As várias vozes de Nolan North

As várias vozes de Nolan North

Seja como um aventureiro ou uma inteligência artificial, seu trabalho sempre vai ser incrível
#Artigos Publicado por Gabr1elKK, em
SPOILERS
Antes de começar, é melhor avisar que alguns dos vídeos que vou usar para mostrar a atuação de Nolan contém spoilers, então caso veja algum jogo que pretende jogar ainda, recomendo não assistir ao vídeo

As vezes um explorador profissional, e as vezes uma IA pessoal de um guardião. Não importa seu estilo de jogo favorito, eu tenho certeza que você já viu e ouviu um personagem interpretado por Nolan North, um dos atores de voz mais conhecidos e valorizados dos jogos. Assim como fiz um artigo sobre as vozes do icônico Troy Baker há um ano, hoje trago aqui alguns dos melhores trabalhos do Nolan, que por curiosidade, também é um grande amigo de Troy.

Nolan North não começou sua carreira diretamente nos jogos, como era de se esperar. O primeiro grande trabalho do ator foi como o Dr. Chris Ramsey na série Port Charles de 1997, um spin-off da série General Hospital. Ele decidiu começar a focar seu trabalho em jogos após o cancelamento de Port Charles, em 2003, e desde então vem se destacando cada vez mais em suas atuações. Hoje, Nolan conta com grandes papéis como Nathan Drake na franquia Uncharted, Desmond Miles nos primeiros Assassin's Creed, Romeo em Halo 3: ODST, e muito mais. Em uma entrevista dada ao The Guardian, Nolan contou que interpretar Nathan Drake foi um dos seus papéis mais difíceis, pois fazer a atuação junto da captura de movimento requer muita habilidade. Seu esforço sempre valeu a pena, tendo sido indicado como "Melhor performance de um personagem masculino" duas vezes pelo seu trabalho como Nathan no Spike Video Game Awards.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9sd2d2MFFyLmpwZw==

Mas a carreira de Nolan após o encerramento da série não ficou apenas nos jogos. Ele também tem muitos papéis notáveis em animações, como Raphael em As Tartarugas Ninja, ambos Superboy e Superman em Justiça Jovem, Ciclope em Wolverine e os X-Men, e vários outros.

Bom, agora que já introduzi todos ao ator, vamos para a parte que importa. Separei aqui uma lista com suas mais notáveis atuações, destacando também as do início de sua carreira, mesmo que elas não sejam o motivo de sua fama. Sem mais delongas, vamos começar.

Oficial Tony "Subway" Girard

Começando pela sua carreira nos jogos, seu primeiro trabalho notável foi em 2005 como um dos agentes no jogo SWAT 4, como o personagem Anthony Girard, chamado de "Subway". Apesar de suas falas serem as frases prontas de um jogo tático como "em posição" ou "entrar", a voz de Nolan era uma das favoritas pelos jogadores do multiplayer. Ele retornou ao papel do personagem na expansão SWAT 4: The Stetchkov Syndicate, de 2006.

c2pVeFVyd0oyMDg=

General Palawa Joko

Após seu trabalho em SWAT 4, Nolan foi para uma atuação bem diferente, dessa vez como o lorde lich Palawa Joko, o Flagelo de Vabbi, no ARPG online Guild Wars. Vale dizer que ele voltou para o papel do mesmo personagem em Guild Wars 2: Path of Fire, de 2017, além de também ter dado a voz ao personagem masculino nesta sequência.

U2poZzFuZ3VhRVk=

Sargento Randall

Qualquer pessoa que jogou o clássico Call of Duty 2 se lembra do Sargento, ou melhor, Tenente Randall. Essa foi a primeira vez que Nolan interpretou um papel com maior destaque e tempo de tela em um jogo, e pra melhorar, um jogo de enorme sucesso. Ele é um dos personagens que ajudam o protagonista durante a missão do Dia D.

Curiosidade: Randall foi inspirado em Leonard Lomell, um verdadeiro soldado americano que lutou em Pointe du Hoc na Segunda Guerra Mundial.

SF9DUU10SXJZbmM/dD0xMTE=

Don Carrera de La Vega

Provavelmente um dos trabalhos mais notáveis do ator em 2006, foi o do nobre Don Carrera de La Vega, em The Legend of Jack Sparrow. O trabalho que Nolan faz com este personagem é incrível, sendo praticamente impossível reconhecer sua voz, tanto pela entonação como pelo seu sotaque bem diferente.

YVdMaUk5Z3FJaUk/dD01Ng==

Vossler York Azelas

Finalizando 2006 com chave de ouro, seu papel final como um personagem notável foi como Vossler York Azelas, em Final Fantasy XII. Vossler tem um bom tempo de tela durante o game, sendo um ex-capitão da Ordem dos Cavaleiros de Damasca, que agora luta com a Resistência para restaurar o reino que uma vez serviu lealmente. Não é fácil dizer que Final Fantasy XII é o favorito dos fãs da franquia, porquê cada jogador tem um Final Fantasy favorito, mas com certeza este é um dos mais amados pela comunidade, sendo um papel muito importante para a carreira de Nolan.

dEkyYnoxUkVHbU0=

Desmond Miles

Agora chegamos no ano que consolidou a carreira do ator na indústria, começando com sua atuação como o personagem Desmond Miles, amado personagem que aparece de Assassin's Creed à Assassin's Creed III. Apesar de no primeiro game o Desmond ser meio quieto e sem humor, a fama que Assassin's Creed conseguiu naquele ano fez dele um personagem muito reconhecido no mundo dos jogos.

MGVxeXdPSFZCR0U=

Nathan Drake

Finalmente o papel pelo qual o ator é mais reconhecido, o grande aventureiro Nathan Drake. Pouco depois do sucesso de Assassin's Creed, o ator já emplacou em um dos melhores exclusivos do início de vida do PlayStation 3, em Uncharted: Drake's Fortune. Baseado na fama dessa franquia, é dispensável explicar o porquê de Nathan ser seu melhor papel na indústria, sendo um personagem carismático, piadista e muitas vezes sofredor. Esta também foi a primeira vez em que Nolan trabalhou com a captura de movimento para um personagem, o que melhorou muito sua interpretação do personagem.

bjB6NTg4eU5ucW8/dD01Mg==

Merasmus

Seria impossível citar as atuações dele sem falar do seu personagem no grande Team Fortress 2. Todos sabemos que esse jogo simplesmente se recusa a morrer, então é claro que esse trabalho pode ser considerado um dos maiores de sua carreira.

MjV1aHFhRk8zbG8=

Sargento John Forge

Como um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais da UNSC, o ator interpretou dessa vez John Forge, personagem de Halo Wars. É claro que ele também voltou para o papel do personagem novamente em Halo Wars 2, de 2017. Vou aproveitar e deixar um lembrete para pesquisarem sobre o enredo deste jogo, pois será praticamente essencial caso queiram entender toda a historia de Halo Infinite.

b0ticXlXVnljSjQ=

Capitão Martin Walker

Parece que Nolan tem um talento especial para soldados, não é? Ele foi o ator de voz de Martin Walker, o protagonista do incrível Spec Ops: The Line. Com uma historia pesada e imprevisível sobre a guerra, Spec Ops tem provavelmente um dos melhores enredos em um jogo do gênero, e a atuação de Nolan acrescenta muito para a experiência, sendo provavelmente uma de suas melhores atuações até hoje.

QTFVTTFDX3Vnc28/dD0zMjQ=

Deadpool

Nesse clássico da Activision, o ator é o amado protagonista, Deadpool. Esse jogo de ação lotado de humor, do jeito que gostamos, rendeu à Nolan uma nomeação para o prêmio de "Melhor performance masculina em um jogo" no Behind The Voice Actors Awards em 2013.

SXUwVld3NzlmNkE=

Ghost/Cayde-6

Aqui temos algumas situações complicadas. Acho justo citar estes dois trabalhos como interpretações de Nolan pois foi ele quem teve o papel definitivo de Ghost em ambos os jogos, e em Destiny 2, recebeu o papel de Cayde-6 na expansão Renegados (Forsaken). Mas por quê não citar antes? Bom, para começar, antes de Nolan ser colocado no papel de Ghost, a IA pessoal dos guardiões, o papel estava nas mãos de Peter Dinklage, o ator de Tyrion Lannister em Game Of Thrones.

No caso de Cayde-6, o personagem em Destiny 1 e Destiny 2 base era interpretado por Nathan Fillion. Ele foi substituído por Nolan na expansão Renegados, e deixo claro que apenas nela. De acordo com o próprio Nathan, ele disse que na época estava muito ocupado para voltar ao papel do personagem para a expansão, e disse que a escolha de Nolan para o novo papel foi a decisão certa.

OHZDTTVRaXNUSkU=

Tony Stark

Para finalizar, o último grande trabalho do ator até o momento foi como Tony Stark no jogo Marvel Avengers, e também nas aparições de Tony em Fortnite. Não preciso explicar a situação em que Marvel Avengers se encontra considerando as últimas notícias a respeito do jogo, mas quando se trata da atuação de Nolan, mais uma vez ele acertou e fez um ótimo trabalho.

NFVJeXhDekZwdFk/dD0xMg==

Estes foram provavelmente os seus trabalhos mais famosos no mundo dos jogos, mas claro que ainda existem vários outros pelo qual alguns de vocês devem conhecê-lo. Então, caso tenham curiosidade de saber sem detalhes, estas são mais algumas de suas atuações notáveis:

  1. Ultimate Spider-Man - John Jonah Jameson
  2. Rick And Morty - Scroopy Noopers
  3. God Of War (2005) - Hades
  4. Marvel: Ultimate Alliance - Ghost Rider
  5. Call of Duty: Modo Zombies - Dr. Edward Richtofen
  6. Prince of Persia (2008) - Prince
  7. Halo 3: ODST - Romeo
  8. Alpha Protocol - Steven Heck
  9. Mafia II - Alberto Clemente
  10. Franquia Batman Arkham - Pinguim
  11. The Last Of Us - David
  12. Injustice: Gods Among Us - General Zod
  13. Middle Earth: Shadow Of Mordor - Mão Negra de Sauron
  14. Mafia III - Remy Duvall
  15. Middle Earth: Shadow Of War - Isildur
  16. God Of War (2018) - Modi

E aqui chegamos ao fim do artigo sobre os trabalhos de Nolan North nos jogos. Apesar de ter citado alguns de seus papéis em animações, eu decidi focar no seu trabalho em jogos, que é a parte onde ele se sai melhor. Espero que tenham gostado de leitura, e até o próximo artigo.

Gabr1elKK
Gabr1elKK #ZigEvil

Fã de games em geral, mas meu estilo favorito é sempre o bom RPG. Meus jogos favoritos são Metal Gear Solid 3, Disco Elysium, e Red Dead Redemption.

Crente de Tarantino e devoto de From Software.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,