Laura Miele, chefe do EA Studios na Electronic Arts, é promovida a COO de toda a companhia
Enquanto a Ubisoft e a Activision Blizzard continuam tentando sobreviver suas próprias guerras internas, tudo parecia andar de maneira normal dentro da Electronic Arts, mas agora temos novidades (que de primeira, parecem boas) para a companhia.
Num comunicado publicado pelo CEO Andrew Wilson, a Electronic Arts anunciou mudanças no seu lado executivo, onde temos novos COO e CIO entrando na empresa, enquanto o seu conhecido e polêmico CFO, Blake Jorgensen, deixará a companhia ao longo de 2022.
Primeiramente, foi anunciado pela EA que a chefe da divisão que cuida da suas subsidiárias, Laura Miele, estará sendo promovida, saindo do cargo de chefe do EA Worldwide Studios para se tornar a nova diretora de operações (COO) de toda a Electronic Arts. Tal papel colocará Miele como a 2° maior cabeça de toda a editora, onde reportará diretamente para Andrew Wilson.
De primeira, tal mudança parece bastante bem-vinda. Estando há cerca de 3 anos como chefe do EA Studios, Miele foi responsável por acreditar nos pedidos dos jogadores, confiando seus estúdios para renascer franquias como Skate e Dead Space para a 9° Geração. Também não podemos esquecer que a executiva também esteve ativa na decisão de dar luz verde a projetos como Mass Effect: Legendary Edition e Star Wars Jedi: Fallen Order.
Quanto a quem estará partindo; Blake Jorgensen atua como CFO da Electronic Arts a quase uma década, gerando polêmica atrás de polêmica em cada vez que o mesmo dá alguma declaração.
Apesar de suas controvérsias em apoiar "o fim dos jogos Single-player" e de ser o impulsionador da EA focada em criar experiências de 'Jogos como Serviço' e adotar de mecânicas predatórias como as Loot-Boxes em seus jogos, Jorgensen foi responsável por fazer a receita e lucro da Electronic Arts crescer em larga escala depois de 2013, ano em que a editora passou por uma quase falência devido aos fracassos em e expectativas de vendas com Crysis 3, Medal of Honor: Warfighter, FUSE, Dead Space 3 e Mass Effect 3.
Falando sobre sua saída da empresa depois de todos esses anos recuperando a saúde financeira da Electronic Arts, Andrew Wilson disse:
"Durante o nosso tempo de trabalho juntos, Blake foi um parceiro incrível, conselheiro e um amigo querido. A experiência dele e a equipe que ele montou foram fundamentais para o nosso crescimento e conquistas financeiras, e sua liderança nos colocou no caminho de sucesso que trilhamos hoje."
"A busca interna e externa por um novo CFO começará imediatamente, trabalhando de perto com Blake. Ele nos ajudará com a transição e a integração quando uma nova pessoa for nomeada CFO. Quero agradecer a você, Blake, por tudo que fez e continua a fazer pela nossa empresa."
Falando sobre a promoção de Laura Miele como a primeira mulher no cargo de COO da Electronic Arts, Wilson também disse:
"A liderança criativa é fundamental para a forma como criamos valor para as pessoas que jogam nossos títulos, por meio de cada experiência que fornecemos. Continuaremos a focar em nossos esforços criativos. Para isso, o nossa gerência geral do grupo EA Worldwide Studios se juntará à equipe de liderança executiva da empresa, a partir do final deste ano, após a temporada de lançamentos."
Outras mudanças menores também foram divulgadas pela Electronic Arts:
- Chris Bruzzo agora é o novo Diretor Executivo de Experiência (CIO), liderando os esforços da EA para desenvolver ecossistemas sociais que criem conexões mais fortes e experiências incríveis para quem joga, dentro e fora dos títulos da empresa.
- Mala Singh continuará em sua função de Diretora Executiva de Recursos Humanos (CPO), conduzindo a maneira como a empresa orienta e apoia seus estúdios.
- Ken Moss continuará como Diretor Executivo de Tecnologia (CTO) com a empresa citando o objetivo de 'potencializar nosso crescimento', com foco contínuo nas plataforma de tecnologia e serviços da EA.
- Jake Schatz continuará como Diretor Executivo Jurídico (CLO), guiando a evolução da EA como empresa em meio ao cenário de questões legais e de políticas públicas em constante mudança.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.