Ubisoft nomeia novo CCO com foco em trazer mais diversidade e inclusão na empresa e em seus jogos

Ubisoft nomeia novo CCO com foco em trazer mais diversidade e inclusão na empresa e em seus jogos

Grupo de ativistas 'A Better Ubisoft' criticou escolha do executivo por ser "mais um homem branco"
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Hoje a Ubisoft comunicou que Igor Mancea foi promovido a Chief Creative Officer (CCO) da empresa. Mancea substitui Serge Hascoët, que renunciou no ano passado por acusações de má conduta sexual. O grupo de direitos dos trabalhadores A Better Ubisoft emitiu uma resposta à promoção de Mancea.

Manceu agora é um subordinado direto ao CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, que também foi criticado por sua resposta às alegações de abuso que os funcionários da Ubisoft dizem que “não era bom o suficiente”. Uma declaração da Ubisoft diz que Manceau “será responsável por definir e nutrir a visão criativa geral da Ubisoft e guiar a direção criativa de seus jogos para que sejam acessíveis, inclusivos, irresistíveis e enriquecedores para todos os jogadores”.

As funções de Manceau também incluirão trabalhar com os estúdios da empresa para “incluir diversas perspectivas e sensibilidades” nos projetos da Ubisoft. Sua carreira na empresa começou em 1998 em marketing empresarial, trabalhando em franquias como Far Cry, Rainbow Six e Splinter Cell.

A promoção de Manceu segue outra declaração de funcionários atuais e ex-funcionários em maio, dizendo que "nada mudou" depois que as alegações de abuso começaram. A Better Ubisoft respondeu à nova posição de Manceau, revelando que o grupo de antigos e atuais funcionários estava “ansioso para trabalhar” com ele em direção a seus objetivos e direcionando o CCO a uma carta aberta assinada por mais de 1.000 colegas.

A carta chamou a atenção para a má resposta da Ubisoft após um ano de inatividade da empresa, dizendo que os funcionários receberam “palavras amáveis, promessas vazias e uma incapacidade ou indisposição para remover infratores conhecidos".

A Better Ubisoft espera ver uma "resposta significativa", mas destacou as preocupações de que esta contratação contradiga a declaração de Yves, onde ele disse que a liderança editorial seria redefinida e o papel do oficial criativo não seria consolidado em um único indivíduo.

"Não há uma expressão clara do processo criativo e há uma falta chocante de diversidade nos VPs”, diz o comunicado de A Better Ubisoft.

Manceau, e o ex-executivo que ele substitui, são ambos brancos. O grupo observa que mais dois VPs deveriam ser contratados, e que a Ubisoft falhou em prosseguir com o progresso depois que contratou Bio Jade Adam Granger como VP da equipe editorial da Ubisoft em fevereiro deste ano.

“Atualmente, como está, a equipe criativa da Ubisoft é composta por brancos com origens culturais uniformes”, continuou A Better Ubisoft.

O grupo expressou sua “falta de confiança no futuro formato da equipe editorial” e lembrou à empresa que o VP editorial, Patrick Plourde, manteve sua função após vários relatos de má conduta, e o “ex-braço direito” de Serge Hascoët ainda estava envolvido com alta recrutamento de alto nível.

No ano passado, após a divulgação de denúncias de suposto abuso na Ubisoft, a francesa Solidaires Informatique anunciou que estava preparando um processo contra a empresa por seus “atos repetidos de assédio e agressão sexual, atos sexistas e discriminação".

Depois de uma falta de reconhecimento oficial por quase um ano, a Ubisoft listou uma “ocorrência de comportamento inadequado por parte dos funcionários" como um fator de risco “moderado” em um documento destinado aos acionistas, citando que suas economias e receitas podem atingir valores muito abaixo do necessário para uma "sobrevivência letal" da companhia.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque