Sony divulga que irá fortalecer a PlayStation antes da indústria de jogos se consolidar por completo

Sony divulga que irá fortalecer a PlayStation antes da indústria de jogos "se consolidar por completo"

CEO da Sony Pictures espera que o mercado de jogos seja dominado apenas pelas gigantes, assim como na indústria do cinema
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Durante uma recente teleconferência financeira, a Sony Corporation of America (divisão da Sony Corp.) falou sobre as estratégias que pretende implementar no mercado de entretenimento, em particular Filmes e Séries de TV.

No discurso, porém, também houve espaço para uma pequena referência aos interesses empresariais do setor de jogos. Coube ao CEO da Sony Pictures Entertainment (SPE), Tony Vinciquerra, desvendar quais serão os próximos movimentos da empresa que envolverão também suas franquias de videogames.

Em primeiro lugar, foi confirmado que existem 10 projetos que a Sony Pictures está a realizar em colaboração com a divisão PlayStation, e um deles que conhecemos é o filme de Uncharted. Outras séries, incluindo The Last of Us e Ghost of Tsushima, também entraram no mercado de programas de TV, e a impressão é que a empresa tem cada vez mais intenção de empurrar nessa direção.

Mais tarde, Vinciquerra falou sobre uma redistribuição interna que deve ocorrer dentro da Sony nos próximos anos. A estratégia se dá porque a Sony Pictures acredita que os estúdios internos dedicados a produção cinematográfica estarão diminuondo, consequentemente fortalecimento da divisão de games, que no momento passa por sua maior consolidação.

"Provavelmente ainda há muitos estúdios de cinema livres e poderíamos ver 2 ou 3 a menos nos próximos cinco a dez anos. Acho que a próxima consolidação de estúdios será no setor de jogos.

Quais novas aquisições de desenvolvedores estejam a caminho para se juntar à família PlayStation Studios? A última compra da Sony foi Firesprite, a equipe responsável por Playroom e Persistance. Hermen Hulst disse que os próximos movimentos da empresa em termos de aquisições serão seletivos e medidos.

Já ao assunto da consolidação da indústria de jogos. Não é novidade que o mercado de jogos está ficando igual ao do Cinema e da Música, áreas que hoje se resumem apenas a 5 ou 6 gigantes e pequenos estúdios tentando se manter independente.

De 2018 para cá, vimos nomes como Microsoft, Sony, Tencent, Electronic Arts, Focus Home, Embracer Group, Activision Blizzard e Take Two Interactive comprando dezenas de estúdios, fora as compras de editoras inteiras, como as aquisições da ZeniMax Media, Le-You Technologies, Codemasters, Deep Silver, Saber Interactive, Gearbox Software e etc.

Segundo analisas da indústria de videogames, até 2026 haverão menos de 170 estúdios independentes em torno da América do Norte e Europa (hoje esse número gira no entorno de 300), o que significa que as compras de estúdios e editoras ficarão ainda mais agressiva nos próximos meses.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque