Os maiores mistérios da franquia Fallout

Os maiores mistérios da franquia Fallout

Veja questões em aberto que envolvem a história e lore dos jogos.
#Games Publicado por Bully Maguire, em

A franquia Fallout é recheada com histórias bem interessantes e principalmente side-quests cheias de mistérios do início ao fim. Sabendo disso muitas das informações que existem nas side-quests não são exatamente explicadas e deixam muitas pontas soltas que nem sempre são respondidas.

Por exemplo, a Bethesda aproveitou uma das side-quests do Fallout 3, chamada 'The Replicated Man' para criar a história principal de Fallout 4, o jogador tinha que recuperar um sintético chamado Harkness para o Doutor Zimmer que havia viajado para a Capital Wasteland. No geral, na época ninguém deu muita importância para essa quest mas ela acabou virando um tema do Fallout 4.

Sabendo disso decidi listar alguns mistérios do universo Fallout, futuramente eles podem ser respondidos ou até mesmo virar a main-quest de um possível Fallout 5. Nesta lista não vou citar mistérios que se resumem à somente uma quest ou que tem pouco impacto, mas que por exemplo alteraram ou adicionaram mais conteúdo na lore.

Quem bombardeou primeiro, a China ou os Estados Unidos?

O princípio do jogo é a Guerra Nuclear e a devastação atômica, por isso muitos jogadores sempre se perguntam quem teria iniciado exatamente a guerra, algo infantil como "quem bateu primeiro é o culpado". Bom pra começar essa seria uma das informações mais complexas se obter, isso porque cada lado teria sua versão da história.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuY29taWN2aW5lLmNvbS91cGxvYWRzL29yaWdpbmFsLzExMTM0LzExMTM0NDkzMi82Nzk5MjI5LWZiZjdjMjNiZTliOWYyNjQ1YTViYzRkODBlOTUyNjc5YTMxYzI1MjlfaHEuanBn

Por exemplo em Fallout New Vegas existem terminais que indicam uma alta atividade de satélites chineses na órbita terrestre, não é indicado que a cidade em si lançou ogivas e também as bases militares próximas, é conhecido que Mr. House conseguiu impediu 68 das 77 ogivas nucleares que iriam destruir a cidade de Las Vegas, ou seja parece uma situação mais defensiva do que um ataque.

Em Fallout 3, os terminais afirmam que sem dúvidas os chineses lançaram as bombas primeiro, porém em Fallout 4, um submarino chinês você poderá encontrar o Capitão Zao que disparou 5 ogivas em Boston, no caso ele cita que seu país provavelmente já está totalmente destruído também, indicando que antes da missão talvez ele teria recebido ordens lançar as bombas como uma reação.

Os artefatos estranhos e a Civilização Antiga

Em uma das DLC's de Fallout 3 chamada Point Lookout, somos introduzidos ao ocultismo com um livro chamado 'The Krivbeknih', uma espécie de livro mágico que parece ter saído de um conto de Lovecraft, na quest ele é motivo de disputa entre um velho chamado Obadiah que diz ser o dono original e também por Marcella, que acredita que o livro é maligno e que deveria ser destruído.

No geral a origem desse livro e também de um obelisco que está no subterrâneo de um prédio estão relacionados à uma civilização 'mais antiga que a história', no geral ambos são dedicados à uma espécie de Entidade que deixa as pessoas malucas.

Outro 'artefato' bizarro aparece em Fallout 4, quando Lorenzo Cabot aparece com uma espécie de capacete, durante anos, ele estudou lendárias cidades na Arábia e conseguiu achar um capacete que garantia à ele habilidades sobre-humanas, além de imortalidade, o que o levou infelizmente a insanidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcmV2aWV3LnJlZGQuaXQvZmI0MmJ3cXRpN3B5LmpwZz9hdXRvPXdlYnAmcz0xZGQ1YzUyYTA3ZjUxYjBhNzgyOGE3YTRlMDg5Yzk0MDQ4NWE0MWQ0

Esses dois casos são relacionados por serem referências à Lovecraft, ou seja tanto o livro, o obelisco e o capacete teriam a mesma origem nessa civilização que segundo Cabot, tem 6000 anos de idade antes de qualquer outra no mundo.

Os Zetans

Desde o primeiro Fallout é revelada sempre uma aparição dos Zetans, uma raça de alienígena de cabeça grande bastante agressiva. Em Fallout 1, só é possível ver esqueletos ao redor de um ovni, mas nos outros jogos eles foram mais ativos.

No Fallout 3 eles são os antagonistas da DLC 'Mothership Zeta' na qual você deve se livrar da nave deles após uma abdução, durante a campanha você descobre que eles já abduziam pessoas à muitos séculos, e que também na época da Guerra Nuclear estavam tentando descobrir os códigos nucleares dos Estados Unidos de acordo com áudios in-game.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9tWVk4M2xoaC5qcGc=

Isso leva ao questionamento se os Zetans teriam iniciado a Grande Guerra ou se eles teriam influenciado os humanos à lutarem contra si mesmos. No final de 'Mothership Zeta' o jogador toma o controle de uma das naves e detona uma nave secundária que também estava na órbita da Terra. Com duas naves-mães destruídas será que foi fim dos Zetas como civilização? É interessante pensar isso porque em New Vegas e em Fallout 4 suas aparições são pontuais se comparadas à essa DLC.

O Estranho Misterioso

O Estranho Misterioso à princípio pode parecer apenas um perk que você consegue no jogo, mas existem provas de que ele está por aí ajudando quem tem muita 'sorte'. No caso ele é um cara de sobretudo, armado com uma Magnum .44, sempre aparece pra salvar o dia, com um tiro hit-kill, após atirar em um inimigo ele desaparece misteriosamente ao som de uma musiquinha.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmdyLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8xMS9UaGUtRmFsbG91dC03Ni1NeXN0ZXJpb3VzLVN0cmFuZ2VyLTIuanBn

Bom, existem provas de que ele realmente é conhecido, em documentos de Nick Valentine ele se pergunta quem seria esse cara, e em New Vegas um cidadão faz afirmações que te fazem acreditar que esse cara seria o pai dele, que desapareceu. Outro fator que ajuda nesse ponto é que em Fallout 3 e New Vegas o estranho é jovem, e em Fallout 4 ele é um pouco mais velho, indicando que ele é de carne e osso, mas muito bad-ass para ser encontrado.

Qual foi o destino da Enclave?

Ao longo da franquia a Enclave sempre teve um papel meio que de vilões (e é mesmo), resumindo são Governo Americano mas com tendências fascistas. Sempre quiseram fazer um projeto de limpeza total na wasteland, eliminando toda forma de vida que não estivesse 100% pura longe de resquícios de radiação.

IMAGEaHR0cHM6Ly93YWxscGFwZXJhY2Nlc3MuY29tL2Z1bGwvMjQzODM0OS5qcGc=

Eles nunca conseguiram realizar esse sonho, na verdade nos primeiros jogos eles apanharam de muitas facções, principalmente da NCR que explodiu e dominou seus poços de petróleo e a Brotherhood of Steel que acabou também explodindo sua base em Washington D.C.

Segundo informações do Arcade Gannon em New Vegas e dos eventos de Fallout 3 indicam que a maior parte do Enclave no oeste foi dizimada mesmo, porém através do ED-E é possível descobrir que uma base dessa facção ainda existe em Chicago.

Na história que aparece até mesmo no trailer de New Vegas, ED-E estaria fazendo uma viagem de Chicago para Navarro quando leva um tiro no deserto de Mojave.

A Vault-Tec iniciou a guerra?

Talvez essa seja uma das perguntas mais pertinentes de toda à série, a Vault-Tec seria uma das corporações mais interessadas na guerra para realizar experimentos sociais e doidos em suas instalações.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci8tZXFOaHktNTlXUkRVS2tOTEttb0NQVTF0aGM9LzB4MDozODQweDIxNjAvMTIwMHg4MDAvZmlsdGVyczpmb2NhbCgzMjI2eDE1NDY6Mzg0MHgyMTYwKS9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdXBsb2Fkcy9jaG9ydXNfaW1hZ2UvaW1hZ2UvNTk4OTQ2OTUvRmFsbG91dDc2X1RlYXNlcl9BdHJpdW1fMTUyNzY4NTI2OS4xNTI3NjkwOTA1LmpwZWc=

Essa empresa também era extremamente ligada à Enclave com relações diretas, por exemplo, os membros da Enclave poderiam abrir e fechar as Vaults na hora que quiserem.

Existem pontos contra essa posição, por exemplo em todos os jogos existem Vaults não terminadas, ou seja não finalizadas e inoperantes, por isso não parece fazer sentido que eles fizessem isso antes de terminar o dever de casa. Se a Vault-Tec disparou a primeira ogiva com certeza seria um dos maiores 'plots' da franquia.

O que aconteceu com resto do mundo?

Não existem muitas informações à respeito do resto do mundo. O que se sabe é que a Europa colapsou durante a crise de recursos naturais anterior a Grande Guerra. Alguns países são citados como a Grã-Bretanha participaram de bombardeios no oeste e provavelmente a Rússia e a China sofreram grande bombardeios.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMud2lraWEubm9jb29raWUubmV0LzQ3YTBjZDY4LTgxMTEtNGRjNC04ODY4LTkwZjIyMWUwMmMzYS9zY2FsZS10by13aWR0aC83NTU=

Raul Tejada, um companion de New Vegas indica que a Cidade do México também foi bombardeada, mostrando que não existiu distinção de países na guerra Nuclear.

Essa foi a lista, não considerei Fallout Tatics por ser considerado semi-canônico, e também Fallout 76 foi desconsiderado por conter conteúdos conflitantes, a Bethesda afirma que Fallout 76 é canônico mas muitos o consideram uma bagunça completa principalmente na lore que contradiz os outros jogos.

Com certeza a Bethesda deve explorar esses grandes temas nos futuros jogos, deixe sua opinião ou mais informações à respeito dos mistérios da franquia ou acrescente informações relevantes!

Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

Ele é foda, ele toma leite e come biscoitos, uma fera enjaulada, uma máquina, ele é Bully Maguire.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque