Activision Publishing pode ter rompido seu acordo de Call of Duty com a Sony

Activision Publishing pode ter rompido seu acordo de Call of Duty com a Sony

Segundo conhecidos leakers, COD Modern Warfare 3 Remastered e COD 2021 virão sem acordos de exclusividade com o PlayStation
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Quando a franquia Call of Duty estreou em 2003 nos PCs, um grande estrondo foi feito, com o FPS adquirindo uma excelente nota crítica e vendendo mais de 4 milhões de cópias, batendo de frente com a grande franquia do gênero naquele período, Medal of Honor.

Logo mais a franquia deixou de lado seu foco no PC e foi para o Xbox, quando a Microsoft abordou a Activision para formar laços com seu novo console que ia estrear no mercado em 2005, o Xbox 360, firmando um acordo onde Call of Duty 3 seria um jogo exlcusivo do console, o que deu muito certo, e a partir daí um monstro foi criado.

De 2005 em diante, a Microsoft fez questão de estar ao lado da Activision em todos os Call of Duty's, com a franquia tendo direitos de publicidade e marketing exclusivos para o X360, além de seus conteúdos e novidades vindo de forma exclusiva (ou temporariamente exclusiva) do console.

Esse grande laço acabou em Agosto de 2015, após 10 anos nessa parceria, quando a Activision revelou que Call of Duty: Black Ops III teria esses acordos de exclusividade vivos, porém com o PlayStation 4 da Sony, significando que Call of Duty: Advanced Warfare foi o último título da série em acordo com a Microsoft, no Xbox One.

Tivemos muitos jogos da série de lá pra cá, e todos eles foram feitos em marketing e acordos exclusivos no PS4, seja em Infinite Warfare, WWII, Black Ops 4, Modern Warfare 2019 e Black Ops Cold War. Até mesmo os MW Remastered e MW 2 Remastered não passaram em branco, com esses dois Remasters tendo exclusividade de 1 mês no PlayStation.

Após esses 6 anos em parceria com o PlayStation, parece que a parceria está sendo encerrada pela Activision, que pode ter cortado seu acordo com a Sony. De acordo com um dos famosos leakers de Call of Duty, MWGhost, o próximo Modern Warfare 3 Remastered não terá exclusividade com o PS4/PS5, com o título sendo lançado desde o Day-1 como multiplataforma.

Isso se estenderá ao Call of Duty 2021, que está sendo feito pela Sledgehammer Games, onde pela primeira vez desde muito tempo, talvez possamos ver um Bundle do COD tanto para o Xbox Series X|S quanto para o PlayStation 5.

Essas seriam mudanças muito impactantes, especialmente tendo em vista que desde 2005 a franquia Call of Duty está atrelada a algum console, passando 8 anos em acordo com o Xbox 360, depois 2 anos com o Xbox One, mais recentemente 5 anos com o PlayStation 4 e por fim, 1 ano com o PlayStation 5.

No entanto, tal movimento não seria estranho em termos do ponto de vista da Sony, que talvez possa não querer se envolver com os graves e polêmicos da Activision Blizzard, com a editora podendo preferir por se afastar de possíveis polêmicas.

Estamos no período de anúncio dos Call of Duty, com o anúncio de COD 2021 podendo surgir a qualquer momento após o início da próxima semana, uma época de bastante barulho na indústria de videogames. Em 4 de Agosto, a editora fará uma teleconferência com acionistas, e daí teremos mais informações do anúncio oficial do jogo.

O fato é que faz quase uma semana inteira que todos os canais oficiais e redes sociais da Activision Blizzard e seus estúdios estão totalmente calados devido a toda essa polêmica.

Possivelmente a partir de 4 de Agosto isso mudará, por conta das exigências da editora contatar seus acionistas para um balanço geral na receita/lucratividade operacional no último trimestre da editora.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque