O diretor criativo da Playground Games, Mike Brown, aproveitou a oportunidade oferecida pela entrevista com a Eurogamer para falar sobre o enorme potencial das ferramentas criativas que serão oferecidas aos jogadores de Forza Horizon 5 através do sistema EventLab.
Vislumbrado nos estágios finais do primeiro gameplay do Forza Horizon 5, o módulo EventLab permitirá que os fãs criem suas próprias atividades dentro do jogo com regras personalizadas e as compartilhe com todos os usuários online.
Comparado ao sistema semelhante proposto como conteúdo pós-lançamento do Forza Horizon 4, o Forza Horizon 5 EventLab promete ser significativamente mais avançado, conforme especificado pelo próprio Brown afirmando que:
“Na realidade, o sistema EventLab se aproveita de recursos de nossas ferramentas de programação interna.”
“Nós tivemos que pegar essas ferramentas, originalmente projetadas para o desenvolvimento do jogo, e torná-las adequadas para o uso de todos os nossos jogadores.”
O diretor da Playground então entra no aspecto técnico da funcionalidade do módulo EventLab, ressaltando que:
“É um sistema baseado em regras e parâmetros a serem configurados, tudo o que você verá na tela será o resultado dos parâmetros configurados.”
“No vídeo, por exemplo, mostramos como basta configurar um parâmetro simples para fazer os pinos somar 5.000 pontos na pontuação dos jogadores.”
“Mas você também pode atuar em aspectos individuais da jogabilidade, como as regras sobre o peso do seu carro ou a gravidade do mapa.”
Por último, Brown explica que a Playground Games terá o cuidado de promover os desafios mais interessantes de torcedor através de um mural específico de atividades de acesso rápido através das playlists dos desafios a serem realizados no Festival Horizon do México.
Forza Horizon 5 chegará ao mercado em 9 de Novembro de 2021 de forma exclusiva aos Xbox Series X|S, Xbox One e Windows 10. Estará disponível desde o seu Day-1 no Xbox Game Pass.