Como surgiu a E3?

Como surgiu a E3?

A E3 tem um significado muito maior do que você pensa!
#Artigos Publicado por Nagash, em

A E3 foi criada na década de 90 com sua primeira aparição em 1995, e marcam presença tendo sedes em estados como California e Los Angeles. A razão para o surgimento tem baseado empresas do setor buscando mais espaço e visibilidade, um lugar próprio e definitivo que seria uma grande casa de shows onde todos poderiam se econtrar e conferir o que há de melhor e ela realmente vai provar para você nesse artigo que ela tem um significado muito mais profundo do que você pensa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBvc3RpbWcuY2Mvd2pRcjNGMFgvRTMtTG9nby5wbmc=

Como naquela época não tinham um evento próprio de games como a E3, as empresas de games tinham que dividir espaço com outras empresas do ramo eletrônico em geral, e isso até que por um tempo estava funcionando, tendo em vista que as empresas de games tinham seus "espaços" nas conferências da CES (Consumer Eletronics Show) e ECTS (European Computer Trade Show). Porém foi algo que não durou muito já que precisavam de mais visibilidade e espaço.

Os organizadores da CES, na época inclusive, colocaram a industria de vídeo games bem longe das atenções, e vale ressaltar que até mesmo a industria de video games passou por maus bocados, tendo em vista que colocaram os mesmos tão mas tão distantes que as pessoas na época tinham que passar pelas tendas pornográficas para encontra-los.

Tradução em português do antigo CEO da Sega América explicando um pouco das complicações na CES

Tom Kalinske, CEO da Sega America diz, "Os organizadores do CES costumavam atrapalhar a indústria de videogames. Em 1991, eles nos colocaram em uma barraca e você tinha que passar por todos os fornecedores de pornografia para nos achar.

A indústria de games então entendeu que precisava de um espaço próprio logo depois de não conseguirem a visibilidade e espaço que precisavam na Consumer Eletronics Show (CES), foi então que Pat Ferrell, criador da GamePro Magazine, que publicou diversas dicas e várias outras informações em suas revistas, pensou em realizar então um show dedicado para a indústria dos games.

Confira uma imagem da revista GamePro de informações e dicas

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBvc3RpbWcuY2MvM0pTNDdISG0vZ2FtZXByby5qcGc=

As empresas então tinham concordado em se apresentar na E3 até que os organizadores da Consumer Eletronics Show (CES) lançaram uma oferta de mais espaço e visibilidade na próxima conferência, o que então criaria conflito com o evento que já tinha sido planejado para a E3, e exigindo então que as empresas escolhessem entre as duas.

É de extrema importância ressaltar que grande maioria dos membros da IDSA/ESA (Entertainment Software Association) apoiavam a E3, enquanto a Microsoft e a Nintendo apoiavam a CES, mas mesmo assim, depois de exatos 3-4 meses, o CEO da Consumer Eletronics Show (CES) havia desistido e foi então que efetivamente a E3 tornou-se a principal feira para a indústria de videogame.

E para finalizar, nada mais gratificante do que ver a primeira E3 de 1995, compartilhada no Youtube

ZkM5WkpXSEZqaGM=

Nagash
Nagash #Mestreuia

Moderador de Comentários vivendo a vida em outro país.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque