Deus Ex: Human Revolution completa seus 10 anos de existência

Deus Ex: Human Revolution completa seus 10 anos de existência

Em sequência, Deus Ex: Mankind Divided completa seus 5 anos de vida
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Criada em 2000 por Warren Spector e o finado estúdio Ion Storm, Deus Ex é uma franquia atemporal, que revolucionou o mercaco por sua ousadia, tanto em design quanto na narrativa e imersão, trazendo um futuro cyberpunk que se apropriou de fazer críticas inteligentes e criar personagens bem construídos.

Apesar de não ter sido o primeiro Immersive-sim no mercado (com esse legado indo para Ultima Underworld, também de Warren Spector), Deus Ex trouxe um novo clima para os First-Person Shooter (FPS), carregando um aprofundamento bem maior no RPG, e claro, trazendo um excelente Stealth Action que moldou a maioria das franquias de hoje em dia.

Sendo editora dos dois primeiros jogos, a Eidos Interactive foi comprada pela Square Enix Japan em 2008, com a Eidos sendo rebatizada de Square Enix Europe, passando o bastão de desenvolvimento dos Deus Ex para um novo estúdio criado no Canadá, a Eidos-Montréal.

Em 23 de Agosto de 2011 o estudio lançou seu primeiro projeto com a franquia, Deus Ex: Human Revolution, se passando antes dos eventos dos dois primeiros jogos, e trazendo Adam Jensen como protagonista. O título foi um sucesso em crítica em vendas e em recepção, especialmente no Xbox 360, plataforma que fez o título vender mais de 2,5 milhões de cópias.

aG9Sd091eDdPZnc=

Human Revolution foi seguido por uma sequência direta lançada 5 anos depois, Deus Ex: Mankind Divided, lançado também em 23 de Agosto, e trazendo melhorias em IA, Stealth e Gameplay. No geral, o título foi ótimo, porém raso, com sua duração curta e um mundo ligeiramente menor que o de Human Revolution sendo alguma das críticas para a Square Enix Europe, por ter apressado a Eidos-Montréal a lançar o jogo.

Ao contrário de Human Revolution, o Mankind Divided se saiu melhor em vendas nos consoles da Sony, com o PlayStation 4 sendo a base principal para lucros, porém não foram suficientes. Em 2017, a Square Enix Europe relatou ter ficado desapontada com as vendas do jogo, colocando a IP de Deus Ex "em hiato indefinido", e assim a aclamada franquia entrou na mesma geladeira que habitam Thief, Gex, Legacy of Kain e Sleeping Dogs.

cTJrZDdGM1lGejg=

Hoje esses dois títulos completam importantes aniversários, com os 10 anos de Human Revolution e os 5 anos de Mankind Divided sendo bem importantes para lembrar como a Eidos-Montréal pôde evoluir como estúdio, lançando seu próximo título, Shadow of the Tomb Raider, em 2018, e o mais recente, Guardians of the Galaxy, que vai sair neste ano.

E pra você, quais foram seus melhores momentos com os mais recentes jogos da franquia Deus Ex? Gostaria de ver a franquia retornando na 9° Geração de consoles? Deixe sua opinião abaixo, no campo de comentários.

Deus Ex: Human Revolution já está disponível no PC, Xbox Series X|S, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U. Deus Ex: Mankind Divided já está disponível no PC, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5 e PlayStation 4; Os dois títulos recentemente receberam FPS Boost nos Xbox Series X|S.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro