As missões mais difíceis dos videogames

As missões mais difíceis dos videogames

Mesmo jogando no modo 'easy', você passará perrengue com elas.
#Games Publicado por el_asesino, em

É praticamente normal um jogo possuir umas missões mais difíceis que as outras, seja por elas exigirem que o jogador disponha de algum item especial para serem cumpridas ou um certo nível de habilidade que a maioria dos jogadores não possuem. Mas é algo que faz parte do progresso de qualquer gameplay.

Porém, algumas desenvolvedoras, sabe-se lá por qual motivo, ultrapassam o limite do bom senso e colocam os players em missões absurdamente complicadas. Às vezes é algo intencional, como uma forma de testar seus limites, outras, é culpa de um Level Design mal projetado.

Esta é uma lista bem diversificada, abrangendo jogos de diferentes temáticas e gerações, mas tem suas ressalvas. São jogos que apresentam missões ou níveis cuja dificuldade contrasta com as demais, mesmo no modo mais fácil. Ou seja, nada de Souls-Like (com exceção de um caso que figura nesta lista) e jogos pay-to-win (rsrs).

Vamos lá?

Through The Fire And Flames - Guitar Hero III: Legends Of Rock [PS2]

TzVDdGhQSlUyTjA=

Não dá pra negar que jogos como Guitar Hero entraram em decadência nos últimos anos. E também não dá pra negar que nos seus tempos áureos, os fãs do gênero foram presenteados com os melhores desafios rítmicos, e "Through the Fire and Flames" do Dragonforce é um deles. A música não é apenas a mais difícil da série Guitar Hero - é um rito de passagem para qualquer jogador que queira se considerar um verdadeiro especialista.

Com notas absurdamente rápidas que exigem os quatro braços do Goro e um timing perfeito, a maioria dos músicos nem consegue passar da introdução sem falhar. Pode ser mais fácil aprender a tocar uma guitarra de verdade do que tocar "Through the Fire and Flames" do início até o fim no jogo.

O próprio Mike Tyson - Mike Tyson's Punch-Out!! [NES]

dl9KUmtxUTJfM3M=

Para a surpresa de ninguém, o adversário mais forte em Mike Tyson's Punch-Out!!! é a lenda do boxe, Mike Tyson. O jogo apresenta boxeadores fictícios em vez de reais, mas Mike Tyson é a exceção extremamente desafiadora. Temos certeza de que nem o boxeador em pessoa conseguiria vencer a si mesmo nesse jogo.

O Tyson do jogo dá nocautes de um golpe na maior parte de sua luta, e "jabs relâmpago" excessivamente rápidos no meio dela. Seus ataques podem ser bloqueados, mas ainda causam danos massivos ao jogador. Não é impossível derrotar Tyson em seu próprio jogo, mas ainda assim esta é uma das lutas mais difíceis dos videogames.

Turbo Tunnel - Battletoads [NES]

b0Q5TWFydk96MVU=

Fato: Battletoads é um dos jogos mais difíceis de todos os tempos.

A reivindicação da fama do jogo é sua brutalidade. Boa parte do jogo, com um pouco de esforço, é possível completar sem criar qualquer trauma, porém Turbo Tunnel - o terceiro nível do jogo, veja bem - é o lar de um aumento irracional de dificuldade.

Ele começa com um segmento simples de beat-em-up, mas rapidamente segue um rumo que se torna hilariante e difícil. Toneladas de obstáculos se interpõem em seu caminho, e a direção é tão rápida que dificilmente há tempo para reagir a eles. É uma mera provocação de como Battletoads pode ficar difícil, mas também é o nível que provavelmente dissuade qualquer um de jogar mais.

Aztec - Goldeneye 007 [Nintendo 64]

NG5MZDREUlpXbjA=

Goldeneye é famoso pela sua importância na evolução dos FPS, mas não por sua extrema dificuldade. Somente quando os jogadores alcançam o nível secreto Aztec é que o verdadeiro desafio se apresenta. Estamos com 19 níveis no jogo aqui, então os jogadores devem estar um pouco preparados para enfrentá-lo quando chegarem lá. Bem... essa é a ideia.

O nível é um labirinto de corredores apertados com dezenas de inimigos em cada esquina. Se sua localização já não fosse ruim o suficiente, a maioria dos inimigos em Aztec aparentemente foram treinados pelos G.I. Joe e são duas vezes mais rápidos e precisos do que os frangalhos que James Bond enfrentou durante o resto do jogo. A única maneira de vencê-los é... bem... atirando neles. Boa sorte, agente.

Demolition Man - GTA Vice City [PC]

ZkRqc21XODFXRGs=

Os jogos da saga GTA não costumam apresentar missões muito difíceis de serem completadas mas quando apresentam até um veterano de Dark Souls sua frio pra concluir.

O objetivo de Demolition Man em tese é bem simples. Usando um mini-helicóptero, você deve plantar 4 bombas, uma de cada vez, em pontos específicos dentro de um prédio em construção. Mas, infelizmente, a prática passa longe da simplicidade da teoria. Isso porque o helicóptero, além de frágil, é péssimo de controlar, e conforme o jogador vai plantando as bombas surgirão cada vez mais NPCs para sabotar seu trabalho. Ah, e tudo isso tem que ser feito dentro de 7 minutos.

Jogadores da versão para console e smartphone de GTA Vice City sofreram nessa parte mas a dor deles não se compara com a de jogadores de PC como eu, que depois de 35 tentativas, 4 desistências e 1 teclado quebrado, descobri que precisava remapear alguns botões dentro do jogo para tornar a experiência com o helicóptero menos dolorosa.

A luta contra Sephiroth - Kingdom Hearts II [PS2]

a1Z5U2tvbXVqS2s=

Se você era uma criança quando Kingdom Hearts II foi lançado, então você sabe exatamente o quão desafiadora foi essa luta. Lutar contra Sephiroth é totalmente opcional, mas vencê-lo concede ao jogador uma das melhores armas do jogo.

O cabeludo é extremamente rápido e possui dezenas de ataques poderosos. Até mesmo seus golpes de espada padrão causam muitos danos. Ele também tem HP enorme, então até jogadores experientes devem se preparar para uma longa luta. Um deslize e a batalha terminará LITERALMENTE em segundos. É sério...

O tutorial Souls-like - Demon's Souls [PS3]

SktNWnRZZFdzTW8=

From Software não poderia ter apresentado forma melhor de mostrar o gênero Souls-like ao mundo gamer do que criar um "tutorial' ao melhor estilo Souls.

Os primeiros minutos de Demon's Souls são bastante tranquilos, servindo como um tutorial de fato. Mas como dizia o ditado "tudo que é bom dura pouco" e aqui a frase se encaixa perfeitamente. Não demora muito para o jogador novato esbarrar no primeiro boss do jogo, e aqui ele tem duas opções: fugir por um caminho alternativo dentro do cenário ou criar coragem (e paciência) para enfrentar um monstro absurdo de apelão usando somente o que obteve na criação de seu personagem.

Se existe tutorial melhor eu não conheço.

O tutorial de Driver - Driver [PS1]

OGlDUHpERWtrSUk=

Se Demon's Souls nos mostrou como se faz um tutorial, Driver segue a direção errada e nos mostra como NÃO se faz.

Aqui, o objetivo consiste em realizar 9 manobras de carro em até 2 minutos. Agora imagine uma pessoa que não tenha fluência em inglês em 99 tendo que fazer um Slalom pra concluir o tutorial. Que p**** é Slalom?!

Mas aí ela tenta de novo, consegue e... Game Over. Não completou a volta na garagem antes do tempo acabar. Tutorial do Driver = sofrimento.

Concorda com a lista? Acha que faltou mais algum item nela? Deixe seu comentário!

el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque