Análise | Franquia Naruto Storm

Análise | Franquia Naruto Storm

Um excelente jogo de luta que consegue agradar até quem não é fan
#Análises Publicado por Fantasma, em

PRIMEIRAMENTE QUAIS SÃO OS GAMES ?

Á franquia Naruto Storm é um jogo de luta 3D, desenvolvido pela CyberConnect2 e publicado pela Bandai Namco e é baseado na obra que é mangá e anime de Masashi Kishimoto e teve diversos jogos em varias plataformas e todos eles muito bons. Más hoje vamos falar da franquia Storm que começou na 7° geração de consoles. Os jogos dessa franquia são:

  1. Naruto Shippuden:Ultimate Ninja Storm (2008)
  2. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 (2010)
  3. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations (2012)
  4. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (2013) + Full Burst
  5. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Revolution (2014)
  6. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2016)

Todos eles estão disponíveis para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Microsoft Windows

COMO SÃO OS JOGOS ?

Como citado no começo, essa franquia é focada em lutas. O combate mudou muito se for olhar os títulos anteriores que foram lançados na 6° geração de consoles.

Naruto Storm chegou apostando num combate 3D, que se assemelha ao Dragon Ball Z Tenkaichi, onde a câmera fica travada nas costas do personagem, só que em Naruto foi apresentado um método de combate onde dois jogadores poderia jogar no mesmo console sem dividir a tela, e mesmo assim terem um cenário grande e interativo para luta.

O combate nunca esteve tão bom para um jogo da franquia. Á realização dos justsus, as esquivas, os combos, substituições, esquemas de defesa, tudo foi aprimorado. Tanto é que muitos outros jogos da Bandai Namco de luta, incluído o novo jogo do Kimetsu no Yaiba, usará o mesmo esquema de combate de Naruto.

Vale ressaltar que o combate é bastante chamativo para iniciantes, sendo muito fácil de aprender. Más ao mesmo tempo ele é cheio de movimentos e estratégias que quem joga ele mais profissionalmente e a mais tempo, sabe que tem varias estratégias e combos para cada personagem.

Á maioria dos games também tem multiplayer, tanto coop, quanto player vs player local ou online. Eu nunca me arrisquei muito no multiplayer online, sempre joguei com meus amigos e até fazíamos campeonato dele na minha casa. Digo que funcionava bem e divertida muito, e o multiplayer online eu joguei apenas o Naruto Storm Revolution e o Storm 4 e achei bastante legal, com um bom balanceamento, só que eu preferia jogar o multiplayer local do que o online.

E os gráficos ? Eu acho muito bonitos ! Eles tem uma fluidez muito top nas animações e um design muito legal que varias vezes você parece estar vendo um anime jogável. Dê uma olhada.

Slide https://imgur.com/2ugFp0t.jpeg;;;;;;https://imgur.com/ujrjSTh.jpeg;;;;;;https://imgur.com/F6w4vpo.jpeg;;;;;;https://imgur.com/QndqOlx.jpeg;;;;;;https://imgur.com/5p4I9am.jpeg;;;;;;https://imgur.com/j2Wzr9D.jpeg;;;;;;https://imgur.com/nYyd2jd.jpeg

Durante a campanha você tem um mundo aberto onde você pode andar por ele realizando missões secundarias e as principais. É bastante legal você transitar pelas aldeias e conversar com os personagens dos animes, só que é um mundo muito tranquilo e sem foco numa exploração densa como em outros jogos de mundo aberto. Você apenas anda pelos locais para olhar e não interage com muita coisa.

Agora vamos falar da campanha. Todos os games, com exceção do Naruto Storm Revolution, tem uma campanha que gira entorno dos acontecimentos do anime e você pode entrar na pele do próprio Naruto e até mesmo outros personagens para jogar esses momentos.

Preciso dizer que os jogos não são extremamente semelhantes a obra original. Eles precisaram adaptar algumas coisas para se encaixar no formato de videogame e isso tirou algumas cenas de ordem e até foram modificadas. Á historia continua a mesma, exatamente como no anime, más algumas coisas são contadas de maneiras diferentes.

Se você nunca viu o anime e deseja jogar os jogos, saiba que você vai saber e intender á historia desse universo através dos jogos. Terá uma experiencia limitada obviamente, porque o anime Naruto tem 700 episódios e nenhum dos jogos tem uma campanha que dure mais do que 10 horas.

O nível de dificuldade da campanha é desafiador em alguns momentos, especialmente no Naruto Storm 3, onde tem um batalha que até mesmo no fácil, ela é muito desafiadora. Conforme você joga á campanha, vai desbloqueando personagens para jogar no modo batalha local ou online. Também existem itens cosméticos que você libera ou compra para deixar o personagem com uma roupagem diferente.

Os jogos também são obviamente, uma continuação direta um do outro. Más não acredito que você que é fan e viu o anime, vai precisar jogar todos para acompanhar á historia novamente. No meu caso eu joguei e achei legal. Revisitar á aldeia e os acontecimentos clássicos e poder viver eles foi bem satisfatorio.

O QUE MUDA DE UM GAME PARA O OUTRO ?

Começando pela parte que menos mudou. Acho que se você pegar os games para olhar para eles graficamente, verá que houve uma evolução gráfica boa se comparar o Naruto Storm 1 com o 4. Só que não foram extremamente grandes. O que eles evoluirão mesmo foram outros aspectos do game no quesito combate, desempenho e variedade. Jogando todos eu notei que á semelhança gráfica se mantinha igual e o que mudava mesmo era á saturação de cores ou uma coisa á mais ali e aqui. Do 1° game até o Storm 3 ás mudanças foram poucas e só para o Storm 4 que era um game para a geração PS4 e Xbox One que apresentaram mais mudanças, só que o que incrementaram á mais foram partículas e efeitos na tela.

Olhe essas imagens mostrando o gráfico do primeiro game comparado com os outros até chegar no ultimo.

Naruto Storm

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vUUI2RWZKZy5qcGVn

Naruto Storm 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vNGo3N0R4QS5qcGVn

Naruto Storm 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vS1BVeWN1MC5qcGVn

Naruto Storm Generation

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20veWhVMHlyVC5qcGVn

Naruto Storm Revolution

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vNkI5eGZhQy5qcGVn

Naruto Storm 4

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20va1NDNXdQQy5qcGVn

Note que o que mais muda é a coloração em algum dos games. Claro isso são apenas imagens e não dá para ver tudo que os games podem oferecer, por exemplo, o Storm 4 é o ultimo game da franquia e o mais lindo de todos. Mesmo parecendo semelhante, ele tem várias partículas e efeitos que acontecem simultaneamente na tela enquanto você joga e sem falar que ele recicla tudo que os outros tem de bom e aprimora deixando melhor ainda.

Agora vamos para as grandes mudanças que teve ao longo da franquia. Primeiro, o que eu acho que mais mudou foi o combate. No Storm 1 tínhamos vários movimentos de luta e uma variação boa de jutsus, más não tínhamos muitos combos e nem muitos personagens jogáveis. No Storm 2 foram acrescentados mais combos ao game e o numero de personagens jogáveis praticamente dobrou, más o game ainda não era uma referencia em combates. No Storm Generation e o 3 vieram mais melhorias e no Storm 3, vimos o numero de personagens jogáveis multiplicar por pelomenos 3 vezes eu acho.

Quem joga as franquias Storm sabe que o numero de personagens jogáveis é surreal e até hoje nunca vi nenhum game com tantos personagens jogáveis igual á franquia Storm. Você pode jogar com todos os personagens que já apareceram no anime e pra quem é fan isso é muito sensacional. O Storm 3 foi um estouro, todos os fans ficaram doidos e até quem não gostava deu uma chance e acabou gostando do game. Acho que foi no Storm 3 que a franquia melhorou tudo o que tinha que melhorar no quesito campanha e multiplayer.

Logo depois dele veio uma pequena atualização chamada Storm 3 Full Burst que pode se dizer que era uma DLC com uma parte da campanha.

Um ano depois veio o Naruto Storm Revolution que era totalmente focado no multiplayer, trazendo uma revisitação nos comandos e á incrementação de novas mecânicas no combate para deixá-lo mais rápido e fluido. Esse foi o Naruto que mais joguei e chamei meus amigos para campeonato. O combate que acreditavamos estar perfeito, agora estava melhor ! Com muito combos, muitas variações de jogatina e pra deixar todos ainda mais doidos, mais personagens jogáveis. Pra min foi um deleite para os olhos.

Passando 2 anos, á CyberConnect fez o que muitas empresas deviam fazer. Ela olhou tudo que tinha em todos os jogos da franquia inteira, pegou o que tinha de ruim e os players reclamavam e concertou, e mais uma vez colocou mais conteúdo que nós já achávamos impossível ter mais do que já tinha. Surgiu então o ultimo game da franquia ! Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4.

Storm 4 veio com uma campanha simples e pequena, más com um grau de fidelidade muito grande ás lutas do animes. Seguindo mais á obra original e trazendo uma revisitação á alguns eventos históricos do universo. O combate sofreu á mudança final, agora ele era uma mistura de tudo que os outros games tinham de melhor e agora mais fluido e com um grau maior de estrategia para os que querem algo mais profissional.

A quantidade de personagens chegou á um nível absurdo. São muitos e eu acho que passa de 200 e se não passar, está perto desse valor. Pra você ter uma ideia, só de variações do Naruto acho que são 8 e todas muito diferentes do jeito de lutar, agora imagine Sasuke, Kakashi, Madara e outros.

Falando em evolução ainda, vale lembrar que Naruto Storm 4 veio completamente dublado em português Brasil ! Trazendo muitos dubladores do anime para dublar o game, para manter á mesma voz. Muitos criticam á dublagem dizendo que não gostam e que não ficou boa, más eu penso o seguinte, uma empresa Japonesa dublando um jogo pro Brasil ? Temos que apoiar mesmo que não tenha ficado bom. E pelo que vi o publico gostou porque a franquia Storm tem excelentes notas em todas ás plataformas que foi lançada e nunca vi ninguém dizer que era ruim, se você não curte, diz ai nos comentários.

CONCLUSÃO E OPINIÃO PESSOAL

Sou um grande fan do anime Naruto. Tive um Playstation 2 e joguei os games do Naruto que a plataforma tinha para oferecer na epoca e eram todos incríveis. Me lembro até hoje de como era apelão usar o Itachi no modo mangekyo sharingan ou o Naruto no modo raposa de 4 caudas no Ultimate Ninja 5.

Depois de anos eu fui abençoado por Deus e consegui ter um Xbox 360 e então fui ver como eram os jogos do Naruto desse console e cara, eu fiquei doido ! Era tudo que eu queria e melhor.

Me lembro de quando vi os jutsus acertando o inimigo e aquelas animações aparecendo. Lembro de ficar horas e horas treinando para aprender a usar aquele 0,1 segundo de brecha para conseguir acertar os super especiais. Ficava estudando os personagens e procurando ver o qual deles seriam o ideal para cada combate.

Ai depois consegui ir pra geração xbox one e fui jogar o Storm 4 e ver tudo o que a franquia tinha de bom, foi elevado ao máximo e com dublagem ainda.

Olhando como fan de Naruto e falando agora para um fan de Naruto, acho muito dificil você que quer um game legal do anime, não gostar dessa franquia. Você poderá jogar com todos os personagens que já apareceram no anime e ultilizar todos os seus poderes e isso é fantástico.

Agora falando pra alguém que não curte Naruto ou não conhece a obra. Acho que funcionará bem para você também porque já vi enumeras pessoas jogarem esse game e se divertirem, e logo depois ir atrás da obra para conferir. Tirando a temática ninja e o próprio Naruto. Storm é um ótimo game de luta e com muita diversão a oferecer.

Mesmo gostando da franquia, e achando que mereça um 10/10, não posso passar o pano para os defeitos que a franquia tem. Os games tem defeitos e o mais chato é multplayer online ficar parando devido aos servidores do game que parecem não ser muito bons e a falta de jogares também é um problema. Existem também personagens muito apelativos, que as vezes numa x1 precisam ser banidos por serem muito difíceis de cauterar.

Os jogos também reciclam tudo dos games anteriores sem inovar muita coisa. Por exemplo em Naruto Storm 4, o super especial do Naruto e os ataques, são praticamente os mesmos do primeiro game. O gráfico também não aparenta ter uma mudança grande de um game para o outro. E o mundo aberto dos jogos durante a campanha é muito linear e não te faz querer explorar nem um pouco.

Momentos epicos do anime são mudados ou tem cenas refeitas para o game, e isso incomoda as vezes porque o jogador pode esperar ver algo incrivel como o anime e de repente a cena foi mudada, cortada ou reeditada.

Nota:8/10

Prós

.Historia

.Jogabilidade

.Trilha sonora

.Personagens

.Multiplayer

.Otimização

.Muito conteúdo

.Gráficos

Contras

.Mundo aberto linear e sem foco na exploração

.Multiplayer online raramente funciona

.Repetição e reciclagem entre os games

10
Nota
CyberConnect2 acertou em cheio nessa franquia, trazendo uma experiência completa e bem polida.
Prós
  1. Historia
  2. Jogabilidade
  3. Trilha sonora
  4. Personagens
  5. Multiplayer
  6. Otimização
  7. Muito conteúdo
  8. Gráficos
Contras
  1. Alguns personagens apelões demais
  2. Multiplayer online falha as vezes
Fantasma
Fantasma #FantasmaDe2049

Sou fascinado por Metal Gear Solid , Red Dead Redptiom, Gears of War, Uncharted , Battlefield, Children of Morta e o lendario The Witcher. Um grande fan dos filmes do Tarantino e de series como Invencivel e The Walking Dead. Bora jogar junto ? Gamertag:Fantasma2049 e ID:FantamasDe2049

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque