Peter Wyse comenta sobre os novos objetivos da divisão Xbox Game Studios Publishing da Microsoft

Peter Wyse comenta sobre os novos objetivos da divisão Xbox Game Studios Publishing da Microsoft

Sendo reestruturada, a divisão de jogos Second-party busca criar IPs que atinjam públicos globais e massivos
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Sendo talvez a área mais forte da Microsoft durante os tempos do Xbox Original e Xbox 360, a sua divisão de Second-party foi responsável por criar parcerias com grandes nomes da indústria como a BioWare, Ubisoft, Capcom Vancouver, Mistwalker, DICE, Playground Games, Crytek, Remedy Entertainment e Epic Games

Nisso nasceram-se jogos e até mesmo franquias como Splinter Cell, Gears of War, Mass Effect, Jade Empire, Dead Rising, Forza Horizon, Lost Odyssey, Blue Dragon, Ryse: Son of Rome, Alan Wake, Quantum Break, Titanfall, Project Gotham Racing, só para citar exemplos. No entanto, durante a gestão da 8° Gen, protagonizada pelo Xbox One, acabou que a divisão teve que passar por uma reformulação.

Isso aconteceu principalmente após os desempenhos não tão satisfatórios nas vendas de títulos da divisão Publishing da empresa em 2016, onde ReCore, Dead Rising 4 e Quantum Break não atingiram as expectativas estabelecidas pela Microsoft. Somando ao fato que no ano seguinte foi cancelado Scalebound, que seria o maior projeto japonês da divisão, as coisas desandaram de vez.

Em 2018 o Xbox começou uma grande reforma nessa área enquanto começou a adquirir dos estúdios que faziam parte do setor Second-party, recrutando Peter Wyse para se tornar Head & General Manager da atual XGSP (Xbox Game Studios Publishing). Wyse é conhecido como o ex-Vice Presidente e Chefe de Estúdio da WBIE (Warner Bros. Games), onde reformulou estúdios como a Monolith Productions e Rocksteady para dar vida aos jogos da série Batman Arkham e Middle-Earth: Shadow of Mordor.

Falando sobre sua visão como chefe da Xbox Publishing durante a GDC Expo 2021, Wyse comenta que a divisão, agora reformulada, busca criar novas franquias e jogos que atinjam grandes públicos massivos, criem comunidades e consigam ser diversificados entre si, citando exemplos como Flight Simulator, Ori and the Will of the Wisps e Tell Me Why como jogos que a divisão visa no momento.

No vídeo de entrevista, que você pode conferir abaixo, Peter Wyse fala sobre o mercado global de gamers, que no momento é de 3 bilhões, e a divisão Xbox Publishing tem foco de atrair esse público para os serviços do Xbox como o Game Pass e Game Streaming, citando que eles buscam ser "a melhor divisão de publicação de jogos Second-party da indústria".

Y25VWnFuVGlxUmM/dD02MTA=

Entre projetos que estão em desenvolvimento atual pela XGSP no momento, lembramos de Contraband, um título de ação com tiros em um cenário de mundo aberto com um forte lado cooperativo, onde haverá heists e perseguições, similar a Payday e GTA. O projeto foi descrito por Wyse como o jogo de maior escala e ambição em toda a história da Avalanche Studios.

Já entre os jogos não anunciados, um dos únicos que temos conhecimento (pois tecnicamente já vazou) se trata de Project Dragon, um Action-RPG Cooperativo em desenvolvimento pela IO Interactive, autores de Hitman e do futuro novo jogo da franquia James Bond 007. Muitos descrevem o jogo como o de maior escopo da IOI, com a própria empresa revelando alguns meses atrás que o título redefinirá o seu futuro na indústria.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque