Franquia Gears of War completa 15 anos de vida

Franquia Gears of War completa 15 anos de vida

Criado pela Epic Games, a série ajudou a redefinir os padrões dos jogos de Ação-aventura em terceira pessoa
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Há exatamente 15 anos atrás, a Epic Games e a Microsoft Game Studios lançaram o primeiro capítulo da série Gears of War ao mercado, jogo esse que veio pouco antes do Xbox 360 completar 1 ano desde lançado, e que para a impresa jornalística, foi o "segundo Halo" do Xbox.

Gears of War havia começado como uma mera Tech Demo para demonstração da Unreal Engine 3 em ação, mas durante o 8th D.I.C.E. Awards realizado em 2005, Cliff Bleszinski, na época diretor de design da Epic Games, recebeu uma proposta de Peter Moore, na época CEO do Xbox, para transformar aquilo num jogo completo.

O jogo foi aclamado pela crítica e jogadores, conseguindo uma nota de 95/100 e vendendo mais de 6 milhões de cópias. Gears of War foi o grande jogo que revolucionou o estilo de Ação-aventura em 3° Pessoa, levando 5 prêmios do Spike Video Game Awards 2006 e o Game of the Year no 10th D.I.C.E. Awards de 2007.

A parceria entre Epic e Microsoft começou a partir daí, e após a chegada do jogo, um porte para PC lançado em 2007 pela People Can Fly, além de várias sequências, com Gears of War 2 e 3 sendo feitos ainda pela Epic Games, enquanto Gears of War: Judgment foi feito principalmente pela People Can Fly.

Após a venda de 40% da Epic para a Tencent em 2012 numa jogada estratégica da empresa adentrar no mercado de jogos Free-to-Play, a série Gears of War ficou pausadamente encerrada, até que em janeiro de 2014 a Microsoft adquiriu a IP da Epic e transformou seu até então Black Tusk Studios na The Coalition, que desenvolveu os jogos mais recentes da série.

d3k4TFJsUzFTQ2M=

Como você já deve saber, em 2020 foi lançado Gears Tactics, um spin-off da série que conta os eventos antes de Gears 1, além de Gears 5: Hivebusters, uma expansão para o jogo de mesmo nome lançado em 2019 no Xbox One e Windows 10 PCs.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque