes da História

De começo estranhamos o grande título do jogo, todavia, ao realizar uma breve pesquisa, entendemos qual o motivo de um título tão extenso.

Primeiramente, "Deedlit in Wonder Labyrinth" quer dizer que o jogo fala sobre realmente isso, a Elfa no Labirinto Maravilhoso, sem maiores mistérios.

Todavia, quando buscamos entender o título principal (Record of Lodoss War) chegamos a conclusão que a história é muito maior que o próprio jogo.

Record of Lodoss War é uma série de Mangas criada por Ryo Mizuno em 1988, que também é baseado em um antigo mundo para jogos de RPG de mesa.

Desde sua criação, já foram criados Animes, jogos e diversos outros mangas da série, sendo muito famosa no Japão desde a sua criação justamente pelo foco no mundo RPG.

O mundo de Record of Lodoss até mesmo já teve um MMORPG online que, apesar de ser um jogo simples, também era da mesma franquia.

Abaixo, segue a introdução da OVA de Record of Lodoss:

a2Fnek9Kc0hCZzQ=

Já sabendo um pouco do que se trata a franquia, devemos agora ir para o jogo. Qual a intenção de sua criação?

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth nasceu de uma ideia do editor da Novel da Franquia, apresentando a sua ideia de jogo para empresa Playism (que futuramente publicaria o jogo junto com a empresa desenvolvedora).

A empresa Playism então juntou-se com a desenvolvedora Indie de jogos chamada Ladybug (conhecida também por Touhou Luna Nights) e sob a supervisão do próprio criador da Franquia Ryo Mizuno, transformaram em realidade o jogo.

Para saber mais da franquia, caso haja interesse, é recomendada uma pesquisa de seus animes e mangas que, de certo, explicam a história inteira dessa serie.

Gameplay

Abaixo, segue o Trailer do jogo:

czVJVWlQcVNPTDg=

Não há o que se falar, o jogo é totalmente semelhante (até por que é inspirado) com o Symphony of The Night.

As semelhanças são desde uma sala para salvar o jogo (que muda para uma estátua), sala para "teletransporte" entre o mapa (que aqui é uma floresta), alguns dos inimigos semelhantes, movimentações do personagem principal (podendo até mesmo dar dash para trás), trilha sonora (que não é igual mas lembra um pouco a de SOTN).

Todavia, as semelhanças acabam quando o jogo começa a tomar sua própria identidade.

Em Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth ao passar da história, você irá possuir dois espíritos, que irão te seguir para onde quer que vá no labirinto.

Esses espíritos são o espírito de fogo e o espírito de vento.

Durante a gameplay, diversas vezes você terá que trocar entre os dois espíritos, até mesmo rapidamente, pois cada espírito da o poder de você se tornar imune a vento ou fogo.

O que também é divertido é que, dependendo do inimigo que você precisar lugar, o fogo ou vento da mais ou menos dano, ou até mesmo faz você não sofrer dano de certo inimigo (como caso do espírito do fogo, tornando imune ao fogo de um dragão.

Outro ponto que da identidade ao jogo é o fato de que esses espíritos também tem seu próprio Level, podendo chegar até o nível 3, sendo que cada nível transforma o espírito em mais poderoso, sendo que, quando estiverem no nível 3, irão realizar cura na personagem principal, todavia, podendo perder nível toda vez que sofre dano de inimigos.

Além da arma principal (podendo ser uma espada, um cetro, uma lança etc) Deedlit também pode usar um Arco e Flecha que será muito útil nos Puzzles que o jogo tem algumas das vezes.

Em resumo, o Gameplay é a razão principal para jogar o jogo, ainda mais se aquele que irá jogar gosta de Castlevania: SOTN.

Conclusão

Ao jogar Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth, a nostalgia chega sem ao menos esperar.

O jogo é baseado em Castlevania e consegue trazer também sua própria identidade, não sendo somente uma cópia de um jogo que é bom e nostalgico.

O fato dele ser muito baseado e Castlevania não chega a ser algo ruim pois o próprio jogo criou um tipo novo de jogos que vemos até hoje em peso, chamados Metroidvania.

Sua gameplay é divertida e imersiva, com um enredo enigmático, fazendo você se prender várias horas dentro de um mundo e ficar curioso com os acontecimentos dentro dele. (Possuindo legenda em PT-BR)

No geral, é um ótimo jogo para amantes do gênero Metroidvania

Plataformas

O jogo foi lançado na Steam em Early Acess em Março de 2020, sendo oficialmente lançado após vários Updates em Janeiro de 2021.

No dia 16 de Dezembro de 2021, o jogo entrou no catálogo do Xbox Game Pass para o Cloud, Consoles Xbox e PC. O jogo também está disponível para PlayStation e Nintendo Switch.

8.0
Nota
Uma franquia pouco conhecida, cheia de mistério, ação e gameplay nostálgica
Prós
  1. Gameplay nostálgica
  2. Trilha sonora
  3. Enredo
  4. Dificuldade bastante desafiadora
  5. Progressão
Contras
  1. Sem diálogos falados
  2. Certa facilidade em alguns chefes
  3. Muito parecido com Castlevania SOTN em alguns momentos
MurdoKiller
MurdoKiller #gumurdoc

Games forever!

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,