Valve esclarece a confusão sobre o Steam Deck rodar em 30 fps

Valve esclarece a confusão sobre o Steam Deck rodar ''em 30 fps''

O Steam Deck é poderoso e supera essa barreira sem dificuldades
#Tecnologia Publicado por Char, em

Um comentário recente sobre o alvo de performance do Steam Deck gerou confusão.

Em uma entrevista com a IGN, o engenheiro Pierre-Loup Griffais explicou que a indústria tem a tendência de puxar altas resoluções e fazer jogos cada vez mais pomposos, o que pode abaixar os frames para 30 fps no Steam Deck.

Isso fez parecer que a Valve tem como objetivo os 30 fps, o que não faz sentido haja vista que as especificações do Steam Deck são poderosas, até mais que muitos celulares e outros handhelds que já existem no mercado, os quais já fazem bons frames em vários jogos sem possuir a tecnologia parecida do Steam Deck, inclusive emulam facilmente outros consoles e conseguem rodar Cyberpunk 2077, como Aya Neo e One X Player entre outros.

Agora o desenvolvedor teve que se esclarecer. Segundo ele, os 30 fps ''refere-se ao mínimo do que consideramos jogável em nossos testes de desempenho'', o que explica a nota da Valve sobre não achar nenhum jogo que o Steam Deck consiga rodar. E até mesmo Control, um dos jogos mais pesados na plataforma PC, pode ser visto rodando casualmente e bem no Steam Deck.

Muitos jogos rodam nas configurações entre Médio e Alto, como já dito antes. Portanto, jogos de gerações anteriores conseguem rodar tranquilamente a 60 fps, embora a bateria pode dizer adeus entre 2-4 horas nesse alvo de 60 fps, tomando por exemplo o jogo Portal. Entre jogos mais casuais, leves, indies e game streaming a bateria vai até 8 horas.

Como ele tem poder de sobra para alguns jogos, o Steam Deck vai contar com um limitador de fps para otimizar a bateria, conforme dito pelo desenvolvedor no Twitter.

Steam Deck lança em dezembro. Ainda não há qualquer confirmação do lançamento da plataforma no Brasil.

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque