Metacritic VS Steam

Metacritic VS Steam

Como funcionam seus sistemas de análise de jogos?
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Existem vários lugares hoje em dia e de fácil acesso que podemos consultar o que as pessoas acharam dos jogos que procuramos. Isso se deve a pessoa pensar em comprar ou até mesmo iniciar um jogo e não saber se irá gostar ou não. Por isso essas análises podem acabar ajudando na decisão e também explicar um pouco do jogo, tirando as dúvidas ou mesmo mostrando coisas que a pessoa não saberia até jogar.

Apesar de servir de referência para muitas pessoas, nem todo mundo realmente sabe como são feitas as análises ou mesmo quais são os recursos que garantem que as informações repassadas por estes sites sejam realmente válidas. Por isso é interessante pesquisar como é feita a avaliação de cada um e como estes sites utilizam determinados recursos para solucionar problemas que surgem, como por exemplo o review bomb.

Neste artigo estão apenas duas formas de avaliação, mas são duas que muitas pessoas levam bastante em consideração antes realizarem uma compra ou mesmo jogar algum jogo. Por este motivo irei começar com uma explicação sobre o Metacritic e Steam, mostrando como as duas lidam com seus sistemas de análises.

METACRITIC

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9BMTZ4TlpoLnBuZw==

O metacritic é um site que agrega notas de diversos portais e calcula uma média ponderada entre todas as críticas dos portais e jornalistas cadastradas no site. A nota que pode ser dada varia de 0 a 100 e varia sua coloração dependendo do intervalo que a nota ficou. O sistema do site possui cálculo para converter a nota dos críticos em uma escala de 0 a 100, além de também definir o jogo como "Must-Play" quando o jogo recebe uma nota maior ou igual a 90 e receber mais de 15 avaliações.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZGlzY29yZGFwcC5jb20vYXR0YWNobWVudHMvNjcyOTc2MTY3MTIwNDA0NDkwLzg1NDcxMTAyNTUwODAyNDMzMC91bmtub3duLnBuZw==

Analisando um pouco mais a fundo o que foi descrito anteriormente, a média calculada pelos jornalistas é ponderada, aplicando pesos para diferentes analistas sem deixar muito claro o porquê de um ter mais peso que o outro, ou mesmo descrevendo quais são os portais com menor e maior peso. Por outro lado, isso evita que as críticas que apenas servem para atrapalhar a verdadeira avaliação do jogo se tornem relevantes. Acredito que o site poderia ser um pouco mais claro nessa questão, mas alguns sites descrevem que o peso do Metacritic varia de acordo com o nível de reputação e experiência de cada portal ou crítico, apesar de não darem detalhes específicos.

Um ponto a ser levado em conta é de que as avaliações feitas no Metacritic são realizadas 1 vez e não mudam, mesmo que o jogo receba atualizações que corrijam os problemas avaliados em seu lançamento.

Um problema que é descrito por várias pessoa é que não exite um meio de comprovar totalmente quanto tempo o crítico jogou para criar a própria avaliação, ou se ele ao menos jogou o jogo. Houve um caso em que a IGN copiou uma análise de Dead Cells e a mesma foi retirada do site, mas a frequência desses casos não pode ser mensurada e levada como um padrão.

Existem também no Metacritic as avaliações feitas por pessoas cadastradas no site, mas muitos não levam em consideração essas críticas por alguns motivos. O problema é que qualquer pessoa cadastrada no site pode criar uma avaliação de qualquer jogo sem ao menos ter jogado. Isso facilita muito review bomb e também acabam se perdendo as análises que algumas pessoas realmente se dedicaram a escrever. A situação piora quando se trata de um jogo de alguma empresa em específico como EA, PlayStation, Xbox etc. As notas utilizadas estão no intervalo de 0 a 10 e usam média aritmética simples, diferentemente das análises de jornalistas.

Em específico sobre review bomb o Metacritic tenta corrigir esse problema com moderadores e com a ajuda da comunidade, o que pode ser um pouco complicado para grandes proporções como no caso de The Last of Us 2. O site também mudou o período das análises de jogadores, sendo que agora elas só podem ser publicadas depois de 36 horas do lançamento do jogo. Essa foi uma forma que o Metacritic encontrou para amenizar esse problema.

STEAM

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYWthbWFpLnN0ZWFtc3RhdGljLmNvbS9zdG9yZS9ob21lL3N0b3JlX2hvbWVfc2hhcmUuanBn

A Steam também possui seu método de avaliação, sendo bastante utilizado e até admirado pela comunidade gamer. Neste caso, as pessoas de canais de streaming de video, jornalistas ou pessoas que simplesmente possuem o jogo na biblioteca e querem avaliar podem criar uma análise sobre ele, e o cálculo de toda essa avaliação é feito junto, sem separação por indivíduos.

Existem recursos interessantes na Steam para filtrar avaliações, como pro exemplo encontrar análises mais bem avaliadas pelos jogadores (sim, outros jogadores podem votar se a análise de um indivíduo foi boa ou não), recomendações de análise pela steam baseado no gosto parecido entre o avaliador e o jogador e ainda a separação das análises por língua de cada país.

Além disso, a loja também possui um recurso contra review bomb, o qual foi implementado porque esse problema já aconteceu algumas vezes. A funcionalidade pausa a contagem das análises dos jogos que, durante um período específico, receberam várias avaliações negativas, e a partir daí, as análises são avaliadas pela equipe da Valve e é tomada uma decisão. Caso as análises sejam justas, elas voltam a valer, caso não, são excluídas e justificadas como review bomb.

Um outro recurso que funciona de forma diferente do Metacritic são as avaliações para cada jogo, não medindo a qualidade dele por um intervalo de notas, mas sim por recomendação (10) ou não (0) do avaliador. Os ponto positivos e negativos só são possíveis de encontrar ao ler cada análise separadamente e, mesmo com muitos pontos negativos, o avaliador pode recomendar o jogo ou vice-versa. Por isso, é bem importante não interpretar a porcentagem de recomendação alta como se o jogo fosse perfeito, porque o significado disso é apenas que a grande maioria recomenda o jogo independente se for perfeito ou não, além é claro de vários jogos possuírem análises "meme", principalmente quando são muito bem avaliados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZGlzY29yZGFwcC5jb20vYXR0YWNobWVudHMvNjcyOTc2MTY3MTIwNDA0NDkwLzg1NDcxMzAxNDY1NjY5NjMzMC91bmtub3duLnBuZw==

Existem duas formas da Steam mostrar como está o jogo na perspectiva dos avaliadores, sendo uma delas o somatório total de avaliações e a outra que mostra o total de avaliações do jogo durante os ultimos 30 dias. Ambas fazem a média aritmética das análises positivas/negativas, mas de períodos diferentes. O "nome" da nota final é baseado no intervalo em que a porcentagem das recomendações parou, como por exemplo "extremamente positivas", "ligeiramente positivas", "neutras" e etc.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZGlzY29yZGFwcC5jb20vYXR0YWNobWVudHMvNjcyOTc2MTY3MTIwNDA0NDkwLzg1NDcxMzM2NDM2MjE2NjMzMi91bmtub3duLnBuZw==

Da mesma forma que o Metacritic, na Steam existem avaliadores que receberam uma cópia gratuita do jogo e mesmo assim criam suas análises dentro da loja. Na Steam, o avaliador deve marcar em sua análise que recebeu essa cópia gratuita ou foi pago para fazer a análise do jogo. Além disso, também existe as indicações de onde o avaliador comprou (se foi por ativação de key ou diretamente na steam), se obteve a cópia por acesso antecipado e se o jogo foi disponibilizado para realizar uma análise pré-lançamento.

Apesar da Steam ser uma das referências de sites para análise de jogos, um problema que eu senti como jogador de console foi que as análises são feitas exclusivamente para PC. Isso obviamente não é um real problema da Steam ou mesmo das análises, mas quem possui um vídeo game e se baseia nas análises da Steam deve ter um pouco mais de cuidado ao tomar decisões. Isso porque os jogos podem ser otimizados de forma diferente ou mesmo a jogabilidade e interação social pode mudar, não representando realmente a mesma experiência da análise do PC no console. Por isso, para essas pessoas, seja interessante filtrar bem os jogos ou procurar uma outra forma de verificar a qualidade do mesmo.

STEAM VS METACRITIC

Apesar do título parecer que será uma competição entre os sites, a idéia não é exatamente essa. Como explicado anteriormente, cada uma tem sua forma de lidar com as análises e seus próprios problemas, mas ambas tentam garantir a maior integridade possível para que o jogador se sinta confiante com a informação passada. Apesar do trabalho de cada uma, existem diferenças entre análises na Steam e Metacritic para os mesmos jogos, e isso é o que irei levantar como discussão. Para mencionar algumas variedades de exemplos vou descrever sobre, Sea of Thieves, Cyberpunk 2077 e Yakuza Like a Dragon.

Começando com Sea of Thieves, o jogo teve um lançamento bem problemático. Foi bem criticado pela falta de conteúdo, a qual se limitavam a repetir 3 tipos de missões que basicamente só variavam a dificuldade conforme o passar dos níveis. Além disso, por causa da grande quantidade de pessoas acessando o jogo e nem mesmo a Rare esperando por isso, o jogo sofreu com diversas manutenções, lags e dificuldades de conexão. Como mencionado anteriormente, o metacritic foca na avaliação do jogo no lançamento e por isso o mesmo acabou recebendo uma nota mediana no site. Um bom tempo depois e com algumas atualizações o jogo foi lançado na Steam, recebendo avaliações mais positivas.

Slide https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854705991316668426/unknown.png;;;https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854706339736846346/unknown.pngNo caso de cyberpunk (focando exclusivamente no PC), as avaliações do Metacritic começaram bem altas e foram caindo conforme mais análises iam saindo, mas ainda assim o jogo permaneceu com uma nota muito boa. Na Steam houveram mais oscilações e hoje conta com uma análise levemente positiva no geral.

Slide https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854706478236827698/unknown.png;;;https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854706586429554698/unknown.pngYakuza Like a Dragon foi uma grande surpresa que o estúdio Ryu Ga Gotoku entregou e foi muito bem avaliado em ambos os sites. No caso do Metacritic a nota é considerada boa e a aprovação da Steam chega a beirar os 100%. Apesar de ambas serem positivas, dá pra notar que ainda existe uma certa diferença quantitativa entre os dois sites.

Slide https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854706799764832276/unknown.png;;;https://cdn.discordapp.com/attachments/672976167120404490/854706904751931443/unknown.png

Observando esses 3 diferentes casos, dá pra notar que existe uma certa diferença em como funcionam as análises dos dois sites e como eles chegam a um resultado diferente para o mesmo jogo e mesma plataforma (PC). Isso se deve em boa parte pela quantidade de reviews que são absurdamente maiores na Steam se comparadas as do Metacritic, tendo assim uma representação maior do que as pessoas vêem do jogo. Mas além disso, a forma dos dois sites avaliarem também são bem diferentes, influenciando no resultado final.

O que deu a entender é que na Steam, se um jogo for divetido ou valer o valor cobrado, ele tende a ser mais bem avaliado do que no Metacritic por se basear em recomendações ao invés de notas. Mas quando o jogo passa por alguns problemas que atrapalhem a experiência no geral, as avaliações da Steam são mais maleáveis para se adaptar a qualidade do jogo, seja no lançamento ou vários anos depois.

Diferentemente da Steam, o Metacritic consegue descrever o jogo em um intervalo de 0 a 100, mostrando que os pontos negativos também influenciam na avaliação da qualidade final do jogo. O site também disponibiliza avaliações em cada plataforma, demonstrando como seria a experiência nela. E como mencionado anteriormente, o Metacritic foca na avaliação do jogo em seu lançamento mesmo que, caso o jogo se torne ruim depois de alguns anos ou melhore, a nota que é mostrada no período do lançamento permanece, muitas vezes não representando a qualidade do jogo atualmente como no caso de Sea of Thieves.

Conclusão

Essa foi uma explicação mais geral sobre a forma de avaliação destes dois sites e uma análise baseada nos dados disponibilizados para tentar entender melhor qual o peso de cada um. E independete de qual você preferir ou mesmo não se basear em nenhum, o importante é conseguir encontrar os jogos que goste de jogar e conseguir gastar seu dinheiro na melhor experiência possível.

Encerrando o artigo por aqui, gostaria de saber a opinião de vocês sobre quais sites de análises vocês seguem e o que acharam desta análise com base nas informações passadas? Podem discordar e argumentar tranquilamente porque é interessante ver perspectivas diferentes.

Agradecimentos: Regin mod, por ter ajudado com algumas informações da Steam.

Fonte 1: Metacritic
Fonte 2: Tecnoblog
Fonte 3: Newronio
Fonte 4: Dropsdejogos
Fonte 5: Steamgames
Fonte 6: Eurogamer
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque