Destrinchando a cosmologia de God Of War

Destrinchando a cosmologia de God Of War

Algo que gera muitos debates e dúvidas entre os fãs da saga
#Artigos Publicado por Fuyushiro, em

O artigo trata-se de uma opinião minha, não é algo confirmado por ninguém da Santa Monica.

ESSE ARTIGO CONTEM SPOILERS
Esse artigo terá spoilers, continue lendo apenas se você já jogou os games.

Olá pessoal, hoje trago para vocês, uma das maiores dúvidas dos fãs quando o assunto é cosmologia de God Of War e como as outras mitologias coexistem com a mitologia grega, porque a mitologia nórdica e as demais não foram afetadas pelo "fim do mundo" em God of War 3, enfim, são muitas dúvidas e os diretores e escritores da franquia nos dão respostas vagas ou com muitas interpretações e isso gera mistérios e dúvidas em todos nós, então eu decidi vasculhar a internet em busca de respostas, li artigos, li wikis, assisti a vários vídeos e vou trazer tudo de relevante que encontrei aqui para formar uma tese a respeito do assunto.

O mundo grego e de God Of War é assim:

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMC5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym46QU5kOUdjUXZTdVJ0RGd5ZlY3ZVI3VWNkOFk5ZlNjSUs0U1pqRkZLVDVRJnVzcXA9Q0FV

Novamente avisando, o artigo contém spoilers.

Como sabemos, no GOW 3 Kratos causou um verdadeiro caos ao matar os deuses do Olimpo, a primeira morte no jogo foi do deus dos mares, Poseidon, sua morte causou alterações nos mares, como tsunamis e o nível dos mares subiu no mundo todo:

cmRLY20zZHg5eTA/dD0xMzI=

(2:13)

Com a morte do deus sol, Helio, as nuvens bloquearam o sol, trazendo trevas e tempestades pelo mundo:

S2xINkptWnVEd0E/dD0yNzA=

(4:30)

A morte dos demais deuses também trouxe algum tipo de caos ao mundo. Mas onde eu quero chegar com isso?

Se a mitologia nórdica, egípcia e as demais coexistem no mesmo planeta que a mitologia grega, onde são divididos por continentes e países de forma literal, então os deuses e pessoas de outras mitologias passaram por todo esse caos gerado pelas mortes dos deuses da mitologia grega? Isso não seria coeso. Bom, esse é um ponto que tenho para defender minha tese, mas continuando.

A Mitologia Nórdica

Após vários rumores, na E3 2016 durante a conferência da Sony, a Santa Monica finalmente nos mostrou o mais novo título da saga God of War, mostrou um pequeno trecho de gameplay com gráficos de cair o queixo na época, com uma nova jogabilidade e visão de câmera, mudando totalmente o estilo dos jogos anteriores, que eram hack n’ slash, sendo esse título considerado um soft reboot, onde continuou a história após o fim dos eventos do GOW3, mas mudando a jogabilidade e nova forma de mostrar a narrativa. Mas não apenas isso nos apresentou uma nova mitologia, com novos deuses, novas criaturas mitológicas e muitos mistérios. A nova mitologia escolhida para o jogo foi a mitologia nórdica, mas logo após a euforia da revelação passar, vieram as dúvidas dos fãs de como Kratos foi parar em uma nova mitologia. Viagem dimensional? Viagem planetária? Outro continente?

Cory em entrevista no GDC (Game Developers Conference) em 2019 disse o seguinte:

Eu estava falando sobre a ideia de que todas as mitologias do mundo são parecidas com esta imagem do telescópio Hubble. Elas são como galáxias espalhadas por um universo completo, e o mundo é o universo. Elas são uma espécie de história de origem de várias culturas em todo o mundo, desde o início dos tempos e estendendo-se até o fim, então em um determinado momento todas as mitologias existiram juntas - e atualmente - e elas estão simplesmente separadas pela geografia. Isso é importante porque algumas pessoas tiveram a concepção que Kratos no final de God of War III destruiu o mundo. Bem, ele destruiu o que eles acreditavam que o mundo era na Grécia, sua versão do mundo. Todos acreditavam que seu mundo era o único mundo; na verdade, ainda acreditamos.

Vídeo da entrevista:

YUliLUx0N1dYX3M/dD0zMTA=

(5:10)

Então Cory já confirmou que todas as mitologias se passam na Terra? O termo geografia aqui NÃO é de forma de literal, onde cada mitologia existe em países e continentes separados, o principal escritor do GOW Nordico, Matt Sophos disse o seguinte em seu Twiiter:

Sem se aprofundar muito nisso, é uma espécie de combinação de geografia e sistema de crenças local. No final das contas, todos eles meio que existem simultaneamente... e nenhum deles fica particularmente feliz quando Kratos está por perto.

Essa parte é interessante "todos eles meio que existem simultaneamente,"

Isso pode significar o seguinte:

Todas as mitologias existem ao mesmo tempo, mas em diferentes linhas do espaço-tempo, assim como os reinos da mitologia nórdica:

IMAGEaHR0cHM6Ly9rbm9vdy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDEvbmluZS13b3JsZHMtb2Ytbm9yc2UtbXl0aG9sb2d5LmpwZw==

Como dito pela própria Freya:

O que você vê à sua frente representa o templo em que estamos, bem como as torres do reino que circundam o Lago dos Nove do lado de fora. Todos os reinos existem no mesmo espaço físico, reflexos uns dos outros. Essas portas, as torres externas e os nove reinos estão todos entrelaçados e coexistindo nos galhos da Árvore do Mundo - separados apenas pela luz Bifröst de Alfheim.

Reino em God Of War tem outro significado, literalmente significa outro mundo:

A Santa Monica faz a distinção que regiões geográficas e reinos não são termos intercambiáveis:

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91MFB4NERkLnBuZw==

A mitologia nordica é um novo reino (mundo):

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8wZE0yVW9lLnBuZw==

Então quando Freya diz ao Kratos que sabia que ele era um deus, mas não deste reino.

O que significa que quando Freya afirma que Kratos não é “deste reino” ela não está dizendo que ele é de outro país (Grécia) ou continente, ela está dizendo a ele que sabe que ele é de outro “mundo” literalmente.

Agora para finalizar, Tyr consegue viajar por outros reinos através da pedra da unidade, isso é mostrado nesse painel:

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rSjNjRmdNLnBuZw==

Nessa imagem temos Olho de Hórus, que simboliza a mitologia egípcia, o Omega, que simboliza o panteão grego, Yin-Yang, simbolizando os mitos xintoístas e por último Triskelion, que simboliza a cultura celta, de qual acredita-se que Mimir faça parte.

Ao centro da imagem vemos o deus da guerra nórdico Tyr segurando a Pedra da Unidade enquanto ele está em um dos ramos da arvore do mundo Yggdrasil, no vazio cósmico localizado no Reino Entre Reinos, dito vazio sendo preenchido com galáxias e estrelas, que simbolizam o ato de viajar para outros panteões.

Como Mimir fala nesse trecho:

Essa é a Pedra da Unidade! Se Tyr possuía isso, explica como ele poderia visitar todos os outros reinos, e outras terras.

SHZJNnR4VmRSZDg/dD0xOTg=

(3:15)

E isso confirma que viajar por outros reinos é mais complexo que simplesmente atravessar distâncias continentais.

Com isso, minha tese é que os reinos - são outros mundos ou dimensões dentro de um mesmo "universo físico" só assim explicaria o motivo pelo qual só o “mundo grego” foi afetado pelas mortes dos deuses gregos e também porque existem outras mitologias com suas próprias crenças de "inicio" de mundo.

E aí qual é sua opinião a respeito do tema? Deixe seu comentário, respeite a opinião do próximo e tenham uma ótima semana.

Fonte: Vsbattles
Fuyushiro
Fuyushiro #CoderLuizFelipe
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.