DICE Los Angeles é oficialmente desfigurada pela Electronic Arts e renomeada para Ripple Effect Studios

DICE Los Angeles é oficialmente desfigurada pela Electronic Arts e renomeada para Ripple Effect Studios

Após anos sendo DICE, a empresa que um dia foi DreamWorks Interactive muda de nome novamente
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Um hábito que a editora Electronic Arts adora fazer é mudar nomes de seus estúdios, alterar seus logotipos, mexer em suas gerências e no geral, remodular eles por completo. Ontem vimos um pouco disso após um anúncio de reestruturação na Codemasters, e hoje isso acontece com outro estúdio.

DICE Los Angeles, o estúdio que produziu o conteúdo de pós-lançamento do Battlefield 4 e que desenvolveu Battlefield 1 e Battlefield V, foi oficialmente desfigurado da família de estúdios DICE, sendo agora uma entidade separada dentro das subsidiárias da Electronic Arts, com um novo nome, Ripple Effect Studios.

A história desse estúdio começou em 1995, quando a DreamWorks, estúdio de cinema bastante famoso, abriu uma divisão de videogames naquele ano, em parceria com a Microsoft Games, sendo chamada de DreamWorks Interactive, onde tanto a Microsoft quanto a DreamWorks possuíam 50% dela, uma joy-venture.

Mesmo sendo parte das duas, os jogos da DreamWorks Interactive quase sempre eram publicados pela Electronic Arts, e em 1999, Steven Spielberg e a EA se uniram para criar um novo FPS feito pela DreamWorks, batizado de Medal of Honor. Ele foi um sucesso crítico e comercial, e já em 2000 ganhou uma sequência.

No ano de 2001 no entanto, a DreamWorks não tinha mais interesse em possuir uma divisão de videogames, e por isso, decidiu vender a DreamWorks Interactive por completo para a Electronic Arts (mesmo tendo 50%, a Microsoft não tinha poder de escolha no estúdio). Com isso eles foram rebatizados para EA Los Angeles.

Sob esse nome vimos muitos Medal of Honor's sendo lançados, até que em 2010 a EA Los Angeles mudou de novo o seu nome, agora para Danger Close Games, onde sob esse rebatizamento produziu o fracassado Medal of Honor: Warfighter.

Logo após o título a Danger Close foi fechada, porém uma grande parte de seus funcionários foi mantida, e na mesma sede em que eles ficavam, Playa Vista, Los Angeles, foi aberto a DICE Los Angeles, sendo idênticos a DreamWorks Interactive/EA Los Angeles/Danger Close, porém com outro nome.

Já se passou uma nova geração, e novamente eles tiveram seu nome mudado, como citado, agora é Ripple Effect Studios. No post oficial feito nesta tarde de 7 de julho, foi falado sobre o que eles pretendem fazer sob essa nova era, e uma das informações é que Vince Zampella, CEO e fundador da Respawn Entertainment, estará liderando a Ripple Effect.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAyMS9hcnRpY2xlcy8yMDIxLTA3LTA3LTE4LTE0L0U1dFphS0ZYMEFNQVpLSy5qcGVnL0VHMTEvdGh1bWJuYWlsLzE5MjB4MTA3OC9mb3JtYXQvanBnL3F1YWxpdHkvODA=

Além de Zampella na liderança, Chrisian Grass, diretor criativo de Battlefield 1 e Battlefield V quando o estúdio ainda se chamava DICE Los Angeles, será mantido como co-diretor de estúdio, agora num papel mais executivo, sob o nome Ripple Effect.

Nas suas redes sociais, Vince Zampella, que além de CEO da Respawn, é o criador da série Call of Duty e diretor de Titanfall e Apex Legends, explicou que:

"Há tantos talentos aqui com uma grande experiência na produção de videogames de alta qualidade, é um estúdio pronto para fazer títulos ainda mais incríveis."

"Com a fantástica nova sede chegando Los Angeles e muitas vagas disponíveis remotamente, é um momento muito bom para quem quer considerar entrar para a nossa equipe."

As palavras de Grass seguem as de Zampella. O diretor de estúdio da nova Ripple Effect Studios ressalta que:

"Estamos muito orgulhosos de nosso trabalho quando nos chamávamos DICE Los Angeles, e a equipe DICE sempre fará parte do nosso DNA, mas nos últimos 8 anos desenvolvemos nossa própria cultura e nossa maneira de fazer as coisas."

"Por isso, olhamos para o futuro com entusiasmo e queremos alargar a equipa para construir a nossa identidade com ainda mais convicção."

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYnV6emZlZWcuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIxLzA3L0RJQ0UtTEEtcmVicmFuZHMtdG8tUmlwcGxlLUVmZmVjdC5qcGc=

Sede oficial da Ripple Effect Studios em Playa Vista, Los Angeles.

Sendo assim, Battlefield 2042 será o último projeto que o estúdio, anteriormente chamado DICE Los Angeles, trabalhará com IPs da DICE. O estúdio original na Suécia não será mais chamado de DICE Stockholm, voltando ao seu nome de nascença, apenas DICE.

Depois de completar a criação de BF2042, a Ripple Effect dará vida a uma Nova IP de FPS completamente original, algo que já estávamos sabendo desde o ano passado, quando o estúdio anunciou e muitos pensavam ser um novo Medal of Honor. Poucos detalhes desse projeto foram divulgados, mas um que já sabemos é que ele usará a nova Frostbite 4 como motor gráfico.

Isso significa que pela primeira vez, Vince Zampella fará um jogo que não usa nem da IW Engine e nem da Unreal Engine, mas sim da poderosa e problemática Frostbite. Estaremos de olho para saber como ele irá lidar com uma engine tão robusta em suas mãos.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque