Mighty Goose - Conheça esse maluco e divertido runngun #GV Review

Mighty Goose - Conheça esse maluco e divertido run'n'gun #GV Review

Tiro pra todo lado, coisa explodindo, fugas em camera lenta em veiculos dirigidos por um Ganso... armado! Precisa de mais?
#Análises Publicado por Allan Kardec, em

A tempos eu estava devendo a análise de Mighty Goose, um divertido game que pode passar despercebido aos olhos dos menos atentos aos lançamentos de títulos menores. Lançado em junho, o game é um run'n'gun que não é inovador, mas refaz com perfeição tudo aquilo que nos agrada em games do gênero, e irá agradar desde os fãs de Megaman e principalmente aos que aguardam um Metal Slug clássico. Então vamos lá para mais uma análise!

YlFCQjFTYzF6U1U=

Quando jogamos Mighty Goose notamos em poucos minutos que os desenvolvedores da Blastmode Games amam Metal Slug, não é de se estranhar já que ele é a referência máxima do gênero run'n'gun. E não é difícil dizer que a franquia da SNK certamente ainda está na cabeça dos jogadores fãs do gênero, que podem fechar os olhos e pensar na palavra "shotgun" e a ouvir com a voz do locutor do jogo.

Mighty Goose bebeu da fonte criada pela SNK se inspirando e sendo uma bela homenagem a todas as coisas que Metal Slug nos proporcionou. As principais características estão todas lá, ação frenética, tiradas cômicas e muita muita bala voando. Os inimigos por vezes ocupam a tela simplesmente para explodirem segundos depois, em uma maravilhosa e catastrófica destruição animada em 2D. Durante sua jornada você verá várias armas, veículos potentes, chefes mortais e desafiadores, e aquelas tiradas exageradas que todos gostamos, como entrar em "rage" e invocar a fúria de Goose sobre seus patéticos inimigos acompanhada de seu grito de ódio e sua face assustadora surgindo no canto da tela! E até pegar a "shotgun" e o narrador estar realmente lá, esperando o momento de falar aquela palavra única.

Fica claro que Mighty Goose foi inspirado mas não é uma cópia de Metal Slug, existe aqui muitas ideias próprias. Como destaque ao Goose, um protagonista de primeira, que com alguns pixeis pode ser muito mais interessante que muitos protagonistas de títulos AAA. Além de grasnar e meter bala em tudo, ele é expressivo e marcante, suas habilidades também são bem encaixadas e não deixam a desejar na hora da luta. Sua história simples é o plano de fundo perfeito para uma divertida jornada, neste mundo Goose o ganso, um dia encontra uma armadura mecânica futurista e com ela decide se tornar um caçador de recompensas intergalático, se tornando o ganso mais poderoso da existência e que levará o caos a todos inimigos que ficarem em seu caminho.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058716.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058717.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058720.webp

O game possui controles simples e precisos, exatamente o que é necessário para os jogadores terem uma chance de sobreviver ao enxame de inimigos que em vários momentos irão preencher a tela. Goose também possui algumas habilidades próprias dignas de um herói implacável que ataca enquanto está no chão, pulando e até no ar, podendo lançar foguetes, balas de metralhadora e tiros de espingarda, fazendo com que o curto voo dessa ave não atrapalhe na hora que os inimigos aparecerem para colocar as habilidades do jogador a prova, já que eles te forçarão constantemente a alternar entre lutar no chão e voar para manter as hordas de inimigos à distância.

Goose também possui um medidor do Mighty Mode, que vai se carregando conforme você realiza combos, e uma vez completo você poderá despertar a irá de Goose, que solta chamas infernais de sua cabeça ativando por alguns momentos um "good mode", que lhe permite invulnerabilidade e ira constante, possibilitando disparar uma chuva de balas inigualável. É fundamental que você controle e consiga realizar os combos para que seu medidor esteja sempre completo e auxiliar em momentos mais difíceis.

Mighty Goose também se arrisca a trazer inovações ao gênero, como uma variedade de power-ups e habilidades que podem ser escolhidas ao inicio das fases, uma boa novidade e que se tornam vitais para progredir no jogo principalmente se você tentar o "New Game Plus" que adiciona muito mais dificuldade a sua jornada. Esses power-ups podem adicionar vários efeitos ao jogo, como mais dano para as armas, explosões mais poderosas ou adicionar mais alguns segundos no "Might Mode", além de também invocar uma horda de esqueletos de inimigos mortos para ajudar Goose ou explodir inimigos de longe com um enorme pilar de chamas ardentes.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058725.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058724.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058722.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058721.webp

O jogo possui também uma "moeda" que ao se coletar uma quantidade suficiente, Goose poderá utilizar um app em seu telefone para solicitar o lançamento de armas e veículos para a fase, uma interessante adição que pode auxiliar na hora de encarar os chefes mais complicados. É claro que não possui muitas "moedas" espalhadas pro ai, e sua quantidade não são bem definidas o que adiciona o fator da escolha, e você deverá pensar bem quando as usar.

Outra novidade que Mighty Goose trás é o acrescimento de ajudantes, algo que não é comum, ao menos eu não me lembro em games de run'n'gun. Os ajudantes são bots controlados por IA, que acompanham seu personagem e fazem o possível para ajudar. Claro que alguns são melhores que outros, existe alguns como o pato descartável que só fica olhando para você mas te trás um conforto, o porco que te joga algumas munições e pode fazer a diferença na hora de vencer um chefe e também o robô que dispara foguetes, cada um podendo auxiliar de sua forma.

Não nego que em alguns momentos o exagero presente tem Mighty Goose pode até atrapalhar, a câmera lenta, o berro e a cabeça gigante do Goose no canto da tela, e até o excesso de explosões cabulosas, podem ser removidos com alguns ajustes que os desenvolvedores criaram nas opções e que podem auxiliar a termos uma visão mais clara do que está ocorrendo na tela e concentrarmos na ação.

Outro fator que complica a sua vida é os pontos de controle/salvamento que são bem irregulares e podem ser até punitivos, já que em algumas fases há vários e em sequencia, mas outras parece que voltar ao inicio é sempre a única forma, e ficam até um pouco frustrante.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058723.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058718.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/59/058719.webp

Mighty Goose também trás consigo um modo cooperativo que infelizmente não agrega nada ao jogo, enquanto imaginamos que poderíamos ter 2 gansos na tela, a verdade é que o amigo que quiser jogar com você, só irá conseguir controlar um ajudante, sendo meio chato até de experimentar o modo, já que é comum em games do gênero termos dois atiradores na tela. Mas é algo que a Blastmode Games pode corrigir, adicionando futuramente um modo cooperativo realmente interessante.

Durante minha jornada também notei alguns pequenos bugs que impediam o movimento mas nada muito grande e que tira-se a graça do jogo, mas que podem ser corrigidas com pequenas atualizações para melhorias.

No fim Mighty Goose é um belissimo jogo muito divertido, desafiador e maluco. Ele te fará sentir de volta aos anos 90 quando o gênero run'n'gun estava em alta e Metal Slug era uma febre. E mesmo que reproduza muito do que já conhecemos no gênero ele possui elementos que o diferenciam e adicionam um ar de novidade para os jogadores de longa data e também para os que estão conhecendo agora o estilo.

Mighty Goose já está disponivel para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, PC via Steam, Mac e Linux.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8xMjk5MzYw

8.5
Nota
Um belissimo jogo muito divertido, desafiador e maluco!
Prós
  1. Faz o "feijão com arroz" da melhor forma
  2. Estilo gráfico e animação de primeira
  3. Trilha sonora emocionante
  4. Engraçado na medida certa e com momentos emocionantes
Contras
  1. Tempo de duração muito curta
  2. Pontos de controle/salvamento irregulares e que podem ser até punitivos
  3. Modo Coop fraco e decepcionante
  4. Alguns bugs menores
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.