De volta para o passado #1 | Em 2012, Hudson Soft era adquirida pela Konami

De volta para o passado #1 | Em 2012, Hudson Soft era adquirida pela Konami

Hudson Soft era a empresa por trás de Bomberman e Mario Party
#Artigos Publicado por Vasco123, em

Em 18 de maio 1973 era fundada a Hudson Soft no Japão, lançando vários clássicos durante as décadas seguintes. A começar pelos jogos, temos como primeiro grande sucesso da empresa o Bomberman, no qual foi lançado primeiro para computadores em 1983, e algum tempo depois chegando ao Nintendinho. O sucesso da franquia foi amadurecendo ao longo dos anos e gerou grandes jogos como Super Bomberman 4 e o 5 para o Super Nintendo e o Saturn Bomberman para o Sega Saturn.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubGlnYWRvc2dhbWVzLmNvbS9pbWFnZW5zL3Bhc3N3b3JkLWJvbWJlcm1hbi00LW9nLmpwZw==

Outra franquia popular criado pela Hudson é o Adventure Island, que foi lançado para NES. Além disso, temos uma série peculiar que foi feita pela desenvolvedora, estamos falando de Mario Party. O jogo fez tanto sucesso, que a franquia Mario Party ficou nas mãos da Hudson Soft até o oitavo game, que foi lançado para Nintendo Wii. O rompimento da relação entre Nintendo e Hudson tem nome, Konami, na qual adquiriu a empresa em 2012, mas vamos deixar esse assunto para o final.

A parceria de console com a NEC

Sim, a Hudson indiretamente entrou no mercado de consoles, sendo grande parceira da NEC no PC-Engine, plataforma lançada em 1987 que permitia gráficos superiores aos seu rival NES, pois mesmo sendo considerado um console de 8 bits, ele tinha um processador gráfico de 16 bits, podendo alcançar até gráficos próximos aos do Mega Drive e Super Nintendo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG42LmNhbXBvZ3JhbmRlbmV3cy5jb20uYnIvdXBsb2Fkcy9ub3RpY2lhcy8yMDIwLzAzLzEwLzNoYzNyNHd0Y3h3azguanBn

Além disso, o PC Engine foi o primeiro console a utilizar o leitor de CD-Rom, no qual era vendido separadamente.

E claro, não podia faltar o mascote do videogame, então a NEC e a Hudson se juntaram e criaram o conhecido Bonk's Adventure.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmludGFnZWlzdGhlbmV3b2xkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8wMy9Cb25rc19BZHZlbnR1cmVfVEcxNl8wNC5wbmc=

Apesar do sucesso do console no Japão, o mesmo não ocorreu no lado do ocidente, no qual foi descontinuado em 1994.

Konami compra a Hudson Soft

Em primeiro de Março de 2012 a Konami adquiriu por completo a Hudson Soft, mas o processo não foi de um dia para o outro, e levaram 12 anos para isso acontecer. Acontece que em 2000, a empresa passava por dificuldades financeiras, e teve que entrar no mercado de ações. Foi nessa época que a Konami se tornou acionista majoritária.

A Hudson continuou trabalhando sozinha com uma pequena relação com a Konami até 2011, se tornando então subsidiária, tendo seu fim total com o nome Hudson Soft em 2012. Porém, até 2015 continuou funcionando como uma filial da Konami, que logo depois dissolveu tudo de uma vez, vendendo até o prédio da antiga desenvolvedora.

Atualmente, a Konami é dona de todas as ip's da Hudson Soft, isso inclui Bomberman, Bonk's Adventure e tantos outros. Inclusive a mesma tem os direitos do console na qual a Hudson foi parceira da NEC, tendo a Konami lançado recentemente o Mini PC Engine.

Vasco123
Vasco123

"The right man in the wrong place can make all the difference in the world." G-Man

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque