Brasileiro bate recorde mundial em speedrun de Grand Theft Auto: San Andreas

Brasileiro bate recorde mundial em speedrun de Grand Theft Auto: San Andreas

Se torna o novo campeão ao completar o jogo em 3h e 38min.
#Games Publicado por Gabriel, em
IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA3L2d0YS1zYW4tYW5kcmVhcy0wMDEuanBn

E pensar que você ficava preso nas missões do Zero.

Speedruns são jogatinas voltadas a completar uma certa porção de um jogo no menor tempo possível. De cara, não parece uma tarefa simples, muitos jogos entregam ao jogador uma grande quantidade de conteúdo, resultando em um grade tempo necessário de gameplay para que o jogador possa finalmente observar os créditos finais.

Bom, se você estiver pensando em completar um jogo o mais rápido possível, o tempo com certeza será o seu maior inimigo. Pensando em derrotar este inimigo em comum, speedrunners e entusiastas de jogos procuram estratégias para ultrapassar os desafios de um jogo da maneira mais otimizada possível, buscando a combinação que resultará no menor tempo.

E isto não é diferente para o jogo queridinho dos brasileiros: Grand Theft Auto: San Andreas. Um dos jogos mais famosos de todos os tempos tem uma grande história no mundo das speedruns. O primeiro recorde mundial do jogo foi registrado em Junho de 2005, no qual o jogador Andy 'NTG' Nelson completou o jogo em incríveis 7 horas e 46 minutos em seu Playstation 2, de uma maneira segmentada, NTG gravou seus melhores tempos de cada parte do jogo e os juntou, formando o primeiro recorde mundial de GTA San Andreas que se tem conhecimento.

NTG deixou registrado importantes comentários sobre o seu primeiro recorde mundial, detalhou estratégias usadas e possíveis caminhos alternativos que o jogador poderia utilizar para obter um tempo melhor que o dele. Estes comentários foram muito importantes para que a speedrun do jogo se encontre no nível que está hoje, pois marca o inicio das discussões a cerca das estratégias utilizadas para se completar o jogo o mais rápido possível.

Após o inicio desta jornada, severas mudanças de estratégias, descobrimento de bugs e muitas outras cosias. Hoje, nesta manhã de sábado dia 21 de Agosto de 2021, 16 anos após o grande feito de NTG, o brasileiro gui93 se junta a mais um capítulo desta história magnifica deste jogo que tanto amamos ao obter um tempo inacreditável de 3 horas, 38 minutos e e 10 segundos na categoria principal do jogo, a Any% No AJS (No Arbitrary Jump in Script).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS92MUVITmx2LnBuZw==

A façanha registrada no maior site de speedruns do mundo, o speedrun.com

A categoria Any% No AJS do jogo se baseia em chegar aos créditos finais do jogo sem se importar com o número de missões feitas, colecionáveis obtidos ou qualquer outro tipo de bonus que o jogo oferece. Para atingir tal tempo, gui93 utilizou de diversas estratégias e glithces encontrados e discutidos constantemente pela comunidade de GTA San Andreas, estes que são polêmicos pela sua grande dificuldade e aleatoriedade, necessitando uma precisão de milissegundos para serem performados com sucesso.

Não se engane, a utilização de glitches neste jogo é algo nada fácil. É possível se aproveitar de missões duplicadas, ligações de telefones feitas ao CJ, níveis de procurado e vários outros mecanismos do jogo para que a porcentagem de missões completadas seja cada vez menor, diminuindo o tempo necessário para se chegar na famosa missão End of the Line, na qual enfrentamos o traidor Big Smoke juntamente com o policial corrupto e antagonista da história Frank Tenpenny.

Muitos destes bugs envolvem a manipulação de variareis de memória do jogo através do próprio jogo, estratégias que conseguimos encontrar em outras speedruns famosas como Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time. A utilização destas estratégias podem trazer grandes riscos ao runner. GTA San Andreas é um jogo bem antigo, feito para computadores e sistemas bem diferentes do que temos hoje, isto faz com que as estratégias de manipulação de memória do jogo o deixem vulnerável a travamentos, quebra de script de missões (o deixando preso em uma área do jogo) e muitas outras coisas não muito legais de se ver.

Contudo, nem só de glitches vive o runner. Além da maestria necessária para se fazer os glitches, o runner necessita ser um ótimo jogador de GTA San Andreas, pois ainda estamos em controle do bom e velho Carl Johnson, que utiliza de seu grande arsenal de armas para derrotar seus inimigos. Não o bastante, também é necessário de um bocado de sorte para encontrar carros velozes o suficiente para diminuir o tempo das viagens pelo mapa.

Estas adversidades não se mostraram poderosas o suficiente para parar o brasileiro gui93, que vem a tempos melhorando os seus resultados no jogo para alcançar o tempo apresentado hoje e incluir o Brasil nesta grande história. Gui93 vem treinando desde 2019 junto com seus seguidores em seu canal da twitch. Guilherme também possui grandes habilidades nas categorias sem glitches do jogo, além disso, também possui ótimos tempos no irmão de GTA San Andreas: Grand Theft Auto: Vice City.

Não sei vocês, mas sou muito grato ao gui93 por nos dar a oportunidade de falar "O recorde mundial de GTA San Andreas é brasileiro" para conhecidos e alguns gringos perdidos. Bom, pelo menos por enquanto.

Assista abaixo o vídeo que registra seu recorde mundial:

S2JnQkxuRVp0YWc=

Para os interessados na história da speedrun de GTA San Andreas, temos um vídeo de um runner sueco mostrando a evolução desta façanha ao logo dos anos. Infelizmente o vídeo é todo em inglês, mas possui um conteúdo bem legal para aqueles que estiverem interessados:

cmpWTzlabW5PclU=

Fonte: Speedrun
Gabriel
Gabriel #GabrielHS.

Prefiro morrer do que perder a vida

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque