Os melhores e os piores RETCONs da franquia Resident Evil

Os melhores e os piores RETCONs da franquia Resident Evil

Há males que vêm para o bem.
#Descontração Publicado por MeuCoraçãoÉ, em

Resident Evil é uma das franquias mais rentáveis e de maior sucesso dos vídeo-games. Apesar de tudo é uma franquia cuja qual você ama ou odeia, sem meio termo. Um dos motivos para tanto, seriam os vários retcons que a franquia vem sofrendo ao longo dos tempos. Algumas dessas mudanças consideráveis na lore do universo de RE se dá em vista aos diversos remakes, reimaginações e prequencias de jogos já lançados. Com o recente lançamento da série original Netflix: Resident Evil Infinite Darknes - que diga-se de passagem, mais deixa furos e dúvidas do que acrescenta uma trama relevante ao canon - decidi relembrar alguns retcons que deram certo e outros que nem tanto.

PIORES

#3 - Wesker sobrevive aos eventos da mansão Spencer

Albert Wesker no Resident Evil original era um personagem de filmes de terror, o traidor obrigatório que é morto no final. Percebendo que a série precisava de um vilão principal, eles trouxeram de volta Wesker dos mortos em Resident Evil - Code: Veronica e lançaram um documentário fictício chamado Wesker's Report que explicava que Wesker estava por trás dos eventos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3 : Nemesis também. A partir disso, a saga começou a tomar rumos diferentes, com o contexto da raça humana superior e um Albert Wesker com super-poderes (entre aspas) que acabou levando ao jogo Resident Evil 5, sim, aquele em que um Chirs Redfield esmurra uma rocha de uma tonelada para poder finalizar de uma vez por todas seu arqui-inimigo (Wesker) em uma das boss fights mais terríveis da saga.

#2 - Rebecca Chambers, de heroína a ZERO

Quem jogou o primeiro Resident Evil se lembra de Rebecca Chambers como uma porta. A caçula do grupo é a médica da equipe e a menos experiente em combate. Eis que vem a Capcom e nos entrega o maravilhoso Resident Evil ZERO, colocando Chambers como protagonista. Nesse jogo que se passa ANTES dos eventos de RE1, jogamos em alguns novos cenários aos redores das Montanhas Arklay (incluindo uma outra mansão) onde Rebequinha enfrenta desde os lentos zumbis até fatídicas BOWs. Mas ao chegar na Mansão Spencer (eventos de RE1) a pobre coitada não sai da sombra dos outros personagens, será que ela tem amnésia e se esqueceu de tudo que passou em RE0 ? Melhor perguntar pra Capcom...

#1 - Resident Evil 3 Remake, o jogo todo

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9XOUN4cHdFUm95OC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Uma das maiores mudanças de toda a saga foi o remake ou reimaginação do clássico Resident Evil 3: Nemesis. Com o sucesso estrondoso de RE2R, era obvio que a poderosa Capcom não ia deixar passar um remake de um dos jogos mais queridos da franquia. Com o trabalho fenomenal feito em RE2R, onde conseguiram transformar um vilão meia boca (Mr X) num perseguidor implacável, muitos fãs se mostraram ansiosos a respeito do que um Nemesis reimaginado seria capaz de fazer, já que em sua versão clássica no PS1, deixou muitos jovens com medinho de jogar (bons tempos). Entretanto, o que vimos em Resident Evil 3 Remake foi um jogo completamente picotado, com os melhores momentos e cenários ICÔNICOS deixados de fora de maneira desastrosa. E um Nemesis completamente scripitado e com uma IA questionável que acaba se tornando apenas um inimigo tão irrelevante quanto os próprios zumbis.

MELHORES

#3 - Anette Birkin

Em Resident Evil 2 vemos Annette Birkin como uma esposa paranoica do monstro mutante, William Birkin. Ela está continuando o legado de pesquisa do G-Virus de William e está com raiva de Claire por "matar" seu marido. Por outro lado, Resident Evil: The Darkside Chronicles reescreve a personagem de Annette para ser mais simpática, onde está disposta a impedir seu marido depois que ele sofre uma mutação. Contudo, somente em Resident Evil 2 (Remake) vemos a melhor definição dessa personagem, onde o jogo combina esses dois retratos, transformando-a em uma personagem moralmente cinzenta que quer evitar que o vírus se espalhe, embora ainda esteja disposta a deixar sua filha morrer para isso. Seu arco e sua redenção em RE2R são muito bem trabalhados.

#2 - Crimson Head

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4zLndoYXRjdWx0dXJlLmNvbS9pbWFnZXMvMjAxNy8wMS8zMmJhMTc3MjA4OGRkMzJhLTYwMHgzMzguZ2lm

Um novo tipo de zumbi apresentado originalmente em Resident Evil Remake (aparecendo também em Operation Raccoon City e The Umbrella Chronicles). É um inimigo que se move mais velozmente que um zumbi comum e da mais dor de cabeça aos jogadores menos experientes. Foi uma leve mudança de Re1 original que faz toda a diferença na jogatina, tornando o jogo mais desafiador, sem falar no encontro com o Crimson Head Prototype 1 (aquele selado no sarcófago perto do cemitério) que é tão memorável e icônico quanto o clássico primeiro encontro com um zumbi na mansão.

#1 - Lisa Trevor

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tMGVWRkFVeWMtOU0vWFJ1bW1EX0VOOEkvQUFBQUFBQUFFOXMvNGdTdTdvbVhlWVFmdkhWakpBQnNfNFNPbF9McTUwQURBQ0xjQkdBcy9zMTYwMC9EYl9fd2dCVk1BRU9pZ2UuanBn

Sendo a personagem com a historia mais triste e assustadora de toda a franquia, Lisa Trevor foi adicionada ao cânone reescrito de Resident Evil 1 por meio do RE Remake (2002). Lisa é filha de George Trevor, arquiteto responsável por dar vida a Mansão Spencer. Depois de 5 anos em construção, a mansão é finalmente entregue ao terrível Ozwell E. Spencer (uma das mentes por trás da Umbrella Corp.), que por sua vez, convida o renomado arquiteto para uma estadia. Devido as correrias do dia a dia, Trevor envia em seu lugar sua filha Lisa e sua amada esposa, obviamente sem ter o conhecimento de que o homem para quem projetou e construiu a mansão é o próprio Adolf Hitler reencarnado. Resumidamente, Spencer, sem qualquer remorso, simplesmente passa a usar a filha e esposa de Trevor como cobaias em experimentos com administração do vírus progenitor. Jessica, esposa de Trevor, não sobrevive aos experimentos, porém Lisa, por outro lado se mostra uma cobaia muito eficiente e com isso, foi usada a força para experimentos durante anos (tudo se torna ainda mais assustador e triste se considerarmos o fato de que Lisa era apenas uma criança) até que as coisas fugiram de controle, resultando nos eventos de RE1. Lisa tinha o habito de arrancar o "rosto" de pesquisadoras e colocar sobre o seu próprio, como uma espécie de mascara (The Raccoon City Chainsaw Massacre) uma busca desesperada de encontrar o rosto de sua mãe e o manter sempre com ela. Lisa mutada é definitivamente invencivel e imortal, o que torna sua sina ainda mais dolorosa e, depois de muitos anos de sofrimento nas mãos dos pesquisadores da Umbrella, a pobre menina ainda vaga pelos corredores estreitos e silenciosos da terrível mansão, no desejo de um dia reencontrar sua mãe já morta. A adição de Lisa Trevor, juntamente com os Files de seu pai - que encontramos durante o jogo, torna a atmosfera de RE1 ainda mais dramática e perturbadora, pois nos mostra o quão cruéis e gananciosos eram os pesquisadores, cientistas e executivos da Umbrella Corp.

Chega ao fim mais um pequeno artigo de minha autoria.

Como de costume o intuito não é geral flame, mas sim discussões abertas na sessão de comentários: sentiu falta de algum item na lista? Conte-nos.

Fonte: Tvtropes
MeuCoraçãoÉ
MeuCoraçãoÉ #PuraMaldade

"Eu sou calmo e meu coração é puro...heheh...meu coração é pura maldade."

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque