Ex-desenvolvedor da Retro Studios fala sobre o porque da franquia Metroid Prime ser um FPP

Ex-desenvolvedor da Retro Studios fala sobre o porque da franquia Metroid Prime ser um FPP

De acordo com pesquisas e estudos da Nintendo, os jogadores ocidentais preferem Jogos de FPS
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Os rumores relacionados a um possível Metroid Prime Trilogy HD chegando ao Nintendo Switch não param, com os mais recentes rumores falando até que o HD Remaster já está pronto, com a Nintendo esperando só o momento certo para anunciar.

Enquanto ficamos esperando descobrir se esses rumores têm um fundo de verdade, Jack Mathews, ex-desenvolvedor da Retro Studios, contou alguns detalhes interessantes relacionados ao processo de criação do primeiro Metroid Prime, entre 1999-2002.

Em entrevista recente, o profissional de videogame relatou como, na época, a Nintendo considerava Metroid uma IP particularmente de grande importância ao público ocidental, com a popularidade de Samus Aran atingindo seu auge na América do Norte e um pouco na Europa.

Com esta convicção, continua Jack Mathews, a gestão da Nintendo decidiu confiar Metroid Prime a um estúdio totalmente ocidental. Ainda no início de sua vida, a Retro Studios, liderada pelo diretor Mark Pacini encontrou-se sendo a escolha certa para o trabalho, com o mandato específico da Nintendo sendo: "criem uma experiência de tiro com visão em primeira pessoa para Metroid".

Este detalhe específico acabou por ser totalmente inegociável, uma vez que a Nintendo identificou como o "elemento crucial" e o ponto-chave para agradar os jogadores ocidentais, usar da câmera em 1° Pessoa (FPP).

Serem proibidos de fazer Metroid Prime como TPS foi algo que a Retro Studios foi pega de surpresa inicialmente, já que nos primeiros estágios de desenvolvimento de Metroid Prime, o jogo apresentava um pequeno protótipo em 3° Pessoa (TPP).

O detalhe, porém, não escapou à Nintendo, que pediu a Retro Studios para descartar totalmente a ideia de fazer Metroid Prime como um TPS, reafirmando que a empresa queria que o jogo fosse em FPP. Segundo as palavras de Mathews, a Big N viu o sucesso de nomes como Half-Life, DOOM, Quake, Medal of Honor, Halo: Combat Evolved e Unreal Tournament, com Metroid Prime tendo de ser a resposta certa da Nintendo para atrair esse público.

Olhando para os dias de hoje, tal decisão obstinada da Nintendo parece ter sido muito bem pensada. Anualmente, os Jogos de FPS são os que atraem a maior parte do público Ocidente, principalmente levando em conta o sucesso massivo de Call of Duty, Apex Legends, Rainbow Six: Siege, CS:GO e do próximo Halo Infinite.

Ficamos agora na espera de Metroid Prime 4 para o Nintendo Switch, que com certeza é um dos exclusivos da Big N que o público mais espera.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro