Relembrando | Driver: San Francisco completa 10 anos desde que foi lançado

Relembrando | Driver: San Francisco completa 10 anos desde que foi lançado

Um clássico da Ubisoft Reflections, hoje considerado um jogo a frente do seu tempo
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Após mais de 5 anos em desenvolvimento, em 1 de Setembro de 2011 o time da Ubisoft Reflections lançou a mais recente (e até o momento, a última) entrada principal na série de jogos Driver, criada originalmente em 1999 quando o estúdio ainda se chamava Reflections Interactive e era de propriedade da Atari.

Driver é conhecido por muitos como uma franquia de ação e aventura com carros num cenário moderno de mundo aberto, sendo a primeira a bater de frente com Grand Theft Auto da Rockstar Games, e sendo protagonizada pelo carismático John Tanner, que aparece em todos os jogos da série.

Mesmo com todo sucesso de Driver 1 e 2, foi no Driv3r que as coisas desandaram, principalmente por conta do jogo tentar a todo instante se parecer com seu rival na época, Grand Theft Auto III, dando a possibilidade de Tanner sair dos veículos e usar uma arma para atirar em inimigos, tirando muita da essência natural da série, e quase a encerrando ali mesmo.

Em 2006 a Atari concordou em vender a Reflections Interactive (junto da IP de Driver, que é de propriedade do estúdio) para a Ubisoft após um sucesso moderado com o título da série lançado naquele mesmo ano, Driver: Parallel Lines, que obteve bons números de vendas nas suas versões de Xbox Original e PC.

Desse ano até em 2011, o estúdio passou por sua mudança de nome, se tornando Ubisoft Reflections, e a partir daí começou a criar o que viria a ser Driver: San Francisco, um jogo que a primeira vista, foi recebido com diversos elogios pelos críticos e jogadores, mas que não vendeu tanto quanto o que a Ubisoft gostaria.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jdXRld2FsbHBhcGVyLm9yZy8yMi9kcml2ZXItc2FuLWZyYW5jaXNjby13YWxscGFwZXJzLzMwNjE5MjgwODEuanBn

Voltando a essência da série, Driver: San Francisco não tem aqueles momentos ao estilo de GTA onde o jogador, assumindo o papel de Tanner, usa armas, voltando a ser um jogo de mundo aberto de aventura com veículos... porém com novidades bastante peculiares e bem originais. Sim, falamos da mecânica The Shift.

Caso tenha jogado Driver: SF, você deve se lembrar que no início do jogo, John Tanner sofre um acidente, entrando em Coma, e com isso, toda a aventura de San Francisco se passa na mente adormecida do personagem, dando uma verticalidade em alta escala para a Ubisoft Reflections ousar.

Uma vez que o personagem não está realmente ali, durante o desenrolar de Driver: SF o jogador pode usar o The Shift, que amplia o cenário do seu mundo aberto, o jogador escolhe um NPC com veículo, e magicamente Tanner teleporta e entra "na alma" daquele personagem, e com isso, podemos dar continuidade no jogo, algo bastante diferente, e que inicialmente foi encarado como algo estranho de se ver em um jogo, especialmente em Driver.

The Shift é um recurso que raramente vemos em jogos no geral, com um exemplo mais fácil de citar sendo o de Super Mario Odyssey, título de 2017 do Nintendo Switch, onde podemos assumir o controle de vários personagens com o uso do chapéu amigo de Mario, Cappy. A diferença é que Tanner não ganha poderes extras quando faz isso em Driver.

Com esse estilo de design, a Ubisoft Reflections pôde criar um jogo mais denso e vivo em enredo, com cenas cinematográficas e de ação com alta qualidade, sendo de longe um jogo bem construído em termos de personagens, seja no próprio protagonista ou nos secundários. Para se ter ideia, Driver: San Francisco possui mais linhas de diálogo narrativo que Mass Effect 2, jogo lançado um ano antes de Driver SF e que na época era o RPG mais robusto no mercado em termos de enredo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXM4LmFscGhhY29kZXJzLmNvbS8zODIvdGh1bWItMTkyMC0zODI0MTIuanBn

Outro detalhe bastante diferenciado em Driver: San Francisco é a presença de algumas missões que quebram simples barreiras com os jogadores, explorando cenários bastante diferentes. Para começar, sim, falamos da missão em que temos a perspectiva da câmera em 2° Pessoa (Second-Person), estilo de câmera que pouquíssimos jogos já tentaram usar, e que antes de Driver SF, só tínhamos visto com melhor clareza no aclamado clássico da Double Fine, Psychonauts.

Também há a missão 'The Freeze', onde os carros na rua onde Tanner está passando simplesmente são como fantasmas de gelo, que atravessam nosso veículo enquanto decorremos o enredo. Esse é um dos momentos mais reflexivos do título, onde o enredo fala mais de como seria uma experiência de quase-morte.

No geral, todo a estrutura e concepção de Driver: San Francisco é bastante sólida e rica no que se propõe, com o jogo esconcendo muitos detalhes em várias partes, seja no menu inicial onde temos uma lista a seguir e no fundo há um Raio X de Tanner (lembrando sempre o jogador que aquilo é uma ilusão) ou no fato que o uso de sons do batimento cardíaco do próprio Tanner foi usado como meio de localização das missões e progressão no mapa.

Lançado como um jogo ótimo, porém peculiar e diferente do que se esperava, Driver: San Francisco hoje possui um status de classic-cult, sendo um jogo que para a mídia jornalística de videogames, foi lançado a frente do seu tempo, onde muitos só foram reparar em sua originalidade e inovação em mundo e design após muitos anos desde que foi lançado em 2011.

Infelizmente nos dias de hoje é impossível adquirir uma cópia digital de Driver: San Francisco, já que em 2016 o título foi removido das lojas oficiais do Steam e Ubisoft Connect por conta do vencimento de licenças (direitos autorais) das músicas presentes.

Em 2018 o jogo foi relançado no Xbox One via retrocompatibilidade, recebendo melhorias para o Xbox One X, consequentemente também estando agora no Xbox Series X|S, mas também não podendo ser comprado na Xbox Store (só se você tiver uma cópia física ou uma digital já salva na sua conta da Xbox Live).

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque