El Salvador torna-se o primeiro país a aceitar bitcoin como moeda legal

El Salvador torna-se o primeiro país a aceitar bitcoin como moeda legal

Após uma forte queda pelas críticas de Trump, moeda agora tem uma alta de 13%
#Mundo Publicado por KingsGoku, em

El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal depois que o Congresso aprovou a proposta do presidente Nayib Bukele de abraçar a criptomoeda.

Com 62 dos 84 votos possíveis, os legisladores votaram a favor do movimento para criar uma lei para adotar o bitcoin, apesar da preocupação com o impacto potencial no programa de El Salvador com o Fundo Monetário Internacional.

Bukele elogiou o uso do bitcoin por seu potencial para ajudar os salvadorenhos que vivem no exterior a enviar remessas de volta para casa, enquanto afirma que o dólar americano também continuará como moeda legal.

“Vai trazer inclusão financeira, investimentos, turismo, inovação e desenvolvimento econômico para o nosso país”, disse Bukele em um tuíte pouco antes da votação no Congresso, que é controlado por seu partido e aliados.

O uso do bitcoin será opcional para pessoas físicas e não trará riscos para os usuários, disse Bukele, com o governo garantindo a conversibilidade em dólares no momento da transação por meio de um fideicomisso criado no banco de desenvolvimento do país BANDESAL.

De acordo com a lei, o bitcoin deve ser aceito pelas empresas quando oferecido como pagamento por bens e serviços. As contribuições fiscais também podem ser pagas na criptomoeda.

Seu uso como moeda corrente terá início em 90 dias, com a cotação bitcoin-dólar definida pelo mercado.

Os defensores da criptomoeda saudaram o movimento como legitimando o ativo emergente, mas seu impacto na regulamentação, tributação ou adoção do bitcoin em outros países ainda está para ser visto.

Ainda assim, não houve sinais imediatos de que outros países seguiriam a adoção do bitcoin por El Salvador.

"Se isso se tornar o primeiro no que se torna uma tendência e depois em bolas de neve, ou se isso será um pontinho, só saberemos através da história", disse Brandon Thomas, sócio da firma de consultoria Grayline Group.

Analistas também disseram que a medida pode complicar as negociações com o FMI, onde El Salvador busca um programa de mais de US $ 1 bilhão.

O Bitcoin teve seu melhor dia em duas semanas, subindo até 6% para $ 35.200 ''13% até o momento desta publicação''.

"O mercado agora estará focado na adoção por meio de El Salvador e se outras nações o seguirão", disse Richard Galvin, do fundo de criptografia Digital Asset Capital Management. "Este pode ser um catalisador chave para o bitcoin nos próximos dois a três anos."

REMESSAS

As economias emergentes - onde a penetração dos bancos é muito menor do que nos países desenvolvidos e a dependência das transferências de dinheiro do exterior é muito maior - rapidamente se transformaram em criptomoedas.

Fora dos Estados Unidos, os países com os maiores volumes de produção e comercialização de criptografia são todos nações em desenvolvimento, de acordo com o BofA, incluindo China, Colômbia e Índia.

Mas o uso de moedas digitais em geral também pode representar riscos para as economias dolarizadas, que adotaram moedas estrangeiras como moeda de curso legal, como El Salvador, acrescentou.

A dolarização "é um grande problema para a estabilidade macro e financeira em muitos mercados emergentes e pode piorar se a digitalização facilitar o acesso a moedas estrangeiras", disse David Hauner, do BofA.

"A causa raiz da dolarização é a alta inflação local, que também pode piorar se as moedas digitais se mostrarem inflacionárias."

El Salvador depende muito do dinheiro enviado de volta por trabalhadores no exterior. Dados do Banco Mundial mostraram que as remessas para o país representaram quase US $ 6 bilhões ou cerca de um quinto do PIB em 2019, uma das taxas mais altas do mundo.

Não está claro qual a proporção das remessas enviadas para El Salvador na forma de bitcoin.

A criptomoeda oferece, em teoria, uma maneira rápida e barata de enviar dinheiro através das fronteiras sem depender de firmas de remessa normalmente usadas para essas transações.

Mas isso tem preocupado reguladores financeiros e legisladores, que alertam que o bitcoin facilita a lavagem de dinheiro e outros usos ilícitos.

Ainda assim, seu uso para remessas é irregular. A conversão de moedas locais de e para bitcoin geralmente depende de corretores informais, enquanto a negociação geralmente exige conhecimento técnico.

Bukele diz que cerca de 70% das pessoas em El Salvador não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais.

El Salvador promoverá treinamento e mecanismos para permitir o acesso às transações de bitcoin, disse a lei.

Fonte: Reuters
KingsGoku
KingsGoku

Um jogador que adora games de sobrevivência e construção

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,