Games e LGBTQ+ | Conheça 09 personagens integrantes da comunidade no mundo dos games

Games e LGBTQ+ | Conheça 09 personagens integrantes da comunidade no mundo dos games

Dos anos 80 até os tempos atuais.
#Games Publicado por el_asesino, em

De acordo com um estudo da DFC Intelligence realizado em 2020, existem no mundo mais de 3 bilhões de gamers, e a tendência é esse número subir cada vez mais. Mas este público consumidor não é mais tão singular como era há pelo menos 20 anos atrás.

Se antes 'videogame' era coisa de menino, hoje em dia até aqueles que reclamavam de quando passávamos o dia todo nos consoles (oi, vovô) estão entrando no universo dos pixels como uma forma alternativa de entretenimento. Mas a inclusão não é somente por idade. A expansão e popularização do mercado dos games permitiu a adesão de grupos que até então eram marginalizados dentro da comunidade gamer.

A presente lista tem a intenção de mostrar como a comunidade LGBTQ+ cresceu junto com o mercado dos games através da inclusão de personagens representativos nele.

Vivian Pentreath

Data de apresentação: 1986

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYXltaW5nbWFnLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMS9tb29ubWlzdDEtMTAyNHg2MTIuanBn

Mesmo que jogos narrativos possam agradar apenas a um número limitado de entusiastas de jogos históricos, Moonmist também oferece algo para os entusiastas de história LGBT. O lançamento de 1986 da Infocom inclui o que se acredita ser a primeira personagem lésbica a embarcar no universo digital - Vivan Pentreathe, uma artista reservada que tem um caso com uma mulher casada.

Birdo

Data de apresentação: 1988

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1lc2FsaGVpb3MuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA5L2JpcmRvLmpwZw==

Em sua primeira aparição no jogo Super Mario Bros. 2 de 1988, a fera cuspidora de ovos é descrita como um menino "que pensa que é uma menina", o que faz dela como a provável primeira personagem transgênero da história dos games. Na versão japonesa de Mario Kart Double Dash, uma descrição da personagem (chamada Catherine em todos os lançamentos japoneses) afirma que ela "parece ser a namorada de Yoshi, mas na verdade é seu namorado". Deixando de lado a insensibilidade ao pronome, a personagem representou a maior parte do panteão de personagens de Mario por quase três décadas.

Tony

Data de apresentação: 1994

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnJlZGQuaXQvejQ2cnNjcGN5Z3oxMS5qcGc=

Earthbound (ou Mother 2) é um dos RPGs mais populares do SNES e, como um bom RPG, possui um vasto e diversificado elenco de personagens. Um deles é o Tony, que tem atrações sutis pelo seu melhor amigo Jeff, de acordo com o criador do EarthBound, Shigesato Itoi, confirmando o relacionamento homoafetivo entre os dois.

Flea

Data de apresentação: 1995

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYWR2b2NhdGUuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvMjAxOC8wMS8yOS8wNV9mbGVhLmpwZw==

Flea apareceu em 1995 no jogo RPG Chrono Trigger, deixando claro para os jogadores que a identidade de gênero é uma coisa fungível. No que foi descrito como o maior diálogo pró-trans na história dos games, Flea diz: "Homem ou mulher, que diferença isso faz? O poder é lindo, e eu tenho o poder.".

Vamp

Data de apresentação: 2001

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuc3lmeS5jb20vc2l0ZXMvc3lmeS9maWxlcy8yMDE5LzA2L3ZhbXAtbWdzLWxnLmpwZw==

O romeno e especialista em facas bissexual Vamp é um dos vilões de Metal Gear Solid 2. Ele era amante de Scott Dolph, um comandante bissexual da Marinha. E como você pode esperar de um romeno chamado Vamp, esse cara também tem sede de sangue.

Dr.ª Liara T’Soni

Data de apresentação: 2007

IMAGEaHR0cHM6Ly9veXN0ZXIuaWduaW1ncy5jb20vbWVkaWF3aWtpL2FwaXMuaWduLmNvbS9tYXNzLWVmZmVjdC0zLzQvNGUvTGlhcmFfdF9zb25pXzEyX2J5X2pvaG50ZXNoLWQyeWEwMDAuanBn

A série Mass Effect merece uma menção nesta lista. Desde o primeiro jogo da série, uma protagonista feminina pode continuar com Liara T-Soni, uma alienígena de uma raça exclusivamente feminina com a capacidade de copular e reproduzir com pessoas de qualquer gênero. Por favor, não sejam muito detalhistas sobre a biologia interespécie.

Vicente de Santa

Data de apresentação: 2010

IMAGEaHR0cDovL3BtMS5uYXJ2aWkuY29tLzcyNjEvOGE0YzQwODBjZjE5ZDhjYTM0YTQ1NjJhNGU0NTNlZmNiNzMzNGE4ZXIxLTEyODAtNzIwdjJfdWhxLmpwZw==

Rockstar Games possui um bom histórico em romper tabus nos seus jogos. Em Red Dead Redemption isso não é diferente. Aqui conhecemos Vicente De Santa, capitão do exército mexicano, e Quique Montemayor, seu assistente, e os dois personagens não escondem o que sentem um pelo outro no decorrer do jogo.

Kung Jin

Data de apresentação: 2015

IMAGEaHR0cDovL21vcnRhbGtvbWJhdHdhcmVob3VzZS5jb20vbWt4L2t1bmdqaW4vYmlvMS5qcGc=

Muitos fãs especularam que Kung Jin seria homossexual devido a um diálogo entre ele e Raiden em Mortal KombatX, no qual o deus do trovão diz "Eles se preocupam apenas com o que está em seu coração. Não, quem deseja seu coração". Após isso, o diretor cinematográfico do jogo confirmou que o novo kombatente é de fato homossexual.

Erica Anderson

Data de apresentação: 2019

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMxLnRoZWdhbWVyaW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDcvQ2F0aGVyaW5lLUVyaWNhLTEtMS5qcGc=

O dificílimo jogo de puzzles Catherine: Full Body apresenta Erica como uma garçonete ensolarada no Stray Sheep, que mantém uma longa amizade com muitos dos outros personagens do jogo. Em um dos finais, é revelado que a personagem é transgênero.

Fonte: Advocate
el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.