Série Nvidia RTX 40 Lovelace estão prontas para um possível lançamento em 2022 | Rumor

Série Nvidia RTX 40 "Lovelace" estão prontas para um possível lançamento em 2022 | Rumor

Mesmo com o dobro de desempenho sobre a linha RTX 30**, Nvidia não está certa se a Lovelace conseguirá superar a RDNA 3 da AMD
#Tecnologia Publicado por Merovingian, em

Alguns detalhes interessantes sobre a série Nvidia RTX 40 começaram a apareceram na rede, aparentemente confirmados por um informante bem conhecido por vazamentos que se provaram verdadeiros. Espera-se que a série de placas RTX 40 seja baseada na GPU Ada Lovelace AD102, que será fabricada em um processo de 5 nm. Os usuários podem esperar grandes ganhos de desempenho, que podem superar o poder da RTX 3090.

Um tweet intrigante de Greymon55 sobre produtos futuros da Nvidia incluiu alguns detalhes sobre a potencial série RTX 40. A primeira coisa que a postagem menciona é um possível prazo de lançamento para a nova série, que aparentemente será entre o quarto trimestre de 2022 ou o primeiro trimestre de 2023. Este último foi sugerido antes, com a Nvidia anunciando que o chip de servidor Grace será lançado em 2023. Esta parte do data center também é baseada em um processo de fabricação de 5 nm.

Agora algo interessante e empolgante para os jogadores e fãs da Nvidia foi o comentário "O dobro de performance sobre a 3090". Claro que é uma afirmação vaga, o que não é surpreendente para este estágio inicial de vazamentos. No entanto, isso ainda é um ganho promissor sobre a faixa atual de poder das Amperes e dá mais peso às alegadas especificações da "RTX 4090" que foram manchetes em dezembro de 2020. Em termos de FP32 a 1,8 GHz, o chip Ampere GA102 oferece 38,7TFLOPs enquanto o Lovelace AD102 dobra o valor, oferecendo incríveis 66,4TFLOPs.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9FOUhnNGhjLnBuZw==

Quadro vazado em Dezembro 2020 comparando as especificações da suposta RTX4090 com a RTX 3090

Ainda assim com todo esse poderio existe rumores de que a Lovelace que são principalmente uma arquitetura voltada para jogos poderia ficaria para trás das RDNA 3 em termos de desempenho, embora a NVIDIA ainda possa trabalhar no orçamento de energia para atingir níveis de desempenho mais altos do que a AMD.

E se ainda assim a Lovelace não conseguir bater de frente ou superar o desempenho das GPUs RDNA 3 da AMD, a NVIDIA pode cancelar toda a linha Ada Lovelace e pular diretamente para a Hopper, que é sua própria arquitetura de GPU MCM. Hopper está atualmente planejado para lançar até o final de 2021 e visa principalmente o segmento de servidor / IA, mas sua tecnologia MCM é algo que a NVIDIA poderia utilizar para lutar contra a AMD de uma forma muito brutal.

Moore's Law is Dead também começou falar sobre a Lovelace, segundo ele as GPUs Ada Lovelace da NVIDIA não serão apenas exclusivas para plataformas de desktop e laptop, a arquitetura também deve ser adotada por SOCs para uma gama de produtos, incluindo a plataforma Drive AGX da NVIDIA.

Y1VKdElLOTREamM=

Bom a certeza no momento é que não devemos ver a nova série de placas de video da Nvidia antes de 2022, os vazamentos vão se intensificar, poderemos ter mais especificações, valores ou alguma imagem ao longo do caminho, o fato é que a Nvidia ainda tem que entregar a atualização "SUPER" para a séria RTX 30, antes de direcionar toda a atenção para a próxima geração de GPUs, agora só nos resta esperar...

Fato curioso:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMi5nbGJpbWcuY29tL3BhRjVLVEVWR3pNVS1aY1phMm1qWWljTkRqTT0vZS5nbGJpbWcuY29tL29nL2VkL2Yvb3JpZ2luYWwvMjAxNS8wMy8wOS9hZGEuanBn

O nome da arquitetura da próxima linha de chips da Nvidia "Lovelace" foi inspirado na matemática Ada Lovelace (1815-1852) que está associada à criação do que são considerados os primeiros programas de computador do mundo, Sua contribuição para a máquina analítica de Babbage mudou o rumo de tudo que foi criado nas décadas seguintes até os dias de hoje...

Fonte 1: Techtimes
Merovingian
Merovingian #Merovingia

Existe apenas uma constante, uma única verdade real: causalidade. Açao. Reação. Causa e efeito ... Não há como escapar disso, seremos para sempre escravos disso.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.