Jeff Strain, fundador da Undead Labs e ArenaNet, diz que a indústria de jogos precisa de sindicalização

Jeff Strain, fundador da Undead Labs e ArenaNet, diz que a indústria de jogos "precisa de sindicalização"

Strain, que deixou a subsidiária do Xbox este ano, diz que abandonou a Blizzard em 2000 devido a sua "cultura abusiva"
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Activision Blizzard e Ubisoft são atuais nomes em grande destaque quando o assunto é críticas ao tratamento das editoras com seus funcionários, seja no tratamento básico, no ambiente de trabalho, nos setores de RH, ou mesmo na liberdade criativa de desenvolvimento, com ambas empresas sendo amplamente criticadas nos últimos anos por suas atitudes.

Ontem a IGN divulgou um relatório explosivo, dando ainda mais dimensão nos casos de assédio e abuso sexual supostamente ocorrendo na Activision Blizzard, o que gerou um processo pelo Governo da Califórnia na empresa, junto da revolta de mais de 1,000 funcionários de estúdios da editora.

Entre as novas reivindicações, ex-funcionárias falaram de homens entrando em salas de amamentação e mulheres não recebendo licença para atendimento médico urgente. Mais uma vez, ondas de choque foram enviadas pelas redes sociais em resposta, e uma ex-figura famosa da Blizzard não ficou surpresa.

Respondendo ao artigo, o veterano da indústria Jeff Strain (fundador da ArenaNet de Guild Wars e da Undead Labs de State of Decay) que ingressou na Blizzard em 1996, compartilhou que estava "enojado e revoltado, mas nem um pouco surpreso".

Ele ainda explicou suas próprias razões para deixar a empresa no ano 2000, e afirma firmemente que acredita que as coisas só vão melhorar se o setor da indústria de jogos se sindicalizar.

"Sindicatos foram iniciados neste país para proteger os trabalhadores de tratamento abusivo, cruel, abominável, inaceitável e ilegal por parte das empresas", escreve Strain, que co-fundou a ArenaNet e a Undead Labs após sua saída da Blizzard.

"Se esta semana não nos mostrar que nossos colegas da indústria, mesmo o testador de controle de qualidade mais iniciante, precisam de suporte verdadeiro e proteção de linha de base, não posso imaginar o quanto isso terá que ficar pior."

Além dessa chamada à ação, Strain compartilhou seus próprios motivos para deixar a Blizzard há mais de duas décadas. Em 1998, Strain diz que ele e sua esposa tiveram uma reunião com um dos fundadores do estúdio sobre suas objeções às "partes do corpo feminino desmembradas e empaladas" que aparecem no beta de Diablo.

A reunião aparentemente foi tão ruim que ele, sua esposa e vários outros membros da equipe começaram a fazer planos para sair e formar um novo estúdio. Foi nesse período que uma crise ocorreu na finada Blizzard North (de Diablo 1 e 2).

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque