O que é melhor: jogar em 4K ou 120Hz? Quais beneficios? [VÍDEO]

O que é melhor: jogar em 4K ou 120Hz? Quais beneficios? [VÍDEO]

Qual é melhor hoje em dia?
#Tecnologia Publicado por Acer, em

Para aqueles que pretendem entrar no mundo dos PC Gamers, pode ser bem confuso no início, com novas tecnologias surgindo a cada momento e termos com os quais os usuários podem não estar acostumados a ouvir.

N2ItZ3ZHY0swU0E=

Uma das peças mais importantes de um setup é sem dúvidas o monitor. Hoje em dia eles oferecem diferentes tipos de telas que atendem aos mais variados gostos. Os dois grandes destaques do momento são as telas de alta resolução 4K e as com uma alta taxa de atualização, 120Hz ou superior.

A Acer é uma empresa que entende que cada usuário procura uma experiência diferente em seus jogos, é por isso que ela oferece ambas opções em sua linha de monitores. Mas qual é o melhor para você?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjMuanBn

O Que é 4K?

A resolução 4K vem cada vez mais se popularizando e ganhando espaço no mercado, pouco a pouco substituindo o 1080p como o padrão de toda a indústria, especialmente entre os jogadores. Enquanto a resolução 1080p, ou também chamada Full HD, entrega 1.920 pixels horizontais e 1.080 verticais, no 4K são 3.840 horizontais e 2.160 verticais. Isso significa que o 4K gera uma imagem com quatro vezes mais pixels que o 1080p.

O resultado desse aumento de pixels é uma imagem mais nítida e bonita. Um grau de fidelidade visual muito maior quando comparado com resoluções mais baixas, como o HD e o Full HD.

O Que é 120hz?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjQuanBn

Embora não seja possível notar a olho nu, nossos monitores estão constantemente atualizando a tela. O valor em hz da taxa de atualização significa quantas vezes por segundo o painel do monitor está sendo atualizado.

Nos monitores e TVs convencionais, a taxa de atualização costuma ser de apenas 60 Hz, o que significa que temos 60 imagens apresentadas a cada segundo. No entanto, taxas de atualizações maiores vêm cada vez mais sendo buscadas pelos jogadores, especialmente aqueles que participam do meio competitivo.

Uma taxa de atualização mais alta significa movimentos mais suaves e um tempo de resposta reduzido, auxiliando especialmente na hora de mirar. A Acer tem diversos monitores em que a alta taxa de atualização é uma das principais características. É o caso do Acer Predator XB253Q GX, modelo com painel de 24,5 polegadas, Full HD e taxa de atualização de 240 Hz.

Você possui hardware para isso?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjUuanBn

Já explicado a diferença entre os dois parâmetros - 4K e 120 Hz, você deve estar em dúvida qual é o melhor para você. Bem, primeiro temos que considerar o hardware que você possui, já que para os jogos de alto orçamento, os títulos principais de uma distribuidora, os chamados jogos AAA, isso irá exigir muito da sua máquina.

Para extrair o máximo de um monitor 120Hz, você precisa rodar seus jogos em uma taxa de 120 quadros por segundos, para que sejam gerados o mesmo número de imagens que o monitor consegue apresentar.

No entanto, falando de performance na prática, pode ser muito mais fácil alcançar os 120 fps em Full HD, por exemplo, do que rodar o game em 4K com uma taxa de quadros satisfatória com o gráfico no alto ou ultra. Para alcançar essa resolução, aliado aos presets gráficos mais elevados, em jogos atuais, o recomendado são as últimas placas de vídeo e processadores lançados no mercado.

Por exemplo, para alcançar resoluções maiores, o novo Predator Triton 300 da Acer traz um hardware de ponta, contando com uma NVIDIA GeForce RTX 3080 e um processador Intel de 11ª geração.

Qual é o Melhor Para Jogos?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjYuanBn

Caso já esteja com um hardware preparado para rodar essas tecnologias, a escolha agora entre essas tecnologias depende muito do seu perfil como jogador e dos jogos que costuma jogar. Caso seu estilo de jogo seja mais voltado para os jogos multiplayer e competitivos, como Counter-Strike, Rainbow Six Siege e Call of Duty: Warzone, em que a precisão é um dos aspectos mais importantes em termos de jogabilidade, a escolha de uma taxa de quadro mais alta, acima de 60 Hz, é mais importante.

A diferença que os 120hz farão em suas partidas pode ser questão de vitória ou derrota. Além do tempo de resposta melhor, como mais imagens são formadas dentro de um segundo, você conseguirá enxergar o seu inimigo mais rápido, te dando uma boa vantagem. Já para aqueles que preferem jogos mais cinematográficos e focados na campanha, onde você normalmente costuma jogar sozinho, o melhor é apostar em um monitor com resolução 4K.

O nível de detalhes proporcionado pelo ato de subir a resolução, realçando elementos como as texturas, entregam ao jogador uma experiência mais imersiva, ainda mais se você optar por uma tela grande. Além disso, jogos mais estáticos não costumam se beneficiar tanto de uma taxa de atualização mais alta, como 120Hz.

Qual é o Melhor para Uso Geral?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjcuanBn

Caso seu objetivo ao adquirir um monitor não seja especificamente desfrutar de jogos, aspectos diferentes terão que ser levados em consideração na hora que for comprar uma tela nova.

São diversos cenários de uso, como o trabalho com edições de vídeo ou imagem, ou simplesmente uma tela mais simples para uso em tarefas corriqueiras. Nestes casos, 120 Hz acaba não tendo tanto impacto. Um monitor 4K, analisando um escopo bem variado de tarefas, pode ser o ideal. É uma tela com resolução ideal para múltiplas tarefas, principalmente se você está pensando no consumo de mídia, com filmes e séries.

Conclusão

Entendendo melhor como funcionam ambas as tecnologias, podemos notar que cada uma possui seus próprios benefícios, atendendo a um perfil específico de usuário com base no que ele busca. Para jogadores que desejam alcançar a melhor qualidade visual e optam por curtir games com uma pegada cinematográfica, dando preferência pela campanha single-player, uma tela 4K é a melhor opção.

Para aqueles que preferem se aventurar em jogos multiplayer e frenéticos, onde uma melhor precisão é exigida, uma taxa de atualização mais alta, como 120 Hz, é um diferencial bem interessante. No uso geral, como edição, navegar na internet e assistir filmes, o 4K apresenta uma maior vantagem.

Seu hardware também tem que ser levado em conta caso decida migrar para um monitor com resolução mais alta, já que haverá uma maior exigência, independente se você escolher jogar em 120 Hz ou em 4K.

Agora cabe a você decidir qual dos dois se encaixa melhor no seu perfil como usuário

Acer
Acer

Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas.

Parceiro do Site
Publicações em Destaque