Apple cede ao processo da Epic Games, liberando opções para desenvolvedores contornar os 30% de ganhos da App Store

Apple cede ao processo da Epic Games, liberando opções para desenvolvedores contornar os 30% de ganhos da App Store

Ao menos por enquanto, a empresa de Tim Sweeney possui uma vitória parcial
#Mundo Publicado por Billy Butcher, em

Depois de uma grande batalha no tribunal em Abril de 2021, que viu Epic Games e Apple se atacando cara-a-cara e expondo documentos importantes da Sony, Microsoft, Nintendo e Google, finalmente a dona do iOS permitirá que os desenvolvedores de Jogos e Apps usem um gateway de pagamento de sua escolha e não exigirá a opção de pagamento da App Store do iOS.

Um comunicado a imprensa da empresa disse que autorizou os desenvolvedores de aplicativos a informar aos usuários que agora eles podem usar métodos de pagamento alternativos para compras no aplicativo, evitando assim o corte massivo que a empresa faz, podendo burlar os 30% que a Apple ganhava dos devs.

Antes desta atualização de política, a Apple não permitia que os desenvolvedores usassem qualquer outra opção de pagamento além da App Store. Isso resultou na empresa levando 30% de todas as transações feitas para os Apps/Jogos, algo que a Epic achou injusto.

De acordo com a Ars Technica, essa mudança vem como uma proposta de acordo de uma ação movida por dois desenvolvedores em 2019. A Apple, assim como os demandantes, supostamente entraram com ações pedindo a um juiz federal para aprovar o acordo, chamando-o de uma situação "win-win", apesar da vitória ser bem mais perceptível para o lado Epic Games da disputa.

A mudança nas diretrizes agora disponibiliza até US$ 200 milhões para desenvolvedores que afirmam ter perdido renda devido às políticas. Isso é um número bastante alto, e melhor ainda, não coloca em pauta o caso de 30% envolvendo os consoles Xbox, PlayStation e Switch.

“Desde o início, a App Store foi um milagre econômico. É o lugar mais seguro e confiável para os usuários obterem aplicativos e uma incrível oportunidade de negócios para os desenvolvedores inovarem, prosperarem e crescerem", disse o Apple Fellow e supervisor da App Store, Phil Schiller.

“Gostaríamos de agradecer aos desenvolvedores que trabalharam conosco para chegar a esses acordos em apoio aos objetivos da App Store e para o benefício de todos os nossos usuários.”

No entanto, o grupo Epic Games e Coalition for App Fairness não está convencido por este acordo. Segundo o grupo, o acordo não trata dos problemas estruturais que afetam os desenvolvedores de aplicativos em todo o mundo.

“A oferta fictícia de acordo da Apple nada mais é do que uma tentativa desesperada de evitar o julgamento de tribunais no qual estamos fazendo, os colocando contra reguladores e legisladores em todo o mundo”, disse Meghan DiMuzio, diretora executiva do CAF em um comunicado.

"Esta oferta não faz nada para resolver os problemas estruturais e básicos enfrentados por todos os desenvolvedores, grandes e pequenos, minando a inovação e a competição no ecossistema de aplicativos."

"Permitir que os desenvolvedores se comuniquem com seus clientes sobre preços mais baixos fora de seus aplicativos não é uma concessão e destaca ainda mais o controle total da Apple sobre o mercado de aplicativos."

"Se esse acordo for aprovado, os fabricantes de aplicativos ainda serão impedidos de se comunicar sobre preços mais baixos ou de oferecer opções de pagamento concorrentes em seus aplicativos. Não seremos apaziguados por gestos vazios e continuaremos nossa luta por plataformas digitais justas e abertas."

A disputa final ainda parece estar um pouco longe de terminar, mas ao menos por enquanto, os tribunais e a disputa geral estão a favor da Epic Games, ganhando vitória parcial do caso, e desbancando a gigante Apple.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque